Significados da relação pobreza e escola pelas vozes dos professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53702 |
Resumo: | Orientadora : Profª Ms. Karina Falavinha |
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Machado, Jonas Bettero PereiraFalavinha, Karina, 1975-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-08-09T22:24:14Z2021-08-09T22:24:14Z2016https://hdl.handle.net/1884/53702Orientadora : Profª Ms. Karina FalavinhaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : A proposta deste artigo é analisar os significados da relação entre pobreza e educação escolar pelas vozes dos professores de uma escola pública do Município de Pinhais. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura apresentando, as concordâncias e discordâncias teóricas trazidas pelos autores, em especial as de Arroyo (2014), Pinzani & Rego (2014) e Lipina (2013), que embasam seus trabalhos acerca da pobreza. Em linhas gerais, a pobreza é um conceito multifacetado não podendo ser considerada somente pelo viés econômico, uma vez que pensar o não acesso a escola, por exemplo, também é um aspecto que deriva-se da pobreza, perpetuando-se e gerando exclusão social. No que tange às relações estabelecidas entre a pobreza e escola pode-se mencionar diversos aspectos entendidos pelos autores mencionados, bem como pelos professores pesquisados em campo, mediante a análise de questionários distribuídos a estes. Para os autores, a relação escola e pobreza possuem certos determinantes que remetem ao fracasso dos educandos pobres: a falta de qualidade da educação pública brasileira, o currículo escolar que pouco prioriza e trabalha a questão da pobreza, a desnutrição que é uma das facetas mais cruéis da pobreza, a falta de disponibilidade de materiais de leitura, a falta de acesso aos recursos tecnológicos, à necessidade de abandonar os estudos para trabalhar e contribuir com a renda familiar, falta de tempo dos educandos por ter que trabalhar e local apropriado para estudar nas suas residências. Quanto aos significados atribuídos pelos professores acerca da referida relação, estes desconsideram que a escola e o corpo docente podem estar sendo omissos no apoio e ou ineficientes na educação dos estudantes pobres. A escola e os docentes estão fazendo tudo o que podem para resgatar e ensinar estes educandos. Porém, sentem-se impotentes diante das demandas sociais, familiares e econômicas dos estudantes. De acordo com os professores, a escola sente-se impotente e percebem a sensação de abandono pelo poder público, órgãos e instituições que deveriam auxiliar a escola nestas questões. Desse modo, impera a ineficácia e ineficiência escolar e infelizmente ainda é a escola unicamente culpabilizada pela falha da família, do estado e da sociedade.1 arquivo (23 p.).application/pdfPobrezaEducação inclusivaProfessores - EducaçãoSignificados da relação pobreza e escola pelas vozes dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - JONAS BETTERO PEREIRA MACHADO.pdfapplication/pdf805209https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53702/1/R%20-%20E%20-%20JONAS%20BETTERO%20PEREIRA%20MACHADO.pdf9c01965082247738df2e7300dd0b9673MD51open access1884/537022021-08-09 19:24:15.057open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53702Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-09T22:24:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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