A motivação do adolescente na aprendizagem musical sob a ótica do professor de instrumento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Safraider, Gabriela Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/76354
Resumo: Orientadora: Profª Drª Rosane Cardoso de Araújo
id UFPR_573bef4e11d80232b99d19e79398c08a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/76354
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Safraider, Gabriela SilvaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaAraújo, Rosane Cardoso de, 1968-2022-07-04T12:52:37Z2022-07-04T12:52:37Z2022https://hdl.handle.net/1884/76354Orientadora: Profª Drª Rosane Cardoso de AraújoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 11/03/2022Inclui referênciasResumo: A motivação dos alunos de música tem sido uma questão pertinente e alguns estudos têm sido desenvolvidos com o objetivo de auxiliar a prática musical dos adolescentes e trazer novas estratégias motivacionais. Na prática em sala de aula é possível observar que os alunos adolescentes exigem atenção e dedicação especial dos professores para que se mantenham motivados no estudo instrumental diário. As muitas transformações psicológicas, físicas e sociais que surgem nessa faixa etária podem fazer com que o indivíduo passe a duvidar de suas habilidades e a não enxergar a possibilidade de desenvolvimento através da prática. Dessa forma, o professor de instrumento tem papel relevante na manutenção da motivação desses alunos, em especial. A partir de referenciais como Edward L. Deci e Richard M. Ryan com a Teoria das Necessidades Psicológicas Básicas, esta pesquisa aponta para a necessidade de mapear os comportamentos e estratégias do professor nas aulas de música e elucidar seu cometimento frente às Necessidades Psicológicas Básicas dos alunos adolescentes. O objetivo geral deste estudo, portanto, foi conhecer as crenças, opiniões e atitudes dos professores de instrumento sobre as Necessidades Psicológicas Básicas, no contexto da promoção da motivação dos alunos adolescentes para aprender música. Para alcançar este objetivo a metodologia utilizada foi o Estudo de Levantamento (survey) e os dados foram colhidos por meio de um questionário. Os resultados obtidos trazem considerações para os professores de música sobre o planejamento e a condução das aulas para ampliar a motivação dos adolescentes. Também é constatado, por meio dos resultados, que uma boa regulação da motivação é capaz de permitir aprendizagem e rendimentos mais eficazes.Abstract: Music student’s motivation has been a relevant question and some studies have been developed with the objective to assist adolescents’ musical practice and bring new motivational strategies. In classroom practice it is possible to observe that adolescents students demand special attention and dedication from teachers to keep motivated at daily musical study. The many transformations, as psychology, physical and social, that appears in this age group can make the individuals start doubting about their abilities and not seeing the possibility of development through the practice. Thus, the musical instrument teacher has a relevant role in maintaining these students’ motivation, in particular. From references as Edward L. Deci and Richard M. Ryan with their Basic Psychological Needs Theory, this research leads to the necessity of mapping the teacher’s behaviors and strategies in music classes and clarify their commitment to the adolescents students’ Basic Psychological Needs. The general objective of this study was, therefore, meet the instrument teachers’ beliefs, opinions and attitudes about Basic Psychological Needs, in the context of promoting adolescents students’ motivation to learn music. To reach this objective the used methodology was survey study and the data was collected through a questionnaire. The obtained results bring considerations for music teachers when it comes to planning and driving classes, that can, therefore, enlarge adolescent’s motivation. It is proven, through the results, that a good regulation of motivation is able to allow more effective learning and performance.1 recurso online : PDF.application/pdfMúsica - Estudo e ensinoEducaçao musicalProfessores de musicaInstrumentos musicaisAdolescentesMúsicaA motivação do adolescente na aprendizagem musical sob a ótica do professor de instrumentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GABRIELA SILVA SAFRAIDER.pdfapplication/pdf2367294https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76354/1/R%20-%20D%20-%20GABRIELA%20SILVA%20SAFRAIDER.pdf8fbd1b9dee6e25414b43b196b07d6d87MD51open access1884/763542022-07-04 09:52:37.181open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76354Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-04T12:52:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A motivação do adolescente na aprendizagem musical sob a ótica do professor de instrumento
title A motivação do adolescente na aprendizagem musical sob a ótica do professor de instrumento
spellingShingle A motivação do adolescente na aprendizagem musical sob a ótica do professor de instrumento
Safraider, Gabriela Silva
Música - Estudo e ensino
Educaçao musical
Professores de musica
Instrumentos musicais
Adolescentes
Música
title_short A motivação do adolescente na aprendizagem musical sob a ótica do professor de instrumento
title_full A motivação do adolescente na aprendizagem musical sob a ótica do professor de instrumento
title_fullStr A motivação do adolescente na aprendizagem musical sob a ótica do professor de instrumento
title_full_unstemmed A motivação do adolescente na aprendizagem musical sob a ótica do professor de instrumento
title_sort A motivação do adolescente na aprendizagem musical sob a ótica do professor de instrumento
author Safraider, Gabriela Silva
author_facet Safraider, Gabriela Silva
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.author.fl_str_mv Safraider, Gabriela Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Rosane Cardoso de, 1968-
contributor_str_mv Araújo, Rosane Cardoso de, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Música - Estudo e ensino
Educaçao musical
Professores de musica
Instrumentos musicais
Adolescentes
Música
topic Música - Estudo e ensino
Educaçao musical
Professores de musica
Instrumentos musicais
Adolescentes
Música
description Orientadora: Profª Drª Rosane Cardoso de Araújo
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-04T12:52:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-04T12:52:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/76354
url https://hdl.handle.net/1884/76354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76354/1/R%20-%20D%20-%20GABRIELA%20SILVA%20SAFRAIDER.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8fbd1b9dee6e25414b43b196b07d6d87
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860655991488512