A motivação do adolescente na aprendizagem musical sob a ótica do professor de instrumento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/76354 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Rosane Cardoso de Araújo |
id |
UFPR_573bef4e11d80232b99d19e79398c08a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/76354 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Safraider, Gabriela SilvaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaAraújo, Rosane Cardoso de, 1968-2022-07-04T12:52:37Z2022-07-04T12:52:37Z2022https://hdl.handle.net/1884/76354Orientadora: Profª Drª Rosane Cardoso de AraújoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 11/03/2022Inclui referênciasResumo: A motivação dos alunos de música tem sido uma questão pertinente e alguns estudos têm sido desenvolvidos com o objetivo de auxiliar a prática musical dos adolescentes e trazer novas estratégias motivacionais. Na prática em sala de aula é possível observar que os alunos adolescentes exigem atenção e dedicação especial dos professores para que se mantenham motivados no estudo instrumental diário. As muitas transformações psicológicas, físicas e sociais que surgem nessa faixa etária podem fazer com que o indivíduo passe a duvidar de suas habilidades e a não enxergar a possibilidade de desenvolvimento através da prática. Dessa forma, o professor de instrumento tem papel relevante na manutenção da motivação desses alunos, em especial. A partir de referenciais como Edward L. Deci e Richard M. Ryan com a Teoria das Necessidades Psicológicas Básicas, esta pesquisa aponta para a necessidade de mapear os comportamentos e estratégias do professor nas aulas de música e elucidar seu cometimento frente às Necessidades Psicológicas Básicas dos alunos adolescentes. O objetivo geral deste estudo, portanto, foi conhecer as crenças, opiniões e atitudes dos professores de instrumento sobre as Necessidades Psicológicas Básicas, no contexto da promoção da motivação dos alunos adolescentes para aprender música. Para alcançar este objetivo a metodologia utilizada foi o Estudo de Levantamento (survey) e os dados foram colhidos por meio de um questionário. Os resultados obtidos trazem considerações para os professores de música sobre o planejamento e a condução das aulas para ampliar a motivação dos adolescentes. Também é constatado, por meio dos resultados, que uma boa regulação da motivação é capaz de permitir aprendizagem e rendimentos mais eficazes.Abstract: Music student’s motivation has been a relevant question and some studies have been developed with the objective to assist adolescents’ musical practice and bring new motivational strategies. In classroom practice it is possible to observe that adolescents students demand special attention and dedication from teachers to keep motivated at daily musical study. The many transformations, as psychology, physical and social, that appears in this age group can make the individuals start doubting about their abilities and not seeing the possibility of development through the practice. Thus, the musical instrument teacher has a relevant role in maintaining these students’ motivation, in particular. From references as Edward L. Deci and Richard M. Ryan with their Basic Psychological Needs Theory, this research leads to the necessity of mapping the teacher’s behaviors and strategies in music classes and clarify their commitment to the adolescents students’ Basic Psychological Needs. The general objective of this study was, therefore, meet the instrument teachers’ beliefs, opinions and attitudes about Basic Psychological Needs, in the context of promoting adolescents students’ motivation to learn music. To reach this objective the used methodology was survey study and the data was collected through a questionnaire. The obtained results bring considerations for music teachers when it comes to planning and driving classes, that can, therefore, enlarge adolescent’s motivation. It is proven, through the results, that a good regulation of motivation is able to allow more effective learning and performance.1 recurso online : PDF.application/pdfMúsica - Estudo e ensinoEducaçao musicalProfessores de musicaInstrumentos musicaisAdolescentesMúsicaA motivação do adolescente na aprendizagem musical sob a ótica do professor de instrumentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GABRIELA SILVA SAFRAIDER.pdfapplication/pdf2367294https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76354/1/R%20-%20D%20-%20GABRIELA%20SILVA%20SAFRAIDER.pdf8fbd1b9dee6e25414b43b196b07d6d87MD51open access1884/763542022-07-04 09:52:37.181open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76354Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-04T12:52:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A motivação do adolescente na aprendizagem musical sob a ótica do professor de instrumento |
title |
A motivação do adolescente na aprendizagem musical sob a ótica do professor de instrumento |
spellingShingle |
A motivação do adolescente na aprendizagem musical sob a ótica do professor de instrumento Safraider, Gabriela Silva Música - Estudo e ensino Educaçao musical Professores de musica Instrumentos musicais Adolescentes Música |
title_short |
A motivação do adolescente na aprendizagem musical sob a ótica do professor de instrumento |
title_full |
A motivação do adolescente na aprendizagem musical sob a ótica do professor de instrumento |
title_fullStr |
A motivação do adolescente na aprendizagem musical sob a ótica do professor de instrumento |
title_full_unstemmed |
A motivação do adolescente na aprendizagem musical sob a ótica do professor de instrumento |
title_sort |
A motivação do adolescente na aprendizagem musical sob a ótica do professor de instrumento |
author |
Safraider, Gabriela Silva |
author_facet |
Safraider, Gabriela Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Safraider, Gabriela Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araújo, Rosane Cardoso de, 1968- |
contributor_str_mv |
Araújo, Rosane Cardoso de, 1968- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música - Estudo e ensino Educaçao musical Professores de musica Instrumentos musicais Adolescentes Música |
topic |
Música - Estudo e ensino Educaçao musical Professores de musica Instrumentos musicais Adolescentes Música |
description |
Orientadora: Profª Drª Rosane Cardoso de Araújo |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-04T12:52:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-04T12:52:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/76354 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/76354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76354/1/R%20-%20D%20-%20GABRIELA%20SILVA%20SAFRAIDER.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8fbd1b9dee6e25414b43b196b07d6d87 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860655991488512 |