História de vida de uma psicóloga e professora surda : mediações desconstruções e construções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/37240 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Maria Augusta Bolsanello |
id |
UFPR_5883d53e9984184f890704d0871889d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/37240 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Maestri, Rita de CássiaBolsanello, Maria AugustaMindal, Clara BrenerUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-06T19:09:44Z2020-10-06T19:09:44Z2014https://hdl.handle.net/1884/37240Orientadora: Profª Drª Maria Augusta BolsanelloOrientadora: Profª Drª Clara Brener MindalDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/05/2012Inclui referênciasResumo: Esta pesquisa surgiu a partir de minhas experiências acadêmicas e profissionais como psicóloga e professora surda. Utilizei a metodologia de História de Vida, baseada em Josso, onde a narrativa escrita tem o papel de desvelar a singularidade da vida dos sujeitos, a sabedoria de vida. Os objetivos foram: - investigar, por meio da metodologia de História de Vida, a trajetória educacional e profissional da própria pesquisadora e verificar que experiências e desafios influenciaram essa trajetória; - identificar, analisar e compreender as experiências e desafios da vida educacional e profissional de uma pessoa surda; - contribuir para a formação/autoformação da pesquisadora e também para a formação de profissionais surdos e outros profissionais que atuem com sujeitos surdos. Para alcançar estes objetivos foi feita uma narrativa minuciosa a respeito dos fatos mais relevantes, desde a infância até a vida adulta, a perda da audição e as mudanças no rumo da minha vida. Também relato como foram minhas experiências profissionais e acadêmicas. Esse processo narrativo me fez refletir e questionar meu próprio percurso de formação. Assim, as contribuições para minha autoformação foram imensas: o fortalecimento da minha identidade surda, a conscientização profissional, como psicóloga e professora, e o engajamento em um processo de conhecimento e aprendizagem. Neste aspecto, as mediações realizadas por minha família tiveram um papel fundamental na construção do meu desenvolvimento cognitivo e afetivo. Ao longo da pesquisa desconstruí e reconstruí fatos da minha história de vida. Foi necessário ressignificar o papel da Língua de Sinais e da língua oral, a minha condição de ser uma surda bilíngue e, também, construir um novo olhar a respeito da minha subjetividade e alteridade. Quanto à formação de profissionais surdos, minha investigação pode contribuir no sentido de possibilitar a superação do senso comum e evidenciar o papel da aprendizagem no trabalho e a importância do conhecimento que leva à autonomia. Pode, ainda, servir de referência para o envolvimento com os movimentos sociais, as associações de surdos e com a comunidade surda, e na busca pelo conhecimento a respeito das políticas públicas educacionais e da educação bilíngue de surdos; nas mediações realizadas por outros profissionais e professores em todos os níveis de ensino, da educação infantil à pós-graduação. A respeito das contribuições para outros profissionais, a pesquisa aponta para a importância de se conhecer a cultura e a identidade surdas, a Língua de Sinais e de se acreditar no potencial de aprendizagem dos surdos. Palavras-chave: História de vida; Sujeitos Surdos; Psicologia; Mediação.Abstract: This research came from my academic and professional experiences as psychologist and deaf teacher. I used the methodology of life history, based in Josso where the written narrative has the role to reveal the uniqueness of life of the subjects, the wisdom of life. The objectives were to: - investigate, through the methodology of life history, the educational and professional path of the researcher and verify that experiences and challenges influenced this trajectory; - identify, analyze and understand the experiences and challenges of educational and professional life of a deaf person; - contribute to the formation / self-training of the researcher and also for the training of deaf professionals and other professionals that work with deaf people. To achieve these goals was made a detailed narrative about the most important events, from childhood to adult life, hearing loss and the changes in my life direction. Also reported my professional and academic experiences. This narrative process made me reflect and question my own training path. Thus, contributions to my self-training were enormous: my deaf identity strengthening, professional awareness, as a psychologist and teacher, and the engagement in a process of knowledge and learning. In this aspect, the mediations conducted by my family played a crucial role in the construction of my cognitive and affective development. During the research I deconstruct and reconstruct the facts of my life story. It was necessary to reframe the sign and oral language role, my bilingual deaf condition and also build a new look about my subjectivity and otherness. Regarding the training of deaf professionals, my research can contribute to possibility the overcoming of common sense and to evidence the role of learning in the workplace and the importance of knowledge that leads to autonomy. In addition, it can also serve as a reference for the involvement with the social movements, the deaf associations and the deaf community, and the knowledge demand about educational policies, and deaf bilingual education; on in mediations conducted by other professionals and teachers in all levels of education, from early childhood education to postgraduate. About contributions to other professionals, research points to the importance of understanding the culture and the deaf identity, sign language and to believe in the learning potential of the deaf. Keywords: Life of history; Deaf persons; Psychology; Mediation.216 f. : il. algumas color., retrs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoSurdos - EducaçãoAutobiografia - EducadoresFormação de professoresHistória de vida de uma psicóloga e professora surda : mediações desconstruções e construçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - RITA DE CASSIA MAESTRI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1141https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37240/1/R%20-%20D%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20MAESTRI.pdf.jpg6381fbdd6a0b90a537ab859585bc1d20MD51open accessTEXTR - D - RITA DE CASSIA MAESTRI.pdf.txtExtracted Texttext/plain396653https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37240/2/R%20-%20D%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20MAESTRI.pdf.txtb0c1abf5bfa54f7f4e2155d51eeda122MD52open accessORIGINALR - D - RITA DE CASSIA MAESTRI.pdfapplication/pdf15466849https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37240/3/R%20-%20D%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20MAESTRI.pdf34c2736fe8b52a89a50d659c59f42e4aMD53open access1884/372402020-10-06 16:09:44.526open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/37240Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-06T19:09:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
História de vida de uma psicóloga e professora surda : mediações desconstruções e construções |
title |
História de vida de uma psicóloga e professora surda : mediações desconstruções e construções |
spellingShingle |
História de vida de uma psicóloga e professora surda : mediações desconstruções e construções Maestri, Rita de Cássia Educação Surdos - Educação Autobiografia - Educadores Formação de professores |
title_short |
História de vida de uma psicóloga e professora surda : mediações desconstruções e construções |
title_full |
História de vida de uma psicóloga e professora surda : mediações desconstruções e construções |
title_fullStr |
História de vida de uma psicóloga e professora surda : mediações desconstruções e construções |
title_full_unstemmed |
História de vida de uma psicóloga e professora surda : mediações desconstruções e construções |
title_sort |
História de vida de uma psicóloga e professora surda : mediações desconstruções e construções |
author |
Maestri, Rita de Cássia |
author_facet |
Maestri, Rita de Cássia |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Bolsanello, Maria Augusta Mindal, Clara Brener Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maestri, Rita de Cássia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Surdos - Educação Autobiografia - Educadores Formação de professores |
topic |
Educação Surdos - Educação Autobiografia - Educadores Formação de professores |
description |
Orientadora: Profª Drª Maria Augusta Bolsanello |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-06T19:09:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-10-06T19:09:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/37240 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/37240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
216 f. : il. algumas color., retrs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37240/1/R%20-%20D%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20MAESTRI.pdf.jpg https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37240/2/R%20-%20D%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20MAESTRI.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37240/3/R%20-%20D%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20MAESTRI.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6381fbdd6a0b90a537ab859585bc1d20 b0c1abf5bfa54f7f4e2155d51eeda122 34c2736fe8b52a89a50d659c59f42e4a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898883748593664 |