História de vida de uma psicóloga e professora surda : mediações desconstruções e construções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maestri, Rita de Cássia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/37240
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Augusta Bolsanello
id UFPR_5883d53e9984184f890704d0871889d6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/37240
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Maestri, Rita de CássiaBolsanello, Maria AugustaMindal, Clara BrenerUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-06T19:09:44Z2020-10-06T19:09:44Z2014https://hdl.handle.net/1884/37240Orientadora: Profª Drª Maria Augusta BolsanelloOrientadora: Profª Drª Clara Brener MindalDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/05/2012Inclui referênciasResumo: Esta pesquisa surgiu a partir de minhas experiências acadêmicas e profissionais como psicóloga e professora surda. Utilizei a metodologia de História de Vida, baseada em Josso, onde a narrativa escrita tem o papel de desvelar a singularidade da vida dos sujeitos, a sabedoria de vida. Os objetivos foram: - investigar, por meio da metodologia de História de Vida, a trajetória educacional e profissional da própria pesquisadora e verificar que experiências e desafios influenciaram essa trajetória; - identificar, analisar e compreender as experiências e desafios da vida educacional e profissional de uma pessoa surda; - contribuir para a formação/autoformação da pesquisadora e também para a formação de profissionais surdos e outros profissionais que atuem com sujeitos surdos. Para alcançar estes objetivos foi feita uma narrativa minuciosa a respeito dos fatos mais relevantes, desde a infância até a vida adulta, a perda da audição e as mudanças no rumo da minha vida. Também relato como foram minhas experiências profissionais e acadêmicas. Esse processo narrativo me fez refletir e questionar meu próprio percurso de formação. Assim, as contribuições para minha autoformação foram imensas: o fortalecimento da minha identidade surda, a conscientização profissional, como psicóloga e professora, e o engajamento em um processo de conhecimento e aprendizagem. Neste aspecto, as mediações realizadas por minha família tiveram um papel fundamental na construção do meu desenvolvimento cognitivo e afetivo. Ao longo da pesquisa desconstruí e reconstruí fatos da minha história de vida. Foi necessário ressignificar o papel da Língua de Sinais e da língua oral, a minha condição de ser uma surda bilíngue e, também, construir um novo olhar a respeito da minha subjetividade e alteridade. Quanto à formação de profissionais surdos, minha investigação pode contribuir no sentido de possibilitar a superação do senso comum e evidenciar o papel da aprendizagem no trabalho e a importância do conhecimento que leva à autonomia. Pode, ainda, servir de referência para o envolvimento com os movimentos sociais, as associações de surdos e com a comunidade surda, e na busca pelo conhecimento a respeito das políticas públicas educacionais e da educação bilíngue de surdos; nas mediações realizadas por outros profissionais e professores em todos os níveis de ensino, da educação infantil à pós-graduação. A respeito das contribuições para outros profissionais, a pesquisa aponta para a importância de se conhecer a cultura e a identidade surdas, a Língua de Sinais e de se acreditar no potencial de aprendizagem dos surdos. Palavras-chave: História de vida; Sujeitos Surdos; Psicologia; Mediação.Abstract: This research came from my academic and professional experiences as psychologist and deaf teacher. I used the methodology of life history, based in Josso where the written narrative has the role to reveal the uniqueness of life of the subjects, the wisdom of life. The objectives were to: - investigate, through the methodology of life history, the educational and professional path of the researcher and verify that experiences and challenges influenced this trajectory; - identify, analyze and understand the experiences and challenges of educational and professional life of a deaf person; - contribute to the formation / self-training of the researcher and also for the training of deaf professionals and other professionals that work with deaf people. To achieve these goals was made a detailed narrative about the most important events, from childhood to adult life, hearing loss and the changes in my life direction. Also reported my professional and academic experiences. This narrative process made me reflect and question my own training path. Thus, contributions to my self-training were enormous: my deaf identity strengthening, professional awareness, as a psychologist and teacher, and the engagement in a process of knowledge and learning. In this aspect, the mediations conducted by my family played a crucial role in the construction of my cognitive and affective development. During the research I deconstruct and reconstruct the facts of my life story. It was necessary to reframe the sign and oral language role, my bilingual deaf condition and also build a new look about my subjectivity and otherness. Regarding the training of deaf professionals, my research can contribute to possibility the overcoming of common sense and to evidence the role of learning in the workplace and the importance of knowledge that leads to autonomy. In addition, it can also serve as a reference for the involvement with the social movements, the deaf associations and the deaf community, and the knowledge demand about educational policies, and deaf bilingual education; on in mediations conducted by other professionals and teachers in all levels of education, from early childhood education to postgraduate. About contributions to other professionals, research points to the importance of understanding the culture and the deaf identity, sign language and to believe in the learning potential of the deaf. Keywords: Life of history; Deaf persons; Psychology; Mediation.216 f. : il. algumas color., retrs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoSurdos - EducaçãoAutobiografia - EducadoresFormação de professoresHistória de vida de uma psicóloga e professora surda : mediações desconstruções e construçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - RITA DE CASSIA MAESTRI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1141https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37240/1/R%20-%20D%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20MAESTRI.pdf.jpg6381fbdd6a0b90a537ab859585bc1d20MD51open accessTEXTR - D - RITA DE CASSIA MAESTRI.pdf.txtExtracted Texttext/plain396653https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37240/2/R%20-%20D%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20MAESTRI.pdf.txtb0c1abf5bfa54f7f4e2155d51eeda122MD52open accessORIGINALR - D - RITA DE CASSIA MAESTRI.pdfapplication/pdf15466849https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37240/3/R%20-%20D%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20MAESTRI.pdf34c2736fe8b52a89a50d659c59f42e4aMD53open access1884/372402020-10-06 16:09:44.526open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/37240Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-06T19:09:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv História de vida de uma psicóloga e professora surda : mediações desconstruções e construções
title História de vida de uma psicóloga e professora surda : mediações desconstruções e construções
spellingShingle História de vida de uma psicóloga e professora surda : mediações desconstruções e construções
Maestri, Rita de Cássia
Educação
Surdos - Educação
Autobiografia - Educadores
Formação de professores
title_short História de vida de uma psicóloga e professora surda : mediações desconstruções e construções
title_full História de vida de uma psicóloga e professora surda : mediações desconstruções e construções
title_fullStr História de vida de uma psicóloga e professora surda : mediações desconstruções e construções
title_full_unstemmed História de vida de uma psicóloga e professora surda : mediações desconstruções e construções
title_sort História de vida de uma psicóloga e professora surda : mediações desconstruções e construções
author Maestri, Rita de Cássia
author_facet Maestri, Rita de Cássia
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bolsanello, Maria Augusta
Mindal, Clara Brener
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Maestri, Rita de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Surdos - Educação
Autobiografia - Educadores
Formação de professores
topic Educação
Surdos - Educação
Autobiografia - Educadores
Formação de professores
description Orientadora: Profª Drª Maria Augusta Bolsanello
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-06T19:09:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-06T19:09:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/37240
url https://hdl.handle.net/1884/37240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 216 f. : il. algumas color., retrs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37240/1/R%20-%20D%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20MAESTRI.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37240/2/R%20-%20D%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20MAESTRI.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37240/3/R%20-%20D%20-%20RITA%20DE%20CASSIA%20MAESTRI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6381fbdd6a0b90a537ab859585bc1d20
b0c1abf5bfa54f7f4e2155d51eeda122
34c2736fe8b52a89a50d659c59f42e4a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898883748593664