Do jogo didático ao jogo didático surdo no contexto da educação bilíngue: o encontro com a cultura surda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lohn, Juliana Tasca
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169582
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.
id UFSC_6b32cec4aa35bdde6dc407346af75f24
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169582
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaLohn, Juliana TascaTramonte, CristianaPerlin, Gladis2016-10-19T13:12:32Z2016-10-19T13:12:32Z2015339602https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169582Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.Esta dissertação quer identificar as práticas dos professores surdos, especificamente quanto aos jogos didáticos usados por eles com os estudantes surdos. Ela parte das questões em que os símbolos culturais são significados e ressignificados continuadamente, num processo sem fim, o que conforme esta afirmação de Stuart Hall (2003) é possível e se aproxima da perspectiva de Tizuko Kishimoto (2011) em que os jogos se tornam o eixo didático específico, para a aquisição de informações pelos estudantes. Os professores surdos assumiram esta teoria e mediante criação, adaptação e tradução, produziram jogos didáticos surdos para a educação bilíngue. O problema tratado tem por objetivo identificar os jogos didáticos com que os professores surdos subsidiam a educação bilíngue. A metodologia se desenvolve no mapeamento com base no uso das narrativas destes professores surdos sobre suas experiências de criação, tradução e adaptação de jogos, bem como a aplicação dos mesmos aos estudantes surdos. Esta atividade dos professores surdos em educação bilíngue fez surgir os jogos didáticos surdos, assim identificados por conterem significados culturais. Estes jogos didáticos surdos se mostram dinâmicos, seja no ensino de Língua de Sinais, Português escrito ou outras disciplinas. E tornam o ensino bilíngue simples, alegre, convidativo e chamativo, como atestam as narrativas dos professores entrevistados.<br>Abstract : This thesis wants to identify the practices of deaf teachers, specifically as to educational games used by them with deaf students. It part of the questions wherein the cultural symbols are signified and resignified continuously in an endless process which according to this statement of Stuart Hall (2003) is possible and approach the prospect of Tizuko Kishimoto (2011) in which the games become the specific didactic axis for the acquisition of information by students. The deaf teachers took this theory and upon the establishment, adaptation and translation, produced didactic deaf games to the bilingual education. The treaty issue aims to identify the educational games with that the deaf teachers subsidize the bilingual education. The methodology is developed in the mapping based on the use of the narratives of deaf teachers about their experiences of games creation, translation and adaptation as well as the games application to the deaf students. This activity of the deaf teachers in bilingual education originated the deaf educational games, identified in this way because they contain cultural meanings. These deaf educational games are dynamic in teaching sign language, Portuguese writing or other disciplines. And make the bilingual education, simple, joyful, attractive and interestingly as evidenced by the narratives of the interviewed teachers.197 p.| il.porEducaçãoSurdosEducaçãoJogos educativosProfessores surdosEducação bilíngüeDo jogo didático ao jogo didático surdo no contexto da educação bilíngue: o encontro com a cultura surdainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL339602.pdfapplication/pdf7945781https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/169582/1/339602.pdfd98efb051b69acc8c3de7e809ffe568aMD51123456789/1695822016-10-19 11:12:32.341oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169582Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T13:12:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do jogo didático ao jogo didático surdo no contexto da educação bilíngue: o encontro com a cultura surda
title Do jogo didático ao jogo didático surdo no contexto da educação bilíngue: o encontro com a cultura surda
spellingShingle Do jogo didático ao jogo didático surdo no contexto da educação bilíngue: o encontro com a cultura surda
Lohn, Juliana Tasca
Educação
Surdos
Educação
Jogos educativos
Professores surdos
Educação bilíngüe
title_short Do jogo didático ao jogo didático surdo no contexto da educação bilíngue: o encontro com a cultura surda
title_full Do jogo didático ao jogo didático surdo no contexto da educação bilíngue: o encontro com a cultura surda
title_fullStr Do jogo didático ao jogo didático surdo no contexto da educação bilíngue: o encontro com a cultura surda
title_full_unstemmed Do jogo didático ao jogo didático surdo no contexto da educação bilíngue: o encontro com a cultura surda
title_sort Do jogo didático ao jogo didático surdo no contexto da educação bilíngue: o encontro com a cultura surda
author Lohn, Juliana Tasca
author_facet Lohn, Juliana Tasca
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lohn, Juliana Tasca
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tramonte, Cristiana
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Perlin, Gladis
contributor_str_mv Tramonte, Cristiana
Perlin, Gladis
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Surdos
Educação
Jogos educativos
Professores surdos
Educação bilíngüe
topic Educação
Surdos
Educação
Jogos educativos
Professores surdos
Educação bilíngüe
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-19T13:12:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-10-19T13:12:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169582
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 339602
identifier_str_mv 339602
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 197 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/169582/1/339602.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d98efb051b69acc8c3de7e809ffe568a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805461211807744