O ensino de funções na lousa digital a partir do uso de um objeto de aprendizagem construído com vídeos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cappelin, Alcione
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/41864
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
id UFPR_58984d0b7a61e01976444ec1ef93b36f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41864
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaKalinke, Marco AurélioCappelin, Alcione2024-04-19T19:01:02Z2024-04-19T19:01:02Z2015https://hdl.handle.net/1884/41864Orientador : Prof. Dr. Marco Aurélio KalinkeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 04/12/2015Inclui referências : f. 136-143Resumo: As constantes inovações tecnológicas trouxeram para a sala de aula mais uma ferramenta de auxílio ao professor: a lousa digital (LD), e para conseguir atingir suas maiores potencialidades os objetos de aprendizagem (OA) são utilizados como complemento. O objetivo desta pesquisa, que tem uma abordagem qualitativa, foi analisar uma proposta metodológica de ensino, vinculada à construção e aplicação de um objeto de aprendizagem na lousa digital, com base na teoria cognitiva de aprendizagem multimídia. Esse OA foi elaborado com recortes de vídeos e por meio de atividades desenvolvidas com os softwares GeoGebra e Hot Potatoes. A pesquisa contou com a participação de dez alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Padre Anchieta, do município de Salgado Filho, Paraná. Os alunos foram indicados por seus professores por apresentarem dificuldades com os conteúdos de função do primeiro e do segundo grau em sala de aula. Utilizou-se a lousa digital uBoard, que foi distribuída às escolas públicas estaduais pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional. Buscamos, a partir da análise das gravações realizadas durante a aplicação, apresentar quais as contribuições que esse OA proporcionou a esses alunos. Durante todo o desenvolvimento da pesquisa, observamos uma possível presença do coletivo pensante, formado por aluno-aluno, alunos-pesquisadora e aluno-máquina. Além disso, constatamos que esses coletivos desencadearam interações e interatividades que permitiram avanços significativos das atividades. Constatamos também que neste trabalho com o OA houve indícios de reorganização do pensamento, possibilitada pelos vídeos, pois os alunos apresentaram compreensões sobre os gráficos das funções em estudos, expressando as representações mentais compreendidas. Notamos uma certa dificuldade dos alunos em escrever na LD, mas eles alternavam entre as ferramentas do software com facilidade, destacando que os nativos digitais apresentam familiaridade com as tecnologias. Por fim, percebemos que alunos tiveram certa dificuldade com a utilização de alguns símbolos matemáticos durante as atividades, tendo sido necessárias intervenções da pesquisadora, o que representa indicativos da dificuldade apresentada ao estudarem esse conteúdo em sala de aula.Abstract: The constant technological innovations have brought to the classroom one more tool to help the teacher: the digital board (DB), and to achieve its hightest potential, learning objects (LO) are used as a complement. The aim of this study, which has a qualitative approach, was to analyze a methodological teaching proposal, linked to the construction and application of a learning object on the digital board, based on the cognitive theory of multimedia learning. This LO was designed with videos cutouts and through activities developed with GeoGebra and Hot Potatoes softwares. The research involved the participation of ten students of the second year of a high school called Padre Anchieta State School, in the municipality of Salgado Filho, Parana State, Brazil. The students were nominated by their teachers because they had difficulties with the contents function of the first and second degree in the classroom. A uBoard digital board, distributed to public schools by the National Educational Technology Program, was used. We seek, through the analysis of recordings made during the application of the activities, to present the contributions that the LO provided to the students.Throughout the development of this research, we could notice a possible presence of the collective thinking, formed by student-student, student-researcher and student-machine. In addition, we found out that this collective thinking triggered interactions and interactivity that enabled significant advances in the activities. We also noticed that in the work with the LO there was evidence of thought reorganization, which was possible by the use of videos, since the students showed understanding of the graphic functions in the studies, expressing mental representations. The students had difficulty in writing on the DB, but they alternated easily between the software tools, which emphasizes that digital natives have familiarity with the technologies. Finally, we realized that the students had some difficulties with the use of some mathematical symbols during the activities, which required the intervention of the researcher, which is an indicative of the difficulty presented by the study of this content in the classroom.147 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalMatemáticaObjetos de aprendizagemTecnologia educacionalSistemas de computação interativosO ensino de funções na lousa digital a partir do uso de um objeto de aprendizagem construído com vídeosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - ALCIONE CAPPELIN.pdf.txtExtracted Texttext/plain238924https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41864/1/R%20-%20D%20-%20ALCIONE%20CAPPELIN.pdf.txt86c252a5eda41450184186b5803b5838MD51open accessORIGINALR - D - ALCIONE CAPPELIN.pdfapplication/pdf3998315https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41864/2/R%20-%20D%20-%20ALCIONE%20CAPPELIN.pdf01a8aabbce7e62a8bf2df950a6631dc4MD52open accessTHUMBNAILR - D - ALCIONE CAPPELIN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41864/3/R%20-%20D%20-%20ALCIONE%20CAPPELIN.pdf.jpg4483e223a658f55121be513cedcab806MD53open access1884/418642024-04-19 16:01:02.782open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41864Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-19T19:01:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de funções na lousa digital a partir do uso de um objeto de aprendizagem construído com vídeos
title O ensino de funções na lousa digital a partir do uso de um objeto de aprendizagem construído com vídeos
spellingShingle O ensino de funções na lousa digital a partir do uso de um objeto de aprendizagem construído com vídeos
Cappelin, Alcione
Matemática
Objetos de aprendizagem
Tecnologia educacional
Sistemas de computação interativos
title_short O ensino de funções na lousa digital a partir do uso de um objeto de aprendizagem construído com vídeos
title_full O ensino de funções na lousa digital a partir do uso de um objeto de aprendizagem construído com vídeos
title_fullStr O ensino de funções na lousa digital a partir do uso de um objeto de aprendizagem construído com vídeos
title_full_unstemmed O ensino de funções na lousa digital a partir do uso de um objeto de aprendizagem construído com vídeos
title_sort O ensino de funções na lousa digital a partir do uso de um objeto de aprendizagem construído com vídeos
author Cappelin, Alcione
author_facet Cappelin, Alcione
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kalinke, Marco Aurélio
dc.contributor.author.fl_str_mv Cappelin, Alcione
contributor_str_mv Kalinke, Marco Aurélio
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Objetos de aprendizagem
Tecnologia educacional
Sistemas de computação interativos
topic Matemática
Objetos de aprendizagem
Tecnologia educacional
Sistemas de computação interativos
description Orientador : Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-19T19:01:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-19T19:01:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/41864
url https://hdl.handle.net/1884/41864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 147 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41864/1/R%20-%20D%20-%20ALCIONE%20CAPPELIN.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41864/2/R%20-%20D%20-%20ALCIONE%20CAPPELIN.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41864/3/R%20-%20D%20-%20ALCIONE%20CAPPELIN.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 86c252a5eda41450184186b5803b5838
01a8aabbce7e62a8bf2df950a6631dc4
4483e223a658f55121be513cedcab806
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860636914745344