Jogos digitais na aprendizagem de funções : um estudo usando o objeto digital Vila Função

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Lucas Vieira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212850
Resumo: Este trabalho analisou uma atividade realizada com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre que utilizou um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) de produção própria no formato de um jogo para o ensino de funções. A questão central trabalhada é quais seriam os impactos de um jogo focado no ensino de funções no aprendizado. Além disso, também foram analisados os processos de criação de um jogo de uso focado no ensino que seja engajador para os alunos. Para a aplicação da atividade foram utilizadas as ideias de Papert sobre micromundos, que também foram utilizadas na análise de dados juntamente com o conceito de esquema de Vergnaud. A utilização do jogo mostrou aspectos positivos em sala, pois permite ao aluno possibilidade de explorar, interagir e pensar sobre o conteúdo de maneira que não é possível sem o auxílio da tecnologia. Foi constatado também que o processo de criação de um jogo, embora seja possível de ser realizado por um único indivíduo, é extremamente complexo, sendo necessário planejamento não só para o seu desenvolvimento inicial, mas para a sua contínua atualização.
id UFRGS-2_0f8e349085bc0f33a52dca7b235c1714
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212850
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima, Lucas VieiraBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2020-08-12T03:35:54Z2019http://hdl.handle.net/10183/212850001116447Este trabalho analisou uma atividade realizada com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre que utilizou um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) de produção própria no formato de um jogo para o ensino de funções. A questão central trabalhada é quais seriam os impactos de um jogo focado no ensino de funções no aprendizado. Além disso, também foram analisados os processos de criação de um jogo de uso focado no ensino que seja engajador para os alunos. Para a aplicação da atividade foram utilizadas as ideias de Papert sobre micromundos, que também foram utilizadas na análise de dados juntamente com o conceito de esquema de Vergnaud. A utilização do jogo mostrou aspectos positivos em sala, pois permite ao aluno possibilidade de explorar, interagir e pensar sobre o conteúdo de maneira que não é possível sem o auxílio da tecnologia. Foi constatado também que o processo de criação de um jogo, embora seja possível de ser realizado por um único indivíduo, é extremamente complexo, sendo necessário planejamento não só para o seu desenvolvimento inicial, mas para a sua contínua atualização.This work analysed a activity realized in a Porto Alegre's public school. It utilized a digital learning object (DLO) in the format of a digital game focused in the teaching of functions. The central question analysed what would be the impacts of a game focused in the teaching of functions in the learning process. Besides that, the process of creating a game focused in teaching that was engaging to the students. For the application of the activity the ideas of Paperts' microworlds were used. These ideas were also used in the analysis of the data, alongside Vergnaud's concept of scheme. The utilization of games showed positive aspects in the classroom, garanting the student the ability to explore, interact and think about the concepts in a way that is not possible without the use of technology. Was also verified that the process of creating a game, besides being possible to be made by one individual, is extremely complex, being necessary planning not only for its initial use, but for its constant update.application/pdfporObjeto de aprendizagemFuncoes : MatematicaJogos matemáticos : Educação matemática : Ensino : Sala de aula : AtividadesJogos digitais na aprendizagem de funções : um estudo usando o objeto digital Vila Funçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RSMatemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116447.pdf.txt001116447.pdf.txtExtracted Texttext/plain93794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212850/2/001116447.pdf.txt5401aedaec7b661eda53f11f3f60105fMD52ORIGINAL001116447.pdfTexto completoapplication/pdf1721936http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212850/1/001116447.pdf92534fec83565dc1119ed5bdda8a7722MD5110183/2128502020-08-13 03:35:48.279162oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212850Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-13T06:35:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos digitais na aprendizagem de funções : um estudo usando o objeto digital Vila Função
title Jogos digitais na aprendizagem de funções : um estudo usando o objeto digital Vila Função
spellingShingle Jogos digitais na aprendizagem de funções : um estudo usando o objeto digital Vila Função
Lima, Lucas Vieira
Objeto de aprendizagem
Funcoes : Matematica
Jogos matemáticos : Educação matemática : Ensino : Sala de aula : Atividades
title_short Jogos digitais na aprendizagem de funções : um estudo usando o objeto digital Vila Função
title_full Jogos digitais na aprendizagem de funções : um estudo usando o objeto digital Vila Função
title_fullStr Jogos digitais na aprendizagem de funções : um estudo usando o objeto digital Vila Função
title_full_unstemmed Jogos digitais na aprendizagem de funções : um estudo usando o objeto digital Vila Função
title_sort Jogos digitais na aprendizagem de funções : um estudo usando o objeto digital Vila Função
author Lima, Lucas Vieira
author_facet Lima, Lucas Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Lucas Vieira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Objeto de aprendizagem
Funcoes : Matematica
Jogos matemáticos : Educação matemática : Ensino : Sala de aula : Atividades
topic Objeto de aprendizagem
Funcoes : Matematica
Jogos matemáticos : Educação matemática : Ensino : Sala de aula : Atividades
description Este trabalho analisou uma atividade realizada com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre que utilizou um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) de produção própria no formato de um jogo para o ensino de funções. A questão central trabalhada é quais seriam os impactos de um jogo focado no ensino de funções no aprendizado. Além disso, também foram analisados os processos de criação de um jogo de uso focado no ensino que seja engajador para os alunos. Para a aplicação da atividade foram utilizadas as ideias de Papert sobre micromundos, que também foram utilizadas na análise de dados juntamente com o conceito de esquema de Vergnaud. A utilização do jogo mostrou aspectos positivos em sala, pois permite ao aluno possibilidade de explorar, interagir e pensar sobre o conteúdo de maneira que não é possível sem o auxílio da tecnologia. Foi constatado também que o processo de criação de um jogo, embora seja possível de ser realizado por um único indivíduo, é extremamente complexo, sendo necessário planejamento não só para o seu desenvolvimento inicial, mas para a sua contínua atualização.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-12T03:35:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212850
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116447
url http://hdl.handle.net/10183/212850
identifier_str_mv 001116447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212850/2/001116447.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212850/1/001116447.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5401aedaec7b661eda53f11f3f60105f
92534fec83565dc1119ed5bdda8a7722
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224597731803136