Educação e diversidade : uma análise sobre as políticas educacionais de combate à LGBTfobia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rotunno, Laura, 1988-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58552
Resumo: Orientadora : Andrea Caldas
id UFPR_58e5c6b8f7b2e06fed29cef99e5d87dc
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58552
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rotunno, Laura, 1988-Caldas, AndréaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais2020-02-13T13:06:24Z2020-02-13T13:06:24Z2018https://hdl.handle.net/1884/58552Orientadora : Andrea CaldasMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas EducacionaisInclui referênciasResumo : Este trabalho teve como objetivo analisar Políticas Educacionais de combate à LGBTfobia no ambiente escolar desenvolvidas pelo Departamento da Diversidade da Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Os objetivos específicos propostos foram: investigar o desenvolvimento dos programas criados pela CERGDS/DEDI; investigar se houve aumento ou diminuição na criação de políticas educacionais de combate à discriminação com relação à diversidade de gênero e sexual nas escolas; verificar se as ações, políticas e projetos existentes atualmente partiram de iniciativas governamentais e/ou estatais; e sondar a impressão de docentes da Rede Estadual acerca destas políticas. Através de revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas, a investigação realizada permitiu identificar em que medida as políticas e ações Estaduais foram influenciadas pelas políticas e ações Federais. O trabalho analisa ainda a descontinuidade de políticas entre governos e os impactos das mesmas na percepção dos professores (as).Abstract : Considering that the school has a fundamental role both in maintaining and deconstructing prejudices and violence, and that Brazil is the country with the highest index of homicides and violence against LGBT people, this study aimed to analyze Educational Policies to combat LGBT phobia in the school environment developed by the Department of Diversity of the State Department of Education of Paraná. The specific objectives proposed were: to investigate the development of the programs created by CERGDS/DEDI; investigate whether there has been an increase or decrease in the development of educational policies to combat discrimination in relation to gender and sexual diversity in schools; verify that existing actions, policies and projects are currently based on governmental and / or state initiatives; and to probe the impression of teachers of the State Network about these policies. Through a bibliographical review, documentary analysis and semi-structured interviews, the research carried out indicated that State policies and actions were influenced by Federal policies and actions, the discontinuity of policies between governments revealed that many were Government Policies, not State Policies, despite the fact that teachers consider educational actions and policies to combat LGBT phobia in the school environment to be extremely important, not everyone knows the existence of the governmental body responsible for its creation and development.62 p.application/pdfProgramas de ação afirmativa na educaçãoEducação inclusivaEducação e diversidade : uma análise sobre as políticas educacionais de combate à LGBTfobiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - LAURA ROTUNNO.pdfapplication/pdf661182https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58552/1/R%20-%20E%20-%20LAURA%20ROTUNNO.pdf00a3b51d5feb5ea0b87b2c4c16f00674MD51open access1884/585522020-02-13 10:06:24.134open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58552Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-13T13:06:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação e diversidade : uma análise sobre as políticas educacionais de combate à LGBTfobia
title Educação e diversidade : uma análise sobre as políticas educacionais de combate à LGBTfobia
spellingShingle Educação e diversidade : uma análise sobre as políticas educacionais de combate à LGBTfobia
Rotunno, Laura, 1988-
Programas de ação afirmativa na educação
Educação inclusiva
title_short Educação e diversidade : uma análise sobre as políticas educacionais de combate à LGBTfobia
title_full Educação e diversidade : uma análise sobre as políticas educacionais de combate à LGBTfobia
title_fullStr Educação e diversidade : uma análise sobre as políticas educacionais de combate à LGBTfobia
title_full_unstemmed Educação e diversidade : uma análise sobre as políticas educacionais de combate à LGBTfobia
title_sort Educação e diversidade : uma análise sobre as políticas educacionais de combate à LGBTfobia
author Rotunno, Laura, 1988-
author_facet Rotunno, Laura, 1988-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Caldas, Andréa
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais
dc.contributor.author.fl_str_mv Rotunno, Laura, 1988-
dc.subject.por.fl_str_mv Programas de ação afirmativa na educação
Educação inclusiva
topic Programas de ação afirmativa na educação
Educação inclusiva
description Orientadora : Andrea Caldas
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-13T13:06:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-13T13:06:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58552
url https://hdl.handle.net/1884/58552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 62 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58552/1/R%20-%20E%20-%20LAURA%20ROTUNNO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 00a3b51d5feb5ea0b87b2c4c16f00674
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898856653389824