Plano de marketing de produto inovador para o público infantil, adaptado às condições de uma microempresa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/55584 |
Resumo: | Orientador : José Carlos Korelo |
id |
UFPR_5b20e2ac7d7ee42e7b1b4f5e5b3e1a76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55584 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Carvalho, Jairo Pablo Alves deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em MarketingKorelo, José Carlos, 1978-2021-05-04T20:30:49Z2021-05-04T20:30:49Z2017https://hdl.handle.net/1884/55584Orientador : José Carlos KoreloMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em MarketingInclui referênciasResumo : Pequenas empresas raramente usam ferramentas de planejamento em seus sistemas de gestão, em especial aplicadas ao lançamento de novos produtos. Este é um dos fatores responsáveis pela sua alta taxa de mortalidade. Entre as barreiras para o uso de metodologias administrativas consagradas por esta classe de empresários inclui-se a falta de recursos para custear pesquisas de mercado. Contudo, estas pesquisas constituem-se elementos essenciais para a melhoria da efetividade do lançamento de novos produtos. O presente trabalho apresenta o planejamento de marketing de um produto caracterizado como inovação radical, destinado ao público infantil, no ambiente de uma microempresa. Fazendo uso de métodos como observação, análise documental de fontes de acesso gratuito e análise de contexto aplicada a pesquisas qualitativas, demonstrou-se a viabilidade do levantamento de dados para o planejamento de marketing sem incorrer nos custos de contratação de serviços de pesquisa de empresas especializadas, os quais podem ser suportados quase que exclusivamente pelo orçamento de grandes empresas. A partir dos dados, foram extraídas informações, por meio de análise SWOT, design thinking e QFD. As mesmas foram utilizadas como base para o projeto e desenvolvimento de um produto inovador, bem como no planejamento estratégico e tático de seu lançamento no mercado. Este trabalho serve de orientativo para pequenos empresários bem como profissionais de unidades de negócios de marketing de médias e grandes empresas industriais que tenham diante de si a tarefa de inovar com baixo custo. Também pode servir de base para estudos mais aprofundados sobre o tema.1 arquivo (88 p.) : il., tabs.application/pdfPequenas e médias empresas - MarketingCrianças como consumidorasMarketingPlano de marketing de produto inovador para o público infantil, adaptado às condições de uma microempresainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - JAIRO PABLO ALVES DE CARVALHO.pdfapplication/pdf1469939https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55584/1/R%20-%20E%20-%20JAIRO%20PABLO%20ALVES%20DE%20CARVALHO.pdf1098f1d838a0c11714fe3b62745501e9MD51open access1884/555842021-05-04 17:30:49.76open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55584Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-04T20:30:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Plano de marketing de produto inovador para o público infantil, adaptado às condições de uma microempresa |
title |
Plano de marketing de produto inovador para o público infantil, adaptado às condições de uma microempresa |
spellingShingle |
Plano de marketing de produto inovador para o público infantil, adaptado às condições de uma microempresa Carvalho, Jairo Pablo Alves de Pequenas e médias empresas - Marketing Crianças como consumidoras Marketing |
title_short |
Plano de marketing de produto inovador para o público infantil, adaptado às condições de uma microempresa |
title_full |
Plano de marketing de produto inovador para o público infantil, adaptado às condições de uma microempresa |
title_fullStr |
Plano de marketing de produto inovador para o público infantil, adaptado às condições de uma microempresa |
title_full_unstemmed |
Plano de marketing de produto inovador para o público infantil, adaptado às condições de uma microempresa |
title_sort |
Plano de marketing de produto inovador para o público infantil, adaptado às condições de uma microempresa |
author |
Carvalho, Jairo Pablo Alves de |
author_facet |
Carvalho, Jairo Pablo Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketing |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Jairo Pablo Alves de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Korelo, José Carlos, 1978- |
contributor_str_mv |
Korelo, José Carlos, 1978- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pequenas e médias empresas - Marketing Crianças como consumidoras Marketing |
topic |
Pequenas e médias empresas - Marketing Crianças como consumidoras Marketing |
description |
Orientador : José Carlos Korelo |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-04T20:30:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-04T20:30:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/55584 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/55584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (88 p.) : il., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55584/1/R%20-%20E%20-%20JAIRO%20PABLO%20ALVES%20DE%20CARVALHO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1098f1d838a0c11714fe3b62745501e9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898811751268352 |