Classes de comportamentos básicos constituintes da intervenção do analista do comportamento sobre processos comportamentais em organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krzyzanovski, Angélica Soraya, 1990-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/64128
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Gabriel Gomes de Luca
id UFPR_5bbb579d87c9e3d64a5ac9adce0c6da4
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/64128
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Krzyzanovski, Angélica Soraya, 1990-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaDe Luca, Gabriel Gomes, 1983-2019-11-18T13:47:14Z2019-11-18T13:47:14Z2019https://hdl.handle.net/1884/64128Orientador: Prof. Dr. Gabriel Gomes de LucaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 25/06/2019Inclui referências: p. 160-169Resumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar os comportamentos constituintes da atuação do Analista do Comportamento ao intervir sobre processos comportamentais em organizações. Para isso foram entrevistados 13 professores e ex-professores de Análise do Comportamento Aplicada às organizações. Após a transcrição das entrevistas, foram selecionadas frases que faziam referência a comportamentos ou componentes de comportamento. Os nomes de comportamentos foram avaliados e reescritos com base no grau de clareza, completude, concisão, forma e indicação de interação. Para propor os nomes de comportamentos a partir de componentes foi identificado os verbos associados ao tipo de variável que o componente se referia. A partir dos verbos e componentes, os nomes dos comportamentos foram propostos seguindo os mesmos critérios mencionados anteriormente. Os nomes de comportamentos foram distribuídos nas seis classes gerais de comportamento constituintes da atuação direta do Analista do Comportamento e identificados outras subclasses de comportamento mais abrangentes. Foram identificadas 3.406 classes de comportamento. Os 1701 comportamentos da classe "Caracterizar necessidades de intervenção" foram divididos em sete subclasses de comportamento: 1. Analisar o próprio comportamento; 2. Identificar formas de começar a atuar em organizações; 3. Planejar a caracterização de necessidades de intervenção; 4. Avaliar criticamente as demandas da organização; 5. Avaliar ambiente organizacional; 6. Caracterizar necessidades de intervenção em qualquer nível de atuação e 7. Analisar o diagnóstico organizacional realizado. Os 901 comportamentos da classe "Planejar intervenções" foram divididos em quatro subclasses: 1. Definir objetivos da intervenção; 2. Projetar a intervenção; 3. Avaliar planejamento da intervenção e 4. Apresentar o planejamento da intervenção à organização. Os 401 comportamentos da classe "Executar intervenções" foram divididos em quatro subclasses: 1. Apresentar comportamentos básicos constituintes de intervenções diretas e indiretas sobre processos comportamentais em organizações, que aumentam a probabilidade de eficiência e eficácia delas; 2. Intervir diretamente sobre o comportamento dos funcionários da organização; 3. Intervir diretamente no nível estratégico da organização e 4. Intervir indiretamente sobre o comportamento das pessoas. Os 221 comportamentos da classe "Avaliar intervenções" foram divididos em cinco subclasses: 1. Monitorar a intervenção; 2. Avaliar eficiência da intervenção; 3. Avaliar eficácia da intervenção; 4. Avaliar efetividade da intervenção e 5. Avaliar reação dos funcionários da organização com relação a intervenção do analista do comportamento. Os 129 comportamentos da classe "Aperfeiçoar intervenções" foram divididos em quatro subclasses: 1. Analisar funcionalmente os determinantes do não sucesso da intervenção; 2. Replanejar a intervenção; 3. Reexecutar a intervenção aperfeiçoada e 4. Reavaliar a intervenção após o aperfeiçoamento. E os 50 comportamentos da classe "Comunicar resultados da intervenção" foram divididos em três subclasses:1. Planejar a comunicação de resultados; 2. Comunicar resultados da intervenção para a organização e 3. Comunicar à comunidade científica as descobertas da intervenção. A identificação desses comportamentos possibilita desenvolver programas de ensino que desenvolvam os comportamentos necessários para a atuação e assim diminuam as defasagens de atuação e da formação do analista do comportamento ao atuar em organizações. Palavras-Chave: OBM, Análise do Comportamento Aplicada, comportamentos profissionais.Abstract: The aim of this research was to identify the behaviors that constitute the Behavior Analyst performance when intervening on behavioral processes in organizations. For this, 13 teachers and former teachers of Organizational Behavior Management were interviewed. After transcribing the interviews, sentences were selected that referred to behaviors or behavior components. Behavior names were evaluated and rewritten based on the criteria of clarity, completeness, conciseness, form, and indication of interaction. To propose the names of behaviors from components, the verbs associated with the type of variable the component referred to were identified. From the verbs and components, the names of the behaviors were proposed following the same criteria mentioned above. Behavioral names were distributed across the six general behavioral classes of the Behavior Analyst's and other broader behavioral subclasses were identified. 3,406 behavior classes were identified. The 1701 behaviors of the "Characterize intervention needs" class were divided into seven behavior subclasses: 1. Analyze their own behavior; 2. Identify ways to start working in organizations; 3. Plan the characterization of intervention needs; 4. Critically evaluate the demands of the organization; 5. Evaluate organizational environment; 6. Characterize intervention needs and 7. Analyze the organizational diagnosis that was made. The 901 behaviors of the "Plan interventions" class were divided into four subclasses: 1. Define intervention objectives; 2. Design the intervention; 3. Evaluate intervention planning and 4. Present intervention planning to the organization. The 401 Behaviors of the "Execute Interventions" class were divided into four subclasses: 1. Introduce basic behaviors that constitute direct and indirect interventions on behavioral processes in organizations, which increase their probability of efficiency and effectiveness; 2. Intervene directly on the behavior of employees of the organization; 3. Intervene directly at the strategic level of the organization and 4. Indirectly intervene on people's behavior. The 221 behaviors of the "Evaluate interventions" class were divided into five subclasses: 1. Monitor the intervention; 2. Evaluate the efficiency of the intervention; 3. Evaluate the effectiveness of the intervention; 4. Evaluate the effectiveness of the intervention and 5. Evaluate the reaction of the organization's employees regarding the behavior analyst's intervention. The 129 behaviors of the "Improve Interventions" class were divided into four subclasses: 1. Functionally analyzing the determinants of non-success of the intervention; 2. Replan the intervention; 3. Re-execute the improved intervention and 4. Reevaluate the intervention. And the 50 behaviors of the "Report intervention results" class were divided into three subclasses: 1. Plan the communication of results; 2. Communicate results of the intervention to the organization and 3. Communicate to the scientific community the findings of the intervention. The identification of these behaviors makes it possible to develop teaching programs that develop the behaviors necessary for acting and thus reduce the lags in performance and the behavior analyst formation when working in organizations. Keywords: OBM, Applied Behavior Analysis, professional behavior.362 p. : il.application/pdfComportamento - AvaliaçãoComportamento organizacionalPsicologiaClasses de comportamentos básicos constituintes da intervenção do analista do comportamento sobre processos comportamentais em organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANGELICA SORAYA KRZYZANOVSKI.pdfapplication/pdf3253149https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64128/1/R%20-%20D%20-%20ANGELICA%20SORAYA%20KRZYZANOVSKI.pdf5ed1b721449ca2765139286028ad3e80MD51open access1884/641282019-11-18 10:47:14.349open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/64128Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-18T13:47:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Classes de comportamentos básicos constituintes da intervenção do analista do comportamento sobre processos comportamentais em organizações
title Classes de comportamentos básicos constituintes da intervenção do analista do comportamento sobre processos comportamentais em organizações
spellingShingle Classes de comportamentos básicos constituintes da intervenção do analista do comportamento sobre processos comportamentais em organizações
Krzyzanovski, Angélica Soraya, 1990-
Comportamento - Avaliação
Comportamento organizacional
Psicologia
title_short Classes de comportamentos básicos constituintes da intervenção do analista do comportamento sobre processos comportamentais em organizações
title_full Classes de comportamentos básicos constituintes da intervenção do analista do comportamento sobre processos comportamentais em organizações
title_fullStr Classes de comportamentos básicos constituintes da intervenção do analista do comportamento sobre processos comportamentais em organizações
title_full_unstemmed Classes de comportamentos básicos constituintes da intervenção do analista do comportamento sobre processos comportamentais em organizações
title_sort Classes de comportamentos básicos constituintes da intervenção do analista do comportamento sobre processos comportamentais em organizações
author Krzyzanovski, Angélica Soraya, 1990-
author_facet Krzyzanovski, Angélica Soraya, 1990-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Krzyzanovski, Angélica Soraya, 1990-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv De Luca, Gabriel Gomes, 1983-
contributor_str_mv De Luca, Gabriel Gomes, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento - Avaliação
Comportamento organizacional
Psicologia
topic Comportamento - Avaliação
Comportamento organizacional
Psicologia
description Orientador: Prof. Dr. Gabriel Gomes de Luca
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-18T13:47:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-18T13:47:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/64128
url https://hdl.handle.net/1884/64128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 362 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64128/1/R%20-%20D%20-%20ANGELICA%20SORAYA%20KRZYZANOVSKI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ed1b721449ca2765139286028ad3e80
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860545487306752