Gestão de mudança em organizações : proposição de comportamentos para delimitação dessa atuação profissional
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/79904 |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaDe Luca, Gabriel Gomes, 1983-Pereira, Bruno Henrique dos Santos2022-11-01T18:49:31Z2022-11-01T18:49:31Z2022https://hdl.handle.net/1884/79904Orientador: Prof. Dr. Gabriel Gomes de LucaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 29/07/2022Inclui referências: p. 175-180Resumo: A gestão de mudança organizacional é um processo que possui como objetivo mudar o estado atual de uma organização para um novo estado desejado mais promissor do que o anterior. Tal processo pode ser aplicado a qualquer tipo de mudança ou organização e sua aplicação se torna cada vez mais relevante ao passo que novas tecnologias são desenvolvidas e implementadas nas organizações, gerando mudanças na forma como uma empresa atua no mercado, bem como na forma de trabalho dos funcionários. Para gerir as mudanças em uma organização, atuando nas possíveis variáveis que promovem "resistências" apresentadas por aqueles funcionários que não concordam com a mudança, existe a figura do gestor de mudanças, pessoa responsável por planejar, aplicar, medir, monitorar e conduzir ações em um projeto de mudanças que viabilizem o engajamento dos funcionários à mudança organizacional. Dada a relevância da atuação profissional de gerir processos de mudança organizacional é relevante entender como é ou no que consiste a atuação de quem se propõe gerir mudanças em um contexto de grande concorrência e de constante mudanças tecnológicas. Com o objetivo de aumentar a clareza acerca do que constitui essa atuação profissional, aumentando a probabilidade de que ela seja realizada de forma a produzir os efeitos esperados que atendam às necessidades sociais desse contexto, o objetivo desta pesquisa foi propor classes de comportamentos constituintes da classe geral "gerir processos de mudança organizacional" e organizá-las em um sistema comportamental de acordo com o grau de abrangência que elas possuem. Para tanto, foi utilizada como fonte de informação a obra "HCMBOK – The Human Change Management Body of Knowledge: O Fator Humano na Liderança de Projetos" de Vicente Gonçalves e Carla Campos (publicado em 2016). Foram avaliados seis capítulos e o sumário dessa obra com o objetivo de identificar informações referentes a componentes de comportamentos ou classes de comportamentos que constituem a atuação profissional "gerir processos de mudança organizacional". Os possíveis nomes de componentes de comportamentos ou classes de comportamentos foram avaliados e aperfeiçoados de modo a efetivamente fazerem referência a comportamentos apresentados por um gestor responsável pela mudança organizacional. Para sistematizar as classes de comportamentos propostas, de acordo com o grau de abrangência que elas possuem, foram utilizados seis âmbitos de abrangência: 1) O que "fazer"; 2) Como "fazer"; 3) Com que "fazer"; 4) Conhecimento para "fazer"; 5) Em que situações "fazer"; 6) O que precisa decorrer do "fazer". Foram propostas e sistematizadas 517 classes de comportamentos, distribuídas em seis classes gerais de comportamentos: "Planejar processo de mudança organizacional", "Eleger fornecedor do projeto de mudança organizacional", "Executar atividades planejadas para o projeto de mudança organizacional", "Avaliar grau de preparação dos stakeholders do projeto de mudança em relação à implantação do objeto da mudança", "Executar processo de encerramento do projeto de mudança organizacional", "Acompanhar sustentação da mudança implantada". As classes de comportamentos propostas e organizadas no sistema comportamental, de acordo com seu grau de abrangência, possibilitaram maior clareza acerca do que constitui a atuação profissional "gerir processos de mudança organizacional". As classes de comportamentos propostas e sistematizadas podem ser usadas como comportamentos-objetivo de programas de ensino para formar novos profissionais de gestão de mudanças organizacionais, capacitar gestores de uma organização a gerir processos de mudança em sua própria organização e aperfeiçoar o repertório comportamental de gestores de mudança, aumentando a eficácia de sua intervenção em projetos de mudança organizacional.Abstract: Organizational change management is a process that aims to make an effective and successful change from a current state to a new desired state in order to produce benefits for employees and consequently increase the productivity of the organization. Such a process can be applied to any type of change or organization and its application becomes increasingly relevant as new technologies are developed and implemented in organizations, generating changes in the way a company operates in the market as well as in the way that employees work. employees. To manage changes in an organization, acting on the possible variables that promote "resistance" presented by those employees who do not agree with the change, there is the figure of the change manager, the person responsible for planning, applying, measuring, monitoring and conducting actions in a change project that makes it possible for employees to engage in organizational change. Given the relevance of the professional role of managing organizational change processes, it is relevant to understand how or what the performance of those who intend to manage changes in a context of great competition and constant technological changes are. With the objective of increasing clarity about what constitutes this professional activity, increasing the probability that it will be carried out in a way that produces the expected effects that meet the social needs of this context, the objective of this research was to propose classes of behaviors that constitute the class. general "managing organizational change processes" and organizing them into a behavioral system according to the degree of scope they have. For this purpose, the work "HCMBOK – The Human Change Management Body of Knowledge: The Human Factor in Project Leadership" by Vicente Gonçalves and Carla Campos (published in 2016) was used as a source of information. Six chapters and the summary of this work were evaluated in order to identify information regarding components of behaviors or classes of behaviors that constitute the professional performance of "managing organizational change processes. The possible names of behavior components or behavior classes were evaluated and improved so that they effectively refer to behaviors presented by the figure of the organizational change manager. To systematize the proposed behavior classes according to the degree of coverage they have, six coverage areas were used: 1) What to "do"; 2) How to "do"; 3) With what "to do"; 4) Knowledge to "do"; 5) In what situations "do"; 6) What needs to come from "doing". 517 classes of behaviors were proposed and systematized, distributed into six general classes of behaviors: "Planning the organizational change process", "Electing a supplier for the organizational change project", "Executing planned activities for the organizational change project", "Evaluating the degree of preparation of the change project stakeholders in relation to the implementation of the change object", "Execute the organizational change project closing process", "Monitor the support of the implemented change". The classes of behaviors proposed and organized in the behavior system according to their degree of coverage allowed greater clarity about what constitutes the professional performance of "managing organizational change processes". The proposed and systematized behavior classes can be used as objective behaviors of teaching programs to train new professionals in organizational change management, train managers of an organization to manage change processes in their own organization and improve the behavioral repertoire of managers of organizations. change, consequently increasing the effectiveness of their intervention in organizational change projects.1 recurso online : PDF.application/pdfComportamento organizacionalDesenvolvimento organizacionalComportamento humano - AvaliaçãoPsicologiaGestão de mudança em organizações : proposição de comportamentos para delimitação dessa atuação profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - BRUNO HENRIQUE DOS SANTOS PEREIRA.pdfapplication/pdf10213825https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79904/1/R%20-%20D%20-%20BRUNO%20HENRIQUE%20DOS%20SANTOS%20PEREIRA.pdf91cfc4a5853de66018936df3d06834abMD51open access1884/799042022-11-01 15:49:31.367open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79904Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-01T18:49:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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