Importância da leitura na escola : análise de projeto de leitura nos anos finais do ensino fundamental : uma pesquisa qualitativa.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53278 |
Resumo: | Orientador (a) : Camila Siqueira Gouvêa Costa Gonçalves |
id |
UFPR_5bebd8bdc355f4ce9e6689412b43d1cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53278 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Guimarães, Genecy Novaes MoraesGonçalves, Camila Siqueira Gouvêa AcostaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-12T16:05:01Z2019-12-12T16:05:01Z2016https://hdl.handle.net/1884/53278Orientador (a) : Camila Siqueira Gouvêa Costa GonçalvesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Esta pesquisa tem como tema a leitura. Surgiu a partir das inquietações da pesquisadora e de sua experiência vivida, nas quais evidenciam a dificuldade que o aluno da segunda etapa do Ensino Fundamental tem de gostar, saber e compreender a leitura. Analisou-se o percurso do projeto de leitura de uma escola pública, nos anos finais do Ensino Fundamental. A partir dessas indagações, foi formulada a seguinte pergunta: Como aprimorar o projeto de leitura com os alunos das séries finais do ensino fundamental com vistas às práticas de comunicação escolar e à formação de leitores? Para orientar o trabalho, o seguinte objetivo foi traçado: analisar a importância da leitura nas séries finais do ensino fundamental de nove anos (8° e 9° anos). E quando incluída na prática curricular da escola como subsídio fundamental para desenvolver nos alunos, as capacidades específicas do domínio da leitura e consequentemente favorecer para a formação de cidadãos críticos e ativos na sociedade. O referencial teórico foi baseado nos estudos de Silva, Foucambert, Lajolo, Lerner, Pennac Jurema, Solé, Cosson e etc... A metodologia foi norteada pelos princípios da pesquisa exploratória e qualitativa. O questionário foi o instrumento utilizado para coleta de dados, que foram analisados e apresentados em forma de gráficos e tabela. Participaram da pesquisa os professores da escola do referido projeto que foi analisado. Como resultado é possível perceber que na escola há uma busca por práticas que levem a formação de leitores críticos e competentes. A partir da análise dos dados obtidos, conclui-se que há um forte grau de comprometimento com a proposta de leitura da Escola e um engajamento entre o grupo para elaborar estratégias que possam evidenciar e desenvolver no aluno as competências leitoras. Fato que se percebe nas formações continuadas onde há com frequência trabalhos, palestras e oficinas voltadas para o tema leitura. Destaca-se que as reflexões realizadas durante a pesquisa aguçaram nos docentes o desejo de reelaborar e aprimorar as estratégias do Projeto em questão.32 p. : il. (algumas color.).application/pdfEnsino fundamentalLeitura (Ensino fundamental)Importância da leitura na escola : análise de projeto de leitura nos anos finais do ensino fundamental : uma pesquisa qualitativa.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - GENECY NOVAES MORAES GUIMARAES.pdfapplication/pdf909514https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53278/1/R%20-%20E%20-%20GENECY%20NOVAES%20MORAES%20GUIMARAES.pdffba90b905f320e019b34d588a588721eMD51open access1884/532782019-12-12 13:05:02.085open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53278Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-12T16:05:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Importância da leitura na escola : análise de projeto de leitura nos anos finais do ensino fundamental : uma pesquisa qualitativa. |
title |
Importância da leitura na escola : análise de projeto de leitura nos anos finais do ensino fundamental : uma pesquisa qualitativa. |
spellingShingle |
Importância da leitura na escola : análise de projeto de leitura nos anos finais do ensino fundamental : uma pesquisa qualitativa. Guimarães, Genecy Novaes Moraes Ensino fundamental Leitura (Ensino fundamental) |
title_short |
Importância da leitura na escola : análise de projeto de leitura nos anos finais do ensino fundamental : uma pesquisa qualitativa. |
title_full |
Importância da leitura na escola : análise de projeto de leitura nos anos finais do ensino fundamental : uma pesquisa qualitativa. |
title_fullStr |
Importância da leitura na escola : análise de projeto de leitura nos anos finais do ensino fundamental : uma pesquisa qualitativa. |
title_full_unstemmed |
Importância da leitura na escola : análise de projeto de leitura nos anos finais do ensino fundamental : uma pesquisa qualitativa. |
title_sort |
Importância da leitura na escola : análise de projeto de leitura nos anos finais do ensino fundamental : uma pesquisa qualitativa. |
author |
Guimarães, Genecy Novaes Moraes |
author_facet |
Guimarães, Genecy Novaes Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Gonçalves, Camila Siqueira Gouvêa Acosta Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Genecy Novaes Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Leitura (Ensino fundamental) |
topic |
Ensino fundamental Leitura (Ensino fundamental) |
description |
Orientador (a) : Camila Siqueira Gouvêa Costa Gonçalves |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-12T16:05:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-12T16:05:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53278 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
32 p. : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53278/1/R%20-%20E%20-%20GENECY%20NOVAES%20MORAES%20GUIMARAES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fba90b905f320e019b34d588a588721e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860891500609536 |