Importância da leitura na escola : análise de projeto de leitura nos anos finais do ensino fundamental : uma pesquisa qualitativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Genecy Novaes Moraes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53278
Resumo: Orientador (a) : Camila Siqueira Gouvêa Costa Gonçalves
id UFPR_5bebd8bdc355f4ce9e6689412b43d1cd
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53278
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Guimarães, Genecy Novaes MoraesGonçalves, Camila Siqueira Gouvêa AcostaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-12T16:05:01Z2019-12-12T16:05:01Z2016https://hdl.handle.net/1884/53278Orientador (a) : Camila Siqueira Gouvêa Costa GonçalvesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Esta pesquisa tem como tema a leitura. Surgiu a partir das inquietações da pesquisadora e de sua experiência vivida, nas quais evidenciam a dificuldade que o aluno da segunda etapa do Ensino Fundamental tem de gostar, saber e compreender a leitura. Analisou-se o percurso do projeto de leitura de uma escola pública, nos anos finais do Ensino Fundamental. A partir dessas indagações, foi formulada a seguinte pergunta: Como aprimorar o projeto de leitura com os alunos das séries finais do ensino fundamental com vistas às práticas de comunicação escolar e à formação de leitores? Para orientar o trabalho, o seguinte objetivo foi traçado: analisar a importância da leitura nas séries finais do ensino fundamental de nove anos (8° e 9° anos). E quando incluída na prática curricular da escola como subsídio fundamental para desenvolver nos alunos, as capacidades específicas do domínio da leitura e consequentemente favorecer para a formação de cidadãos críticos e ativos na sociedade. O referencial teórico foi baseado nos estudos de Silva, Foucambert, Lajolo, Lerner, Pennac Jurema, Solé, Cosson e etc... A metodologia foi norteada pelos princípios da pesquisa exploratória e qualitativa. O questionário foi o instrumento utilizado para coleta de dados, que foram analisados e apresentados em forma de gráficos e tabela. Participaram da pesquisa os professores da escola do referido projeto que foi analisado. Como resultado é possível perceber que na escola há uma busca por práticas que levem a formação de leitores críticos e competentes. A partir da análise dos dados obtidos, conclui-se que há um forte grau de comprometimento com a proposta de leitura da Escola e um engajamento entre o grupo para elaborar estratégias que possam evidenciar e desenvolver no aluno as competências leitoras. Fato que se percebe nas formações continuadas onde há com frequência trabalhos, palestras e oficinas voltadas para o tema leitura. Destaca-se que as reflexões realizadas durante a pesquisa aguçaram nos docentes o desejo de reelaborar e aprimorar as estratégias do Projeto em questão.32 p. : il. (algumas color.).application/pdfEnsino fundamentalLeitura (Ensino fundamental)Importância da leitura na escola : análise de projeto de leitura nos anos finais do ensino fundamental : uma pesquisa qualitativa.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - GENECY NOVAES MORAES GUIMARAES.pdfapplication/pdf909514https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53278/1/R%20-%20E%20-%20GENECY%20NOVAES%20MORAES%20GUIMARAES.pdffba90b905f320e019b34d588a588721eMD51open access1884/532782019-12-12 13:05:02.085open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53278Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-12T16:05:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Importância da leitura na escola : análise de projeto de leitura nos anos finais do ensino fundamental : uma pesquisa qualitativa.
title Importância da leitura na escola : análise de projeto de leitura nos anos finais do ensino fundamental : uma pesquisa qualitativa.
spellingShingle Importância da leitura na escola : análise de projeto de leitura nos anos finais do ensino fundamental : uma pesquisa qualitativa.
Guimarães, Genecy Novaes Moraes
Ensino fundamental
Leitura (Ensino fundamental)
title_short Importância da leitura na escola : análise de projeto de leitura nos anos finais do ensino fundamental : uma pesquisa qualitativa.
title_full Importância da leitura na escola : análise de projeto de leitura nos anos finais do ensino fundamental : uma pesquisa qualitativa.
title_fullStr Importância da leitura na escola : análise de projeto de leitura nos anos finais do ensino fundamental : uma pesquisa qualitativa.
title_full_unstemmed Importância da leitura na escola : análise de projeto de leitura nos anos finais do ensino fundamental : uma pesquisa qualitativa.
title_sort Importância da leitura na escola : análise de projeto de leitura nos anos finais do ensino fundamental : uma pesquisa qualitativa.
author Guimarães, Genecy Novaes Moraes
author_facet Guimarães, Genecy Novaes Moraes
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Gonçalves, Camila Siqueira Gouvêa Acosta
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Genecy Novaes Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Leitura (Ensino fundamental)
topic Ensino fundamental
Leitura (Ensino fundamental)
description Orientador (a) : Camila Siqueira Gouvêa Costa Gonçalves
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-12T16:05:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-12T16:05:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53278
url https://hdl.handle.net/1884/53278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 32 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53278/1/R%20-%20E%20-%20GENECY%20NOVAES%20MORAES%20GUIMARAES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fba90b905f320e019b34d588a588721e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860891500609536