A contribuição do educador na organização do trabalho pedagógico na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bartnik, Helena Leomir de Souza
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68273
Resumo: Orientadora: Onilza Borges Martins
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMartins, Onilza Borges, 1940-2018Bartnik, Helena Leomir de Souza2022-11-04T13:52:08Z2022-11-04T13:52:08Z1993https://hdl.handle.net/1884/68273Orientadora: Onilza Borges MartinsDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 210-215Resumo: O presente estudo se propôs a analisar criticamente a contribuição do educador na organização do trabalho pedagógico nas escolas de 1º grau, da localidade de Cascavel - Estado do Paraná, bem como identificar sua contribuição na formação da consciência social e política da comunidade em geral. Alguns pontos de partida constituíram as preocupações centrais dessa investigação: 1. a insatisfação de pais, professores e alunos quanto ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem; 2. a falta de consistência teórica existente entre os profissionais da educação, para atuar no ensino de 1º e 2º graus e vencer os enfrentamentos que surgem no cotidiano dessas escolas; 3. as distâncias que continuam existindo entre os três graus de ensino, no contexto da educação, devido a ausência de uma articulação dos educadores; 4. a dissociação existente entre a ação curricular e as alternativas de uma gestão democrática consistente, que possibilite a "práxis" desejada; 5. as dificuldades imensas enfrentadas pelas Universidades Estaduais e Federais Brasileiras, face ao desempenho de sua função social, as quais não conseguem atender os ex-alunos com cursos de atualização. Dentro dessa perspectiva, procedeu-se uma análise histórica e teórica dos Cursos de Formação do Educador, assim como, dos princípios norteadores da ANFOPE, visando delinear alguns encaminhamentos para uma nova organização do trabalho pedagógico nas escolas, fundamentado nos seguintes pressupostos: - a formação dos profissionais da educação e sua função de intelectual organizador da cultura na escola e na sociedade; - a compreensão da educação na perspectiva de totalidade como uma categoria básica no processo de transmissão e reelaboração dos conteúdos científicos; - a gestão social e democrática como eixo central do processo de administração colegiada, - a educação permanente e a criatividade como um instrumento para o fortalecimento da formação dos profissionais que atuam nas escolas. Os dados da realidade foram coletados em dois momentos em 1991, em encontros e seminários, coordenados pela autora, com Diretores, Supervisores, Orientadores Educacionais e Professores da Rede Municipal de ensino de Cascavel; em 1992, visando estender o campo da investigação, foram realizadas entrevistas abertas não estruturadas à professores do ensino de 1º grau ,pertencentes a rede Estadual e atuantes em diferentes áreas dos currículos. O método utilizado no Estudo do Campo foi a da análise de conteúdo dos fragmentos dos discursos dos informantes ao nível de suas "práxis". Diante dos resultados obtidos, cabe reafirmar a necessidade de inserir no processo de reelaboração dos conteúdos os interesses e expectativas dos alunos, de tal forma que possam suscitar neles, o fascínio pela apropriação do conhecimento e a busca constante de um saber inovador.Resumen: Este estúdio se propuso analizar criticamente la contribución dei educador en la organización dei trabajo pedagógico de las escuelas de la localidad de Cascavel - Estado dei Paraná, tanto como identificar su contribución en la formación de la conciência social y política y la calificación que tienen esos profesionales. Algunos puntos de partida constituyero in las preocupaciones cêntrales de la investigación: 1. la insatisfacción de los padres, profesores y alumnos en relación al desarrollo dei proceso de la ensehanza y aprendi za je; 2. la inmensa precariedad existente de profesionales de educación preparados para actuar en la Ensehanza de lo y 2o grados, vencer los enfrentamientos que ocurrem en el cotidiano de esas escuelas; 3. los "impases" que continúan existiendo en la realidad entre los tres grados de ensehanza debido a la ausência de una articulación de los educadores; 4. la distancia que existe entre la acción curricular desarrollada por los profesionales y las alternativas de una gestión democrática consistente, que permita la "práxis" social deseada; 5. las Universidades Estaduales y Federales Brasileras continúam alejadas de su función social y no consiguen atender la clientela compuesta de licenciados yá formados hacia la actualización pretendida por ellos. Dentro de esa perspectiva se procedió a un análisis histórico y teórico de los Cursos de Formación dei Educador, así como de los princípios norteadores de la ANFOPE, visando delinear algunos encaminamientos hacia una nueva organización dei trabajo pedagógico en las escuelas, fundamentado en las siguientes premisas: - la formación de los profesionales de la educación y su función de intelectual organizador de la cultura en la escuela y en la sociedad; - la comprensión de la educación en la perspectiva de totalidad como una categoria básica en los procesos de transmisión y reelaboración de los contenidos científicos; - la gestión social y democrática como sustentáculo dei proceso de la administración colegiada. - la Educación Permanente y la creatividad como un instrumiento hacia e fortalecimiento de la formación de los profesores y de su ítuación en las escuelas. Los datos de la realidad fueróm colectados en dos momentos: en 1991, en encuentros y seminários, coordinados por la autora. Los informantes eram constituidos por directores, supervisores, orientadores y profesores de la red Municipal de la enehanza dei Município de Cascavel. En 1992, visando extender el campo de la investigación, con entrevistas abiertas no estructuradas cuyos 'informantes eran docentes de la enseflanza dei lo grado pertenecientes a la red Estadual y actuantes en diferentes áreas de los currículos. El método usado en el Estúdio de Campo fue el de análisis de contenido de los fragmentos de los discursos de los informantes a nível de su "práxis". Ante los resultados obtenidos cabe reafirmar la necesidad de inserir en el proceso de la renovación de los contenidos los intereses y expectativas de los alumnos, de tal manera que pueda suscitar en ellos la fascinación por la apropiación dei conocimiento y del saber.215 f.application/pdfDisponível em formato digitalEducadores - Estudo e ensino (Primeiro grau) - Cascavel (PR)Educadores - FormaçãoProfessores de ensino de primeiro grau - FormaçãoProfessores - FormaçãoSociologia educacionalRedação acadêmicaEducaçãoA contribuição do educador na organização do trabalho pedagógico na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - HELENA LEOMIR DE SOUZA BATINIK.pdfapplication/pdf11137699https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68273/1/D%20-%20HELENA%20LEOMIR%20DE%20SOUZA%20BATINIK.pdf66595f4dc8034b62ff080d078d08b9d7MD51open access1884/682732022-11-04 10:52:08.51open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68273Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-04T13:52:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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