A prática de ensino na formação do educador para as séries iniciais do ensino de 1º Grau : desafios e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Aparecida Tavarnaro
Data de Publicação: 1987
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/62621
Resumo: Orientadora: Onilza Borges Martins
id UFPR_69bfe9e22a50a0e9aa94437c74b371f3
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/62621
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Pereira, Aparecida TavarnaroUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMartins, Onilza Borges, 1940-20182022-08-22T18:55:16Z2022-08-22T18:55:16Z1987https://hdl.handle.net/1884/62621Orientadora: Onilza Borges MartinsDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 151-157Resumo: O presente estudo objetiva refletir sobre o papel da Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado na formação do educador para as séries iniciais do ensino de 1º grau. O pressuposto básico do estudo é de que essa formação deve favorecer o desenvolvimento de capacidades pessoal e profissional, preparando-o para assumir a diversidade de funções que a sociedade dele exige para o desenvolvimento da educação. Deve, ainda, auxiliá-lo a adquirir flexibilidade intelectual, espírito científico e crítico, para que ele possa se adaptar à evolução das condições educativas e contribuir à inovação educacional. Essa formação tem ensejado inquietações diretamente relacionadas ao binômio teoria e prática em educação. A pesquisa fundamenta-se em uma retrospectiva histórica do Curso de Magistério associada à análise do desempenho do sistema de ensino, relacionando-o à competência profissional do educador, a esclarecimentos sobre os conceitos de teoria e prática e à discussão da interação Didática-Prática de Ensino. Procurou-se, portanto, ressaltar a perenidade de alguns dos principais problemas dos cursos de formação de professores, principalmente dos que se referem às desvinculações da teoria e da prática. Assim, no intuito de investigar as noções dos estagiários a respeito da Prática de Ensino (sua finalidade, seu valor e sua posição dentro do Curso) e das professoras regentes de turma de escolas onde se desenvolve o estágio, foram elaborados e aplicados questionários a 95 estagiários do Instituto de Educação do Paraná e a 49 professores de quatro escolas de Curitiba onde são realizados os estágios. A análise dos dados coletados possibilitou verificar que (1) a dissociação da teoria e da prática persiste; (2) as atividades desenvolvidas pelos estagiários não englobam a gama de experiências indispensáveis ao desempenho profissional; (3) as estagiárias ressaltam a falta de conhecimento dos conteúdos ensinados nas séries iniciais do ensino de 1º grau; (4) as escolas em que se desenvolve o estágio não apresentam as condições ideais para sua realização; (5) as professoras das escolas esperam das estagiárias um desempenho para o qual elas não estão preparadas. A análise desses dados à luz do referencial teórico-conceptual possibilitou, ainda, a proposição de algumas recomendações para o aprimoramento do Curso de Magistério, notadamente da disciplina de Prática de Ensino.Abstract: The major objective of this study was to discuss the role played by supervised pre-service training in the preparation of teachers for the early grades of elementary education. The basic assumption of the study was that the preparation of teachers should support the development of the student-teachers' personal and professional abilities, as well as prepare them to take up the diversity of roles required by society for the development of education. This preparation should also help them to acquire intellectual flexibility and scientific and critical thinking, so that they may adapt their action to the evolution of educational thought and contribute to educational innovation. The pre-service training of student-teachers has launched a great many studies which have been particularly related to the dyad theory-practice in education. This research is founded on an historical retrospective of the Normal School associated with (a) an analysis of the performance of the school system in that it relates to the professional abilities of the educator; (b) a clarification of the concepts concerning theory and practice; and (c) a discussion of the interaction between didactics and pre-service training. The purpose of this review of the literature was to highlight the lastingness of the major problems facing teacher-training courses, mainly those related to the gap between theory and practice. Thus, in order to investigate the student-teacher's notions concerning pre-service training (its objectives and value, and its role in the curriculum) and those of the teachers of the classes where pre-service training occurs, questionnaires were filled out by 95 student-teachers from the Instituto de Educação do Parana and by 49 teachers from four Curitiba schools. The analysis of the data made possible the following statements: (a) a gap still exists between theory and practice; (b) the activities undertaken by the student-teachers do not encompass the array of experiences which are deemed necessary for their professional life; (c) the student-teachers emphasize their lack of knowledge of the curriculum content of the early grades of elementary education; (d) the schools where pre-service training is conducted do not present the ideal conditions for its realization; (e) the teachers expect of the student-teachers a performance for which they are not adequately prepared. The analysis of the data vis-à-vis the theoretical-conceptual frame of reference made also possible the forwarding of recommendations for the betterment of Normal Schools, mainly of pre-service training courses.157 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEnsinoEducadores - Estudo e ensino (Primeiro grau) - FormaçãoEducadores - Formação - BrasilRedação acadêmicaEducaçãoA prática de ensino na formação do educador para as séries iniciais do ensino de 1º Grau : desafios e perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - APARECIDA TAVARNARO PEREIRA.pdfapplication/pdf5762483https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62621/1/D%20-%20APARECIDA%20TAVARNARO%20PEREIRA.pdf5b45a58821c874d1a2e130e0652f7d7aMD51open access1884/626212022-08-22 15:55:16.577open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62621Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-22T18:55:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A prática de ensino na formação do educador para as séries iniciais do ensino de 1º Grau : desafios e perspectivas
title A prática de ensino na formação do educador para as séries iniciais do ensino de 1º Grau : desafios e perspectivas
spellingShingle A prática de ensino na formação do educador para as séries iniciais do ensino de 1º Grau : desafios e perspectivas
Pereira, Aparecida Tavarnaro
Ensino
Educadores - Estudo e ensino (Primeiro grau) - Formação
Educadores - Formação - Brasil
Redação acadêmica
Educação
title_short A prática de ensino na formação do educador para as séries iniciais do ensino de 1º Grau : desafios e perspectivas
title_full A prática de ensino na formação do educador para as séries iniciais do ensino de 1º Grau : desafios e perspectivas
title_fullStr A prática de ensino na formação do educador para as séries iniciais do ensino de 1º Grau : desafios e perspectivas
title_full_unstemmed A prática de ensino na formação do educador para as séries iniciais do ensino de 1º Grau : desafios e perspectivas
title_sort A prática de ensino na formação do educador para as séries iniciais do ensino de 1º Grau : desafios e perspectivas
author Pereira, Aparecida Tavarnaro
author_facet Pereira, Aparecida Tavarnaro
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Aparecida Tavarnaro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Onilza Borges, 1940-2018
contributor_str_mv Martins, Onilza Borges, 1940-2018
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Educadores - Estudo e ensino (Primeiro grau) - Formação
Educadores - Formação - Brasil
Redação acadêmica
Educação
topic Ensino
Educadores - Estudo e ensino (Primeiro grau) - Formação
Educadores - Formação - Brasil
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Onilza Borges Martins
publishDate 1987
dc.date.issued.fl_str_mv 1987
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-22T18:55:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-22T18:55:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/62621
url https://hdl.handle.net/1884/62621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 157 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62621/1/D%20-%20APARECIDA%20TAVARNARO%20PEREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b45a58821c874d1a2e130e0652f7d7a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860741264834560