Proposta de desenvolvimento integral do educando : jogos espontâneo-criativos
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Data de Publicação: | 1982 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/61616 |
Resumo: | Orientadora: Heloísa Lück |
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Holzmann, Maria Eneida FabianoLück, HeloisaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-16T20:38:48Z2020-10-16T20:38:48Z1982https://hdl.handle.net/1884/61616Orientadora: Heloísa LückDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 183-184Resumo: O estudo apresenta uma proposta de auxilio ao desenvolvimento integral do educando, por meio do processo do desenvolvimento da percepção de si, do outro e do ambiente, com vistas ao desenvolvimento equilibrado, harmonioso e integrado das dimensões afetiva, psicomotora e cognitiva do educando. Tal proposta foi elaborada a partir de concepções teóricas da "Escola para pensar", de Furth & Wachs (1978); da "Educação voltada para os processos", de Berman (1976); do "Currículo de afeto", de Weinstein & Fantini (1973); da "Educação global", de Vayer & Destrooper (1979); da "Educação para a auto-realização", de Combs (1980) e da "Educação da espontaneidade", de Moreno (1974). Essas concepções apresentam, em comum, o enfoque global da criança dentro da ação educativa, que é considerado básico para a proposta. Coerentemente com esse enfoque, a dinamização da proposta centra-se na realização de um Programa de Jogos Espontâneo Criativos, constituído de atividades de grupos que solicitam e dão condições ao educando de mobilizar-se por inteiro, de maneira a alcançar o desenvolvimento integrado de todas as suas dimensões. Isso porque o jogo se caracteriza pelo desafio e pela espontaneidade de participação, bem como pela utilização de variedade e diversidade de situações e materiais, de maneira a possibilitar ao educando a manifestação e compreensão de comportamentos expressivos e espontâneo-criativos. No processo de desenvolvimento dos jogos, são explorados, além da percepção de si, do outro e da escola, a cooperação, a criatividade, a espontaneidade, a comunicação e relacionamento interpessoal, dentre outros. Para uma avaliação objetiva do programa, utilizou-se o desenho quase experimental, sendo sujeitos do estudo 53 alunos pertencentes a duas classes de 5ª serie da Escola Ivo Leão, da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná. O tratamento teve a duração de 26 horas-aula, divididas em duas horas semanais. A análise dos resultados da vivência - conquanto não confirmada pelo tratamento estatístico - evidenciou o efetivo desenvolvimento dos processos de percepção de si, do outro e do ambiente, bem como a acentuada evolução nos processos de espontaneidade, criatividade, comunicação e relação. A comparação dos desempenhos demonstrados pelos alunos no início e no final do programa, e particularmente a evolução observada durante os jogos, permitem considerar que os objetivos do programa foram plenamente atingidos, em vista do que pode-se considerar a proposta como de grande valia para o enrique cimento do processo educativo.Abstract: This study presents a proposition of assistance to an integral development of the student, through the process of the development of the perception of self, of others and of the environment, with a view to an equilibrated, harmonious and integral development of the student's affective, psychomotor and cognitive dimensions. The proposition was elaborated based on theoretical conceptions from "Thinking goes to school", by Furth & Wachs (1978); from "New priorities in the curriculum", by Berman (1976), from "A curriculum of affect", by Weinstein & Fantini (1973) ; from "Global education", by Vayer & Destrooper (1979); from "Education for self-realization", by Combs (1980) and from "Psychodrama", by Moreno (1974). These conceptions evidence in common a global point of view of the child within the educative action, which is considered basic to the proposition. To be coherent with this point of view, the main focus of the proposition is in the realization of a program of spontaneous creative plays, with group activities that reclaim and also give conditions to the students to mobilize his whole self, in a way to reach his integral development in all directions. This occurs because play is characterized by the challenge and spontaneity of participation, as well as the use of a variety and diversity of situations and materials, in a way to give to the student the opportunity in exerersing and understanding expressive and spontaneous-creative behaviors. Besides the perception of self, of others and of the school, in the process of play they are explored, among others, cooperativeness, creativity, spontaneity, communication and human relations. With the objective to avaluate the program, it was used the quasi experimental design. The subjects of the study were fifty three (53) students from two fifth grade classes from "Ivo Leão" School, belonging to the Parana State system of Rede Estadual de Education. The treatment took place in .twenty - six (2 6) class-hours, divided into two hours a week. The analysis of the results of the experience - even though it was not confirmed by the statistic treatment - showed the effective development of the processes of perception of self, of others and of the environment, as well as a clear development of spontaneity, creativity, communication and relation processes. The comparison between the performance of the students at the beginning and at the end of the program, and specially the observed development during the process, allows to consider that the program objectives were tully reached. Therefore, it is possible to consider the proposal as one of great value to enrich the educative process.202 f. + anexos : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalPsicologia educacionalDissertações - EducaçãoEducaçãoProposta de desenvolvimento integral do educando : jogos espontâneo-criativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - MARIA ENEIDA FABIANO HOLZMANN.pdfapplication/pdf12658889https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61616/1/D%20-%20MARIA%20ENEIDA%20FABIANO%20HOLZMANN.pdf82816005815b7fcc2ba3efecf29d9b9cMD51open access1884/616162020-10-16 17:38:48.351open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61616Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-16T20:38:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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