O pensamento no espelho : uma proposta curricular para a iniciação da criança em Programação Ativa Linguagem Logo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baibich, Tânia Maria
Data de Publicação: 1986
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/61612
Resumo: Orientadora: Profª Zélia Milléo Pavão
id UFPR_3c849edaf6728eb1ebd4cb5a66e89735
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/61612
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Baibich, Tânia MariaPavão, Zelia Milleo, 1928-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-08-17T13:37:57Z2020-08-17T13:37:57Z1986https://hdl.handle.net/1884/61612Orientadora: Profª Zélia Milléo PavãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 102-105Resumo: Este estudo visa a sugerir os alinhamentos de uma proposta curricular de Programação Ativa - linguagem LOGO, Modo Gráfico. Buscando o embasamento na teoria piagetiana, que traça o perfil da construção das estruturas cognitivas da criança e dos adolescentes, faz-se então a revisão de toda a proposição filosófica da linguagem LOGO. LOGO ê uma linguagem de computador simples e poderosa, voltada para o aprendizado. Segue-se, neste estudo, o relato da Sondagem Experimental que foi realizada pela autora no período compreendido entre 1984 e 1985 com 44 crianças e adolescentes entre 5 e 14 anos. Os resultados da Sondagem, aliados ao referencial teórico citado, permitem o estudo da coerência existente entre as Estruturas do Pensamento e a Estrutura da Linguagem em questão. Surge daí a necessidade de uma caracterização da postura educacional adotada e a consequente fundamentação da proposta de um currículo de Programação Ativa - Linguagem LOGO, Método Gráfico.Abstract: This study aims to suggest the paths of a Curricular Proposal for an Active Programme of LOGO Language - Graphic Mode. Searching for the basis in the Piagetian Theory, which traces the outline of children's and adolescent's cognitive structures, then the review of the entire philosophical proposal of the LOGO language is done. LOGO is a simple and powerful computer language directed to the "learning". This study proceeds an account of the Experimental Research which was accomplished by the author within the period between 1984-1985 with 44 children and adolescents of 5 to 14 years old. The result of this research together with the mentioned theoric referencial, allow the study of the existing coherence between the Thought Structures and the Language Structure in question. The need for a characterization of the Adopted Educational Posture, and the consequent fundamentation of the proposal for a curriculum of an Active Programme of LOGO Speech - Graphic Mode, arise from all these data.Resumen: Este estudio intenta sugerir los lineamientos de una Propuesta Curricular de Programación Activa, lenguaje LOGO - modalidad gráfica. En la búsqueda de coherencia con la teoría piagetiana, traza el perfil de la construcción de las estructuras cognoscitivas del niño y del adolescente para revisar luego la fundamentación filosófica del Lenguaje LOGO. LOGO es un lenguaje de computador, simple y poderoso, orientado hacia el aprendizaje. A seguir, este estudio relata el Sondeo Experimental realizado por la autora en el período de 1984 a 1985 con 44 niños y adolescentes de entre 5 y 14 años. Los resultados de este sondeo vinculados al referencial teórico citado, permiten verificar la correlación entre las Estructuras del Pensamiento y la Estructura del lenguaje en cuestión. Surge de allí la necesidad de una caracterización de la postura educacional adoptada y la consecuente fundamentación de la propuesta de un currículo de Programación Activa, Lenguaje LOGO - modalidad gráfica.105 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalTecnologia educacionalDissertações - EducaçãoEducaçãoO pensamento no espelho : uma proposta curricular para a iniciação da criança em Programação Ativa Linguagem Logoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - TANIA MARIA BAIBICH.pdfapplication/pdf4496479https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61612/1/D%20-%20TANIA%20MARIA%20BAIBICH.pdf84eccaf361dfa23ba651dd9095a4a7afMD51open access1884/616122020-08-17 10:37:57.841open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61612Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-17T13:37:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O pensamento no espelho : uma proposta curricular para a iniciação da criança em Programação Ativa Linguagem Logo
title O pensamento no espelho : uma proposta curricular para a iniciação da criança em Programação Ativa Linguagem Logo
spellingShingle O pensamento no espelho : uma proposta curricular para a iniciação da criança em Programação Ativa Linguagem Logo
Baibich, Tânia Maria
Tecnologia educacional
Dissertações - Educação
Educação
title_short O pensamento no espelho : uma proposta curricular para a iniciação da criança em Programação Ativa Linguagem Logo
title_full O pensamento no espelho : uma proposta curricular para a iniciação da criança em Programação Ativa Linguagem Logo
title_fullStr O pensamento no espelho : uma proposta curricular para a iniciação da criança em Programação Ativa Linguagem Logo
title_full_unstemmed O pensamento no espelho : uma proposta curricular para a iniciação da criança em Programação Ativa Linguagem Logo
title_sort O pensamento no espelho : uma proposta curricular para a iniciação da criança em Programação Ativa Linguagem Logo
author Baibich, Tânia Maria
author_facet Baibich, Tânia Maria
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Pavão, Zelia Milleo, 1928-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Baibich, Tânia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Dissertações - Educação
Educação
topic Tecnologia educacional
Dissertações - Educação
Educação
description Orientadora: Profª Zélia Milléo Pavão
publishDate 1986
dc.date.issued.fl_str_mv 1986
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-17T13:37:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-17T13:37:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/61612
url https://hdl.handle.net/1884/61612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 105 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61612/1/D%20-%20TANIA%20MARIA%20BAIBICH.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 84eccaf361dfa23ba651dd9095a4a7af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860752053633024