A cultura de paz na concepção de educadores de escolas da rede pública estadual de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fackin, Rosemari
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/26846
Resumo: Orientadora: Profª Drª Araci Asinelli da Luz
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spelling Fackin, RosemariLuz, Araci Asinelli da, 1948-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-14T20:24:55Z2020-09-14T20:24:55Z2005https://hdl.handle.net/1884/26846Orientadora: Profª Drª Araci Asinelli da LuzDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/08/2005Inclui bibliografiasResumo: No presente estudo, foi investigado a concepção dos docentes de escolas da rede pública estadual de Curitiba a respeito de Cultura de Paz: educação para paz, com vista numa urgência em repensar este tema, pois a violência permeia as relações humanas dentro do espaço escolar. Especificamente, objetivou-se levantar qual a visão que os docentes possuem sobre a Cultura de Paz, bem como as estratégias utilizadas para sua implementação. Metodologicamente, optou-se pela abordagem qualitativa, com uma pesquisa descritiva-exploratória. O levantamento de dados foi feito por meio de um questionário semi-estruturado, com dezoito professores de ambos os sexos, sendo a maioria mulheres, de 20 a 40 anos, em três escolas estaduais de Curitiba. O corpus foi organizado em categorias para fins de análise, possibilitando melhor compreensão e interpretação das falas expressas pelos sujeitos pesquisados. Pode-se perceber que os docentes ainda hoje possuem a concepção de que a Cultura de Paz serve para que a violência não se instale. A Cultura de Paz na escola se constitui em ação que pretende se responsabilizar por transformação no sentido de minimizar e, quem sabe, erradicar o problema da violência. Embora existam trabalhos e discussões a respeito, é possível dizer que falta uma política pública séria, um governo comprometido com a educação, e, por conseguinte, com a formação daquele que é um dos elementos capazes de transformar este contexto, o professor. Enfim, quanto ao embasamento teórico, a maioria dos professores pesquisados demonstra possuir poucos conhecimentos necessários à aplicação da proposta de educar para a paz, para que se consiga uma Cultura de Paz. Alguns professores ainda descrevem parcialmente as concepções a respeito do tema, faltando-lhes uma visão mais ampla do mesmo, ficando distantes dos fundamentos veiculados atualmente pela comunidade científica, evidenciando a necessidade de estudos, ações e reflexões, para o aperfeiçoamento e aprofundamento do tema.Abstract: In the present study, it was investigated the conception of the teachers. of State Public Schools of Curitiba regarding the Culture of Peace: education for peace, with a view in an emergency in rethinking this theme because the violence permeates the human relationships inside of the school space. Specifically, it was aimed to get up which the vision that the teachers have on Peace's Culture, as well as the strategies used for the implementation. Methodologically, it was opted for the qualitative approach, with a descriptive-exploratory research. The rising of data was made through a semi-structured questionnaire, with eighteen teachers of both sexes, being most women, from 20 to 40 years, in three State Public Schools of Curitiba. The corpus was organized in categories for analysis ends, making possible better understanding and interpretation of the expressed speeches for the researched subjects. It can be noticed that the teachers until today have the conception that Peace's Culture serves to the violence doesn't settle. Peace's Culture in the school is constituted in action that intends to make responsible for transformation in the sense of minimizing and, maybe, to eradicate the problem of the violence. Although works and discussions about it exist, it is possible saying that lacks a serious public politics, a committed government with the education, and, consequently, with the formation of who is one of the elements capable to transform this context, the teacher. Finally, as for the theoretical fundament, most of the researched teachers demonstrate to have little necessary knowledge to the application of the proposal of educating for the peace, for a Culture of Peace to be gotten. Some teachers still describe partially the conceptions regarding the theme, lacking them a wider vision of the same, being distant of the foundations transmitted now by the scientific community, evidencing the need of studies, actions and reflections, for the improvement and deep study on the theme.97 f. : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoViolencia escolarAntropologia educacionalEducaçãoA cultura de paz na concepção de educadores de escolas da rede pública estadual de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ROSEMARI FACKIN.pdfapplication/pdf925614https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26846/1/R%20-%20D%20-%20ROSEMARI%20FACKIN.pdf8d37134c39f2f810ed6048a1a57e22d5MD51open access1884/268462020-09-14 17:24:55.938open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26846Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-14T20:24:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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