Política pública para unidades de conservação no Brasil : diagnóstico e propostas para uma revisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Mara Freire Rodrigues de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/28774
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Paulo de Tarso de Lara Pires
id UFPR_5f71e81f80e98645c582b5ef5060140e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/28774
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Mara Freire Rodrigues deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Engenharia FlorestalPires, Paulo de Tarso de Lara2019-02-06T14:57:20Z2019-02-06T14:57:20Z2012https://hdl.handle.net/1884/28774Orientador : Prof. Dr. Paulo de Tarso de Lara PiresTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal. Defesa: Curitiba, 11/05/2012Bibliografia: fls. 327-342Área de concentração: Economia e política florestalResumo: O presente trabalho questiona as políticas públicas voltadas para a criação das Unidades de Conservação no Brasil, concluindo que ela está eivada de conflitos e contradições que tornam sua exequibilidade inviável, dado que está repleta de conceitos antagônicos. O principal e que permeia todo o Sistema de Unidades de Conservação é a inclusão no mesmo sistema das Unidades de Conservação de Proteção Integral e de Uso Sustentável. Questiona-se: Como compatibilizar os objetivos das Unidades de Conservação (UCs) de Proteção Integral que visam a preservação do ecossistema e a proteção da biodiversidade com o aproveitamento dos recursos e os benefícios sociais e econômicos das populações locais preconizados pelas unidades de conservação de uso sustentável dentro do mesmo sistema? Constata-se que a resposta a esta questão depende do paradigma de seu questionador: se preservacionista ou socioambientalista. Ou seja, dependendo da visão de mundo que cada gestor tenha as políticas públicas voltadas para a proteção da biodiversidade obedecerão a um ou outro viés, intensificando, ao longo dos anos, os equívocos e contradições do Sistema. Para escapar desta armadilha sugere-se que sejam separados em dois: um sistema voltado exclusivamente para a proteção da biodiversidade, com a inclusão apenas das Unidades de Proteção Integral, sob a responsabilidade do Instituto de Biodiversidade (atual ICMBio) e outro voltado à proteção das populações tradicionais e do desenvolvimento sustentável, que estaria vinculado ao Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). Demonstra-se também que inexiste um princípio de supremacia do interesse ambiental sobre os demais direitos fundamentais constitucionalmente protegidos, tendo em vista que a Constituição é em si um Sistema, que deve atender a um princípio da unidade, devendo todas as normas conviver em harmonia. Daí porque se sugere, que para que no caso de Colisão de Direitos Fundamentais com a criação de Unidades de Conservação, seja aplicado o princípio da proporcionalidade, usando o juízo de ponderação para definição de qual bem constitucionalmente protegido (direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, direito à cultura ou direito à propriedade, entre outros) irá preponderar no caso em tela. Por fim apontam-se os defeitos da Lei 9.985/00, sugerindo-se um novo arranjo institucional, visando melhorar a proteção da biodiversidade no país.Abstract: The present research work questions the public policies for the creation of Protected Area - PA in Brazil, concluding that these policies are riddled with conflicts and contradictions that make its execution not feasible, since it is full of antagonistic concepts. The main conflict that permeates the whole system of protected areas is the inclusion, in the same system of two concepts, the concept of Conservation Unit of Integral Protection and the concept of Conservation Unit of Sustainable Use. One may wonder how to reconcile the objectives of the Conservation Units (CUs) of Integral Protection that aims the preservation of the ecosystem and protection of the biodiversity, with the utilization of resources and social and economic benefits of local populations advocated by the conservation units for sustainable use, within the same system? It appears that the answer to this question depends on the paradigm of the challenger: if this has an interest in preservation or social and environment. So depending on the worldview that each manager has, the public policies for the protection of biodiversity will obey one or another bias, intensifying, over the years, mistakes and contradictions of the Brazilian system. To escape of this trap, it is suggested the separation as follows: one system designed exclusively for the protection of biodiversity, with the inclusion of only the Integral Protection Units, should be under the responsibility of the Institute of Biodiversity (Currently ICMBio) and the other, oriented to the traditional peoples and to sustainable development, which would be linked to the Ministry of Agrarian Development (MDA). It is shown also that there is not a supremacy principle of environmental interest over other fundamental rights constitutionally protected, considering that the Constitution is itself a system that must respond to a unity principle and therefore there should be harmony between all norms. Hence why it is suggested, that in case of a Collision of Fundamental Rights with the creation of a Conservation Units, the principle of proportionality must be applied, using the best judgment for defining which constitutionally protected right (environment ecologically balanced, culture right or property right, among others) would be prevailed in the case up hand. Finally, pointing the shortcomings of the Law 9.985/00, suggesting a new Institutional reform, to enhance the protection of biodiversity in the country.428f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesPolítica florestal - BrasilReservas florestaisConservação da natureza - Politica governamentalÁreas de conservação de recursos naturais - BrasilBiodiversidade - Conservação - BrasilPolítica pública para unidades de conservação no Brasil : diagnóstico e propostas para uma revisãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MARA FREIRE RODRIGUES DE SOUZA.pdfapplication/pdf4249276https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28774/1/R%20-%20T%20-%20MARA%20FREIRE%20RODRIGUES%20DE%20SOUZA.pdf9ef0d88cafe9f539515e2220685d4442MD51open accessTEXTR - T - MARA FREIRE RODRIGUES DE SOUZA.pdf.txtExtracted Texttext/plain970072https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28774/2/R%20-%20T%20-%20MARA%20FREIRE%20RODRIGUES%20DE%20SOUZA.pdf.txtac77dd467925c0b8f893c0db3e5d9adfMD52open accessTHUMBNAILR - T - MARA FREIRE RODRIGUES DE SOUZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1133https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28774/3/R%20-%20T%20-%20MARA%20FREIRE%20RODRIGUES%20DE%20SOUZA.pdf.jpgf87f000ed694ddb1b443066b088bc8f3MD53open access1884/287742019-02-06 12:57:20.826open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/28774Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-02-06T14:57:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Política pública para unidades de conservação no Brasil : diagnóstico e propostas para uma revisão
title Política pública para unidades de conservação no Brasil : diagnóstico e propostas para uma revisão
spellingShingle Política pública para unidades de conservação no Brasil : diagnóstico e propostas para uma revisão
Souza, Mara Freire Rodrigues de
Teses
Política florestal - Brasil
Reservas florestais
Conservação da natureza - Politica governamental
Áreas de conservação de recursos naturais - Brasil
Biodiversidade - Conservação - Brasil
title_short Política pública para unidades de conservação no Brasil : diagnóstico e propostas para uma revisão
title_full Política pública para unidades de conservação no Brasil : diagnóstico e propostas para uma revisão
title_fullStr Política pública para unidades de conservação no Brasil : diagnóstico e propostas para uma revisão
title_full_unstemmed Política pública para unidades de conservação no Brasil : diagnóstico e propostas para uma revisão
title_sort Política pública para unidades de conservação no Brasil : diagnóstico e propostas para uma revisão
author Souza, Mara Freire Rodrigues de
author_facet Souza, Mara Freire Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Mara Freire Rodrigues de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pires, Paulo de Tarso de Lara
contributor_str_mv Pires, Paulo de Tarso de Lara
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Política florestal - Brasil
Reservas florestais
Conservação da natureza - Politica governamental
Áreas de conservação de recursos naturais - Brasil
Biodiversidade - Conservação - Brasil
topic Teses
Política florestal - Brasil
Reservas florestais
Conservação da natureza - Politica governamental
Áreas de conservação de recursos naturais - Brasil
Biodiversidade - Conservação - Brasil
description Orientador : Prof. Dr. Paulo de Tarso de Lara Pires
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-06T14:57:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-06T14:57:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/28774
url https://hdl.handle.net/1884/28774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 428f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28774/1/R%20-%20T%20-%20MARA%20FREIRE%20RODRIGUES%20DE%20SOUZA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28774/2/R%20-%20T%20-%20MARA%20FREIRE%20RODRIGUES%20DE%20SOUZA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/28774/3/R%20-%20T%20-%20MARA%20FREIRE%20RODRIGUES%20DE%20SOUZA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ef0d88cafe9f539515e2220685d4442
ac77dd467925c0b8f893c0db3e5d9adf
f87f000ed694ddb1b443066b088bc8f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860835895672832