Educação ambiental na escola como ferramenta para a ressignificação da identidade do lugar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meduna, Cliciane de Souza, 1975-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/64179
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Helena Midori Kashiwagi
id UFPR_6107a7fbc75cee4894f3602850290e8f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/64179
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Meduna, Cliciane de Souza, 1975-Kashiwagi, Helena Midori, 1967-Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais2022-02-01T19:33:36Z2022-02-01T19:33:36Z2019https://hdl.handle.net/1884/64179Orientadora: Prof.ª Dr.ª Helena Midori KashiwagiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 27/06/2019Inclui referências: p. 116-120Resumo: A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal do Campo Cipriano Librano Ramos, situada na Colônia Pereira, município de Paranaguá - PR. O objetivo dessa investigação foi promover ações de Educação Ambiental como ferramenta para os estudantes ressignificarem a identidade do lugar. O isolamento geográfico e a distância do centro urbano, são alguns dos fatores que levaram os moradores dessa Colônia à construção de relações espaciais com o lugar e a configuração de novos espaços de identidade. O aporte teórico fundamentou-se na Geografia Humanista, em sua vertente fenomenológica, para se compreender as relações de espaço e lugar, e, desvendar o mundo vivido de cada indivíduo. Buscou-se aproximações teóricas de Joseph Cornell com Yi-Fu Tuan para desenvolver a abordagem metodológica das vivências com a natureza de Cornell com o sentimento topofílico proposto por Tuan. Cornell propõe em seu método a aprendizagem sequencial que descreve as formas de se utilizar a natureza para o aprendizado das crianças e Tuan propõe a partir da experiência na natureza identificar os lugares topofílicos que remetem ao amor e a afetividade. Nesse contexto, utilizou-se como ferramenta para a coleta dos dados equipamentos eletrônicos (câmeras fotográficas e celulares) para os estudantes registrarem as imagens dos lugares por eles escolhidos com maior representatividade. Das inúmeras coletas foram selecionadas 28 imagens, as quais compuseram a base do produto resultante desta pesquisa "Jogo Educativo de Memória" denominado "Redescobrindo a Colônia Pereira". Espera-se com esse produto que outros professores do Ensino Fundamental I possam reproduzir e aplica-lo em suas práticas pedagógicas, considerando a Educação Ambiental como ferramenta para a ressignificação da identidade do lugar. Palavras-chave: Educação Ambiental, Colônia Pereira, Identidade do lugar.Abstract: The research was developed at the Municipal School of Campo Cipriano Librano Ramos, located in the Colony Pereira, municipality of Paranaguá - PR. The purpose of this research was to promote Environmental Education actions as a tool for students to re-signify the identity of the place. The geographic isolation and distance from the urban center are some of the factors that led the inhabitants of this colony to the construction of spatial relations with the place and the configuration of new spaces of identity. The theoretical contribution was based on the Humanist Geography, in its phenomenological aspect, to understand the relations of space and place, and to unveil the lived world of each individual. Joseph Cornell's theoretical approaches with Yi-Fu Tuan were sought to develop the methodological approach to Cornell's nature experiences with the topophilic sentiment proposed by Tuan. Cornell proposes in his method the sequential learning that describes the ways of using the nature for the learning of the children and Tuan proposes from the experience in the nature to identify the topofílicos places that they refer to the love and the affectivity. In this context, it was used as a tool for the collection of data electronic equipment (cameras and cell phones) for students to record the images of the places they chose with greater representativeness. Of the numerous collections, 28 images were selected, which composed the product base resulting from this research "Educational Memory Game" called "Rediscovering the Colony Pereira". This product is expected to be replicated by other elementary school teachers and applied in their pedagogical practices, considering Environmental Education as a tool to redefine the identity of the place. Key-words: Environmental Education, Colonia Pereira, Identity of the place1 arquivo (137 p.) : PDF.application/pdfEducação ambientalEnsino fundamentalJogos - EducaçãoEducação ambiental na escola como ferramenta para a ressignificação da identidade do lugarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CLICIANE DE SOUZA MEDUNA.pdfapplication/pdf37563624https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64179/1/R%20-%20D%20-%20CLICIANE%20DE%20SOUZA%20MEDUNA.pdf31316db108945da943a6eee4a7ca7e4cMD51open access1884/641792022-02-01 16:33:36.85open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/64179Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-01T19:33:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação ambiental na escola como ferramenta para a ressignificação da identidade do lugar
title Educação ambiental na escola como ferramenta para a ressignificação da identidade do lugar
spellingShingle Educação ambiental na escola como ferramenta para a ressignificação da identidade do lugar
Meduna, Cliciane de Souza, 1975-
Educação ambiental
Ensino fundamental
Jogos - Educação
title_short Educação ambiental na escola como ferramenta para a ressignificação da identidade do lugar
title_full Educação ambiental na escola como ferramenta para a ressignificação da identidade do lugar
title_fullStr Educação ambiental na escola como ferramenta para a ressignificação da identidade do lugar
title_full_unstemmed Educação ambiental na escola como ferramenta para a ressignificação da identidade do lugar
title_sort Educação ambiental na escola como ferramenta para a ressignificação da identidade do lugar
author Meduna, Cliciane de Souza, 1975-
author_facet Meduna, Cliciane de Souza, 1975-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Kashiwagi, Helena Midori, 1967-
Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
dc.contributor.author.fl_str_mv Meduna, Cliciane de Souza, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Ensino fundamental
Jogos - Educação
topic Educação ambiental
Ensino fundamental
Jogos - Educação
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Helena Midori Kashiwagi
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-01T19:33:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-01T19:33:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/64179
url https://hdl.handle.net/1884/64179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (137 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64179/1/R%20-%20D%20-%20CLICIANE%20DE%20SOUZA%20MEDUNA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 31316db108945da943a6eee4a7ca7e4c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860870748241920