Livro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Drabach, André Luiz Mognol
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/46973
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Luciane Mulazani dos Santos
id UFPR_615b244bd9aeac09e3ee2e1d6a316faa
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/46973
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em MatemáticaSantos, Luciane Mulazani dos, 1973-Drabach, André Luiz Mognol2024-05-02T18:34:16Z2024-05-02T18:34:16Z2017https://hdl.handle.net/1884/46973Orientadora: Profª. Drª. Luciane Mulazani dos SantosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática. Defesa: Curitiba, 16/02/2017Inclui referências : f. 98-100Área de concentração: MatemáticaResumo: Neste trabalho são apresentados passos de uma pesquisa de Mestrado na tentativa de descrever um caminho trilhado por livros didáticos de Matemática destinados à Educação do Campo, desde sua concepção até o instante em que o professor faz seu uso numa sala de aula da Escola Municipal do Campo Contestado, na Lapa - PR. Inicialmente, apresenta-se o contexto histórico do Programa Nacional do Livro Didático do Campo, o PNLD Campo, e os editais de convocação para o processo de inscrição, avaliação, escolha e distribuição de obras didáticas. Descreve-se o processo editorial de desenvolvimento do livro didático pautado na experiência profissional do pesquisador e adotam-se os procedimentos de pesquisa da História Oral para entrevistar a diretora e a professora de Matemática da escola, com a intenção de levantar tópicos relevantes que fundamentam a escolha e concepção de uso do livro didático de Matemática, bem como mapear as características da realidade em que a escola está inserida.Abstract: This paper presents the steps taken in a research for the Master's degree thesis which describes a path followed by Math textbooks aimed at Field Education, since its conception to the moment when a teacher uses them in the classroom at Campo Contestado Municipal School, located in the city of Lapa, state of Paraná. Firstly, it is presented the historical background of the National Field Textbook Program (PNLD Field) and the call notice for registration, evaluation, choice and distribution of the textbooks. The editorial process of the development of the textbooks is described based on the researcher's professional experiences. The search procedures of Oral History were adopted to interview the principal and the Math teacher of the abovementioned school in order to gather important topics that base the choices and the conceptions of the use of Math textbooks, as well as to map some real situations which the school is taking part of.110 f. : il.; retrs, colors.application/pdfDisponível em formato digitalMatemáticaMatemática - Livros didaticosHistoria oralLivro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANDRE LUIZ MOGNOL DRABACH.pdfapplication/pdf2769602https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/46973/1/R%20-%20D%20-%20ANDRE%20LUIZ%20MOGNOL%20DRABACH.pdf309cb3e93717fb8f3e712bd28c6a2f29MD51open access1884/469732024-05-02 15:34:17.013open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/46973Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-02T18:34:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Livro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestado
title Livro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestado
spellingShingle Livro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestado
Drabach, André Luiz Mognol
Matemática
Matemática - Livros didaticos
Historia oral
title_short Livro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestado
title_full Livro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestado
title_fullStr Livro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestado
title_full_unstemmed Livro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestado
title_sort Livro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestado
author Drabach, André Luiz Mognol
author_facet Drabach, André Luiz Mognol
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Luciane Mulazani dos, 1973-
dc.contributor.author.fl_str_mv Drabach, André Luiz Mognol
contributor_str_mv Santos, Luciane Mulazani dos, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Matemática - Livros didaticos
Historia oral
topic Matemática
Matemática - Livros didaticos
Historia oral
description Orientadora: Profª. Drª. Luciane Mulazani dos Santos
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-02T18:34:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-02T18:34:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/46973
url https://hdl.handle.net/1884/46973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 110 f. : il.; retrs, colors.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/46973/1/R%20-%20D%20-%20ANDRE%20LUIZ%20MOGNOL%20DRABACH.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 309cb3e93717fb8f3e712bd28c6a2f29
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898727509721088