Livro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/46973 |
Resumo: | Orientadora: Profª. Drª. Luciane Mulazani dos Santos |
id |
UFPR_615b244bd9aeac09e3ee2e1d6a316faa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/46973 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em MatemáticaSantos, Luciane Mulazani dos, 1973-Drabach, André Luiz Mognol2024-05-02T18:34:16Z2024-05-02T18:34:16Z2017https://hdl.handle.net/1884/46973Orientadora: Profª. Drª. Luciane Mulazani dos SantosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática. Defesa: Curitiba, 16/02/2017Inclui referências : f. 98-100Área de concentração: MatemáticaResumo: Neste trabalho são apresentados passos de uma pesquisa de Mestrado na tentativa de descrever um caminho trilhado por livros didáticos de Matemática destinados à Educação do Campo, desde sua concepção até o instante em que o professor faz seu uso numa sala de aula da Escola Municipal do Campo Contestado, na Lapa - PR. Inicialmente, apresenta-se o contexto histórico do Programa Nacional do Livro Didático do Campo, o PNLD Campo, e os editais de convocação para o processo de inscrição, avaliação, escolha e distribuição de obras didáticas. Descreve-se o processo editorial de desenvolvimento do livro didático pautado na experiência profissional do pesquisador e adotam-se os procedimentos de pesquisa da História Oral para entrevistar a diretora e a professora de Matemática da escola, com a intenção de levantar tópicos relevantes que fundamentam a escolha e concepção de uso do livro didático de Matemática, bem como mapear as características da realidade em que a escola está inserida.Abstract: This paper presents the steps taken in a research for the Master's degree thesis which describes a path followed by Math textbooks aimed at Field Education, since its conception to the moment when a teacher uses them in the classroom at Campo Contestado Municipal School, located in the city of Lapa, state of Paraná. Firstly, it is presented the historical background of the National Field Textbook Program (PNLD Field) and the call notice for registration, evaluation, choice and distribution of the textbooks. The editorial process of the development of the textbooks is described based on the researcher's professional experiences. The search procedures of Oral History were adopted to interview the principal and the Math teacher of the abovementioned school in order to gather important topics that base the choices and the conceptions of the use of Math textbooks, as well as to map some real situations which the school is taking part of.110 f. : il.; retrs, colors.application/pdfDisponível em formato digitalMatemáticaMatemática - Livros didaticosHistoria oralLivro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANDRE LUIZ MOGNOL DRABACH.pdfapplication/pdf2769602https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/46973/1/R%20-%20D%20-%20ANDRE%20LUIZ%20MOGNOL%20DRABACH.pdf309cb3e93717fb8f3e712bd28c6a2f29MD51open access1884/469732024-05-02 15:34:17.013open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/46973Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-02T18:34:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Livro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestado |
title |
Livro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestado |
spellingShingle |
Livro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestado Drabach, André Luiz Mognol Matemática Matemática - Livros didaticos Historia oral |
title_short |
Livro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestado |
title_full |
Livro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestado |
title_fullStr |
Livro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestado |
title_full_unstemmed |
Livro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestado |
title_sort |
Livro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestado |
author |
Drabach, André Luiz Mognol |
author_facet |
Drabach, André Luiz Mognol |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Luciane Mulazani dos, 1973- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Drabach, André Luiz Mognol |
contributor_str_mv |
Santos, Luciane Mulazani dos, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Matemática - Livros didaticos Historia oral |
topic |
Matemática Matemática - Livros didaticos Historia oral |
description |
Orientadora: Profª. Drª. Luciane Mulazani dos Santos |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-05-02T18:34:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-05-02T18:34:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/46973 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/46973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
110 f. : il.; retrs, colors. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/46973/1/R%20-%20D%20-%20ANDRE%20LUIZ%20MOGNOL%20DRABACH.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
309cb3e93717fb8f3e712bd28c6a2f29 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898727509721088 |