Entre percepções e reflexões : um diálogo sobre linguagem e experiências no ensino-aprendizagem de japonês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrocínio, Fabiana Cristina Ramos, 1982-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/78310
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Paula Garcia de Freitas
id UFPR_617584e909f87a7904a953007e30eec6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78310
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Patrocínio, Fabiana Cristina Ramos, 1982-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasFreitas, Paula Garcia de, 1980-2022-08-30T15:38:42Z2022-08-30T15:38:42Z2022https://hdl.handle.net/1884/78310Orientadora: Profa. Dra. Paula Garcia de FreitasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 27/05/2022Inclui referências: p. 106-113Resumo: O presente trabalho se propôs a discutir e compreender como ideologias linguísticas atravessaram as narrativas de estudantes de língua japonesa em um curso de extensão universitária na Universidade Federal do Paraná. O curso foi realizado com o propósito de promover discussões e reflexões sobre a linguagem, podendo ser coletados dados para análise através de um modelo qualitativo de base interpretativista. A partir das discussões promovidas pelas temáticas propostas, os estudantes puderam colocar suas percepções sobre linguagem e narrar suas vivências no ensino-aprendizagem de língua japonesa. A partir dessas narrativas, foi possível identificar as ideologias linguísticas predominantes e compreender como essas ideologias constituem a concepção de linguagem desses estudantes, possibilitando a análise sobre como práticas pedagógicas e materiais didáticos padronizadores não correspondem às demandas e as realidades dos estudantes, propondo reflexões sobre um ensino que seja preocupado com as necessidades dos alunos e responsivo aos seus contextos. Guiado sob a perspectiva de uma Linguística Aplicada preocupada com questões sociais e com a promoção da pluralidade e o respeito à diversidade dentro do ensino, este estudo também teve como objetivo compreender como ideologias raciolinguísticas atravessam as narrativas desses estudantes e os impactos em suas experiências e percepções criados por essas ideologias. Por meio dessas narrativas a pesquisa pode trazer reflexões sobre o ensino de japonês que vão na direção de um ensino que seja situado e localizado, mas que esteja atento às interações globais e multimodais nos quais a sociedade atual está inserida. O estudo é situado e localizado e entende que não pode ser generalizado para todos os contextos de estudo de língua japonesa.Abstract: The present work aims to discuss and understand how linguistic ideologies crossed the narratives of Japanese language students in a university extension course at the Federal University of Paraná. The event aimed to promote discussions and reflections about language, and data could be collected for analysis through a qualitative model with an interpretative basis. From the interlocutions established by the proposed themes, the students could express their perceptions about language and narrate their experiences in Japanese language teachinglearning. Based on these narratives, it was possible to identify the predominant linguistic ideologies and understand how these ideologies constitute the students' conception of language. Also, allowing the analysis of how standardizing pedagogical practices and didactic materials do not correspond to the students' demands and realities, proposing reflections about teaching that are concerned with the students' needs and responsive to their contexts. Guided under the perspective of Applied Linguistics, concerned with social issues and the promotion of plurality and respect for diversity within education, this study also aimed to understand how raciolinguistic ideologies cross through the narratives of these students and the impacts on their experiences and perceptions created by these ideologies. Through these narratives, the research brings forward reflections on the teaching of Japanese that move in the direction of teaching practices that are situated and localized but are attentive to the global and multimodal interactions in today's society. The study is positioned and localized and understands that it cannot be generalized to all contexts of Japanese language study.1 recurso online : PDF.application/pdfLingua japonesaLinguistica aplicadaLinguagem e línguas - Estudo e ensinoLetrasEntre percepções e reflexões : um diálogo sobre linguagem e experiências no ensino-aprendizagem de japonêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FABIANA CRISTINA RAMOS PATROCINIO.pdfapplication/pdf16408130https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78310/1/R%20-%20D%20-%20FABIANA%20CRISTINA%20RAMOS%20PATROCINIO.pdf47e6936c2d819cbc45d39ad04c86cfdcMD51open access1884/783102022-08-30 12:38:42.166open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78310Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-30T15:38:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre percepções e reflexões : um diálogo sobre linguagem e experiências no ensino-aprendizagem de japonês
title Entre percepções e reflexões : um diálogo sobre linguagem e experiências no ensino-aprendizagem de japonês
spellingShingle Entre percepções e reflexões : um diálogo sobre linguagem e experiências no ensino-aprendizagem de japonês
Patrocínio, Fabiana Cristina Ramos, 1982-
Lingua japonesa
Linguistica aplicada
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Letras
title_short Entre percepções e reflexões : um diálogo sobre linguagem e experiências no ensino-aprendizagem de japonês
title_full Entre percepções e reflexões : um diálogo sobre linguagem e experiências no ensino-aprendizagem de japonês
title_fullStr Entre percepções e reflexões : um diálogo sobre linguagem e experiências no ensino-aprendizagem de japonês
title_full_unstemmed Entre percepções e reflexões : um diálogo sobre linguagem e experiências no ensino-aprendizagem de japonês
title_sort Entre percepções e reflexões : um diálogo sobre linguagem e experiências no ensino-aprendizagem de japonês
author Patrocínio, Fabiana Cristina Ramos, 1982-
author_facet Patrocínio, Fabiana Cristina Ramos, 1982-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrocínio, Fabiana Cristina Ramos, 1982-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Paula Garcia de, 1980-
contributor_str_mv Freitas, Paula Garcia de, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua japonesa
Linguistica aplicada
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Letras
topic Lingua japonesa
Linguistica aplicada
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Letras
description Orientadora: Profa. Dra. Paula Garcia de Freitas
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-30T15:38:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-30T15:38:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/78310
url https://hdl.handle.net/1884/78310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78310/1/R%20-%20D%20-%20FABIANA%20CRISTINA%20RAMOS%20PATROCINIO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 47e6936c2d819cbc45d39ad04c86cfdc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860599135600640