O gesto musical gauchesco na composição de música contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/25988 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Maurício Dottori |
id |
UFPR_6225766b3dccda2796ed6e64ba397604 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25988 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Dottori, Maurício, 1960-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaSilva, Danilo Kuhn da2022-12-06T19:08:42Z2022-12-06T19:08:42Z2010https://hdl.handle.net/1884/25988Orientador: Prof. Dr. Maurício DottoriDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 31/08/2010Bibliografia: fls. 359-364Resumo: Esta dissertação apresenta materiais musicais gauchescos, coletados e analisados através de gravações com músicos inseridos no fazer musical do estado do Rio Grande do Sul, e a utilização destes materiais numa composição contemporânea. Para tanto, aborda primeiramente questões pertinentes ao folclore em geral, ao folclore musical gaúcho, e à apreensão de elementos musicais gauchescos para utilização composicional contemporânea. A seguir apresenta as transcrições destes materiais e a análise dos mesmos, pertencentes aos gêneros musicais chamarra, chote, vaneira, chamamé, rancheira, milonga, polca paraguaia e bugio, utilizados no Rio grande do Sul. Ligada à questão da utilização de materiais musicais gauchescos numa composição contemporânea, propõe-se uma definição instrumental de gesto musical, a qual se mostra bastante importante nesta transferência. Então é apresentada a composição de ensaio Rinascita, onde técnicas compositivas contemporâneas e o conceito de gesto musical, aplicados aos materiais coletados, foram experimentados pela primeira vez. Após, segue a composição principal, O rio de São Pedro, que busca demonstrar no âmbito da prática a elaboração teórica proposta. A composição, para grupo de câmara, é construída a partir da utilização de materiais musicais gauchescos e emprega um pensamento gestual. Um memorial da composição é então apresentado, no qual são descritos as técnicas compositivas e os principais gestos musicais utilizados, além de exemplos, retirados da partitura, da aplicação de várias questões derivadas das já discutidas. Encerra-se com as considerações finais, que avaliam tanto a elaboração teórica quanto a composição, na busca por uma validação, na prática da composição, do caminho teórico proposto.Abstract: This dissertation presents music materials originated in the gaucho cultural traditions of Rio Grande do Sul state, Brazil, collected and analyzed by means of recordings done with practical musicians there, and the use of these materials in a contemporary art-music composition. It deals, firstly, with subjects related to folklore in general, to gaucho folklore, and to the extraction of gaucho musical elements and their utilization in contemporary composition. Secondly, it presents the transcription and analysis of materials belonging to the chamarra, chote, vaneira, chamamé, rancheira, milonga, polca paraguaia and bugio musical genres, as found in Rio Grande do Sul. Related to the issue of using gaucho musical materials in a contemporary composition, an instrumental definition of musical gesture is proposed, which shows itself to be very important to this transfer. An essay piece, Rinascita, is presented, in which the composition techniques and the concept of musical gesture, as applied to the collected materials, were tried for the first time. Following, the main composition, O rio de São Pedro, that intends to put into practice the theoretical frame proposed. The composition, for a chamber group, was build from gaucho musical materials using a gestual thinking. Then, a composition memorial is presented in which the compositional techniques and the main musical gestures used are described, together with instances, drawn from the score, of application of the several issues derived from the already discussed. Finally, there is a discussion and assessment of the validity of the theoretical elaboration and of the composition.365f. + anexo 1 cd-rom : il.application/pdf application/zipDisponível em formato digitalMúsicaComposição (Música)Música contemporânea - Composição - Rio Grande do SulMúsica - Folclore - Rio Grande do SulTesesMusicaO gesto musical gauchesco na composição de música contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao - O GESTO MUSICAL GAUCHESCO NA COMPOSICAO DE MUSICA CONTEMPORANEA.pdfapplication/pdf35666729https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25988/1/Dissertacao%20-%20O%20GESTO%20MUSICAL%20GAUCHESCO%20NA%20COMPOSICAO%20DE%20MUSICA%20CONTEMPORANEA.pdfc8f4d83611f0d364b96e1d9956a0dfd5MD51open accessTEXTDissertacao - O GESTO MUSICAL GAUCHESCO NA COMPOSICAO DE MUSICA CONTEMPORANEA.pdf.txtExtracted Texttext/plain335146https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25988/2/Dissertacao%20-%20O%20GESTO%20MUSICAL%20GAUCHESCO%20NA%20COMPOSICAO%20DE%20MUSICA%20CONTEMPORANEA.pdf.txtab6b2cc797d74c2a2a0e3c125e0eb565MD52open accessTHUMBNAILDissertacao - O GESTO MUSICAL GAUCHESCO NA COMPOSICAO DE MUSICA CONTEMPORANEA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1340https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25988/3/Dissertacao%20-%20O%20GESTO%20MUSICAL%20GAUCHESCO%20NA%20COMPOSICAO%20DE%20MUSICA%20CONTEMPORANEA.pdf.jpgbcb0e23efe92a4deb35f9e2c4c29c3a7MD53open access1884/259882022-12-06 16:08:42.486open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25988Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-06T19:08:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O gesto musical gauchesco na composição de música contemporânea |
title |
O gesto musical gauchesco na composição de música contemporânea |
spellingShingle |
O gesto musical gauchesco na composição de música contemporânea Silva, Danilo Kuhn da Música Composição (Música) Música contemporânea - Composição - Rio Grande do Sul Música - Folclore - Rio Grande do Sul Teses Musica |
title_short |
O gesto musical gauchesco na composição de música contemporânea |
title_full |
O gesto musical gauchesco na composição de música contemporânea |
title_fullStr |
O gesto musical gauchesco na composição de música contemporânea |
title_full_unstemmed |
O gesto musical gauchesco na composição de música contemporânea |
title_sort |
O gesto musical gauchesco na composição de música contemporânea |
author |
Silva, Danilo Kuhn da |
author_facet |
Silva, Danilo Kuhn da |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Dottori, Maurício, 1960- Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Danilo Kuhn da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Composição (Música) Música contemporânea - Composição - Rio Grande do Sul Música - Folclore - Rio Grande do Sul Teses Musica |
topic |
Música Composição (Música) Música contemporânea - Composição - Rio Grande do Sul Música - Folclore - Rio Grande do Sul Teses Musica |
description |
Orientador: Prof. Dr. Maurício Dottori |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-06T19:08:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-06T19:08:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/25988 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/25988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
365f. + anexo 1 cd-rom : il. application/pdf application/zip |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25988/1/Dissertacao%20-%20O%20GESTO%20MUSICAL%20GAUCHESCO%20NA%20COMPOSICAO%20DE%20MUSICA%20CONTEMPORANEA.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25988/2/Dissertacao%20-%20O%20GESTO%20MUSICAL%20GAUCHESCO%20NA%20COMPOSICAO%20DE%20MUSICA%20CONTEMPORANEA.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25988/3/Dissertacao%20-%20O%20GESTO%20MUSICAL%20GAUCHESCO%20NA%20COMPOSICAO%20DE%20MUSICA%20CONTEMPORANEA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c8f4d83611f0d364b96e1d9956a0dfd5 ab6b2cc797d74c2a2a0e3c125e0eb565 bcb0e23efe92a4deb35f9e2c4c29c3a7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898866542510080 |