A industria de automoveis e o comportamento dos preços no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Reginaldo Jendik
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/75180
Resumo: Orientador: Jose Moraes Neto
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spelling Cardoso, Reginaldo JendikUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências EconômicasMoraes Neto, Jose, 1947-2022-04-25T14:49:04Z2022-04-25T14:49:04Z2004https://hdl.handle.net/1884/75180Orientador: Jose Moraes NetoMonografia(Graduaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Ciencias EconômicasResumo: Este trabalho tem o objetivo de demonstrar o comportamento de concorrência de um dos principais setores da economia brasileira, a indústria automobilística. Foi desenvolvida uma pesquisa no sentido de demonstrar a dinâmica e o padrão de competição, analisando o comportamento desde o seu início nos meados do anos 50, passando pelo ano de 1967, período que teve transformações estruturais e de formas de competição significativas para o setor. Em relação as mudanças estruturais, várias fusões ocorreram entre alguns fabricantes, o que implicou no desaparecimento dos produtores locais, e a formação de um setor oligopólico forte. Outro fator foi a entrada em nosso mercado dos três maiores produtores norte americanos. A prática de disputa de mercado via preços em um setor oligopolístico como o de automóveis é ineficiente, visto as empresas poderem responder a tal movimento de preços. Por isso, as mudanças no padrão de competição se resumem na crescente adesão das empresas em utilizar a prática de diferenciação de produto, o que não ocorria até então. Com essa prática, os produtores podem alcançar várias faixas de mercado, tendo um maior retorno financeiro, do que se simplesmente fosse feito via elevação de preços. Mostra-se também o crescimento das vendas do mercado não está vinculado a uma redução de preços.26 f.application/pdfIndústria automobilísticaA industria de automoveis e o comportamento dos preços no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALREGINALDO-JENDIK-CARDOSO.pdfapplication/pdf658522https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/75180/1/REGINALDO-JENDIK-CARDOSO.pdf798618df7fe6f696088367a5d399f178MD51open access1884/751802022-04-25 11:49:04.901open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/75180Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-25T14:49:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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