A escola do campo e sua relação com a pobreza e desigualdade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiquitto, Liliane Malinovski Padilha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53717
Resumo: Orientadora : Prof.ª Márcia Barbosa Soczek
id UFPR_00c9e3e9cca29ef66b6161190c3f559c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53717
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Chiquitto, Liliane Malinovski PadilhaSoczek, Marcia Barbosa, 1967-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-05-20T19:21:28Z2021-05-20T19:21:28Z2016https://hdl.handle.net/1884/53717Orientadora : Prof.ª Márcia Barbosa SoczekMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo: O presente artigo tem por objetivo analisar como a proposta pedagógica de uma escola do campo aborda a temática da pobreza e da desigualdade social. O tema em questão está presente em vários setores da sociedade, porém recebe mais visibilidade quando ocorre nas grandes cidades e suas periferias, porém isso não significa que nas áreas rurais não se encontrem pessoas em situação precária. O foco deste trabalho é refletir sobre qual é o papel da escola do campo no enfrentamento da pobreza e da desigualdade social, a partir do estudo de caso e da análise documental, com base nos princípios teóricos de Dermeval Saviani (2005) e Miguel G. Arroyo (2014), e utilizando-se dos documentos oficiais da Escola do Campo Municipal Rosa Picheth, localizada no distrito de Guajuvira, município de Araucária, região metropolitana de Curitiba (PR). A problematização dessas questões faz-se necessária, tendo em vista que através de intervenções pedagógicas é possível que ocorra a transformação da realidade do principal sujeito da educação, o aluno. O que se constata nos documentos são os indicativos de que desigualdade social e pobreza devem ser discutidos no espaço escolar, não apontando diretamente para ações concretas que diminuam a parcela da população que vive nessas condições, mas possibilitando a reflexão sobre o assunto, conforme é o papel da escola, na busca de alternativas para a transformação social.1 arquivo (18 p.).application/pdfEducação ruralPobrezaExclusão socialA escola do campo e sua relação com a pobreza e desigualdade socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - LILIANE MALINOVSKI PADILHA CHIQUITTO.pdfapplication/pdf747009https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53717/1/R%20-%20E%20-%20LILIANE%20MALINOVSKI%20PADILHA%20CHIQUITTO.pdf0dbce5700aa1a67b561b694259c66a9bMD51open access1884/537172021-05-20 16:21:28.305open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53717Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-20T19:21:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escola do campo e sua relação com a pobreza e desigualdade social
title A escola do campo e sua relação com a pobreza e desigualdade social
spellingShingle A escola do campo e sua relação com a pobreza e desigualdade social
Chiquitto, Liliane Malinovski Padilha
Educação rural
Pobreza
Exclusão social
title_short A escola do campo e sua relação com a pobreza e desigualdade social
title_full A escola do campo e sua relação com a pobreza e desigualdade social
title_fullStr A escola do campo e sua relação com a pobreza e desigualdade social
title_full_unstemmed A escola do campo e sua relação com a pobreza e desigualdade social
title_sort A escola do campo e sua relação com a pobreza e desigualdade social
author Chiquitto, Liliane Malinovski Padilha
author_facet Chiquitto, Liliane Malinovski Padilha
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Soczek, Marcia Barbosa, 1967-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social
dc.contributor.author.fl_str_mv Chiquitto, Liliane Malinovski Padilha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação rural
Pobreza
Exclusão social
topic Educação rural
Pobreza
Exclusão social
description Orientadora : Prof.ª Márcia Barbosa Soczek
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-20T19:21:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-20T19:21:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53717
url https://hdl.handle.net/1884/53717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (18 p.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53717/1/R%20-%20E%20-%20LILIANE%20MALINOVSKI%20PADILHA%20CHIQUITTO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0dbce5700aa1a67b561b694259c66a9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860556905250816