Brasil : aspectos sobre pobreza, desigualdades sociais e educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53680 |
Resumo: | Orientadora : Profa. Ms. Maria Cristina Trois Dorneles Rau |
id |
UFPR_00794f3576c942d166663f81f8b711b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53680 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Leske, GilsonRau, Maria Cristina Trois DornelesUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-08-12T13:46:33Z2021-08-12T13:46:33Z2016https://hdl.handle.net/1884/53680Orientadora : Profa. Ms. Maria Cristina Trois Dorneles RauMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : O artigo propõe refletir sobre aspectos da constituição da pobreza e paradigmas que permeiam o campo educacional, bem como, discutir a importância do Programa Bolsa Família (PBF) no enfrentamento e combate da pobreza e emancipação dos sujeitos. Estamos cientes que a pobreza é um complexo problema que permeia a sociedade brasileira, e tal, não será simplesmente solucionado por meio de programa de transferência de renda, no entanto, não podemos ignorar o fato do PBF ter angariado forma institucionalizada na garantia de direitos constitucionais. A pesquisa propõe problematizar os processos de (re)produção da pobreza, avançando sobre premências sociais que afrontam a dignidade humana, apontando a importância de romper com a lógica histórica instrumental no trato das múltiplas vivências que ecoam na vida dos estudantes, e carecem de enfoque pedagógico que desconstrua a visão corretiva e moralizadora da pobreza, a modo que vislumbrem no horizonte, a possibilidade de rompimento desse círculo vicioso. A pesquisa foi elaborada a partir da problematização de fontes bibliográficas.1 arquivo (18 p.).application/pdfExclusão socialPobrezaEducaçãoBrasil : aspectos sobre pobreza, desigualdades sociais e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - GILSON LESKE.pdfapplication/pdf348570https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53680/1/R%20-%20E%20-%20GILSON%20LESKE.pdf64b3624db11dd97c71eef9c62c517158MD51open access1884/536802021-08-12 10:46:33.312open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53680Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-12T13:46:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Brasil : aspectos sobre pobreza, desigualdades sociais e educação |
title |
Brasil : aspectos sobre pobreza, desigualdades sociais e educação |
spellingShingle |
Brasil : aspectos sobre pobreza, desigualdades sociais e educação Leske, Gilson Exclusão social Pobreza Educação |
title_short |
Brasil : aspectos sobre pobreza, desigualdades sociais e educação |
title_full |
Brasil : aspectos sobre pobreza, desigualdades sociais e educação |
title_fullStr |
Brasil : aspectos sobre pobreza, desigualdades sociais e educação |
title_full_unstemmed |
Brasil : aspectos sobre pobreza, desigualdades sociais e educação |
title_sort |
Brasil : aspectos sobre pobreza, desigualdades sociais e educação |
author |
Leske, Gilson |
author_facet |
Leske, Gilson |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Rau, Maria Cristina Trois Dorneles Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leske, Gilson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exclusão social Pobreza Educação |
topic |
Exclusão social Pobreza Educação |
description |
Orientadora : Profa. Ms. Maria Cristina Trois Dorneles Rau |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-12T13:46:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-12T13:46:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53680 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (18 p.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53680/1/R%20-%20E%20-%20GILSON%20LESKE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
64b3624db11dd97c71eef9c62c517158 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898842083426304 |