Consumo impulsivo e suas consequências : um estudo sobre a marca chinesa de fast fashion Shein
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/79940 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Aryovaldo de Castro Azevedo Junior |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e PropagandaAzevedo Junior, Aryovaldo de CastroSimongini, Isabelle Lorrana2022-11-04T14:08:22Z2022-11-04T14:08:22Z2022https://hdl.handle.net/1884/79940Orientador: Prof. Dr. Aryovaldo de Castro Azevedo JuniorMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e PropagandaInclui referênciasResumo : O presente trabalho tem como objetivo compreender o processo de tomada de decisão do comportamento precipitado dos consumidores e as consequências ambientais, sociais e psicológicas do consumo ilimitado motivado pelo fast fashion, utilizando como foco a marca chinesa SHEIN. Para isso, em um primeiro momento, foram analisados dois termos: fast fashion e consumo impulsivo, e, na sequência, as consequências desencadeadas por esse modelo de produção. A estratégia metodológica foi composta por pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com o estudo de caso, buscando a compreensão dos fatores que levam as pessoas a consumirem impulsivamente roupas oferecidas pela marca SHEIN. A forma de abordagem do problema tem caráter qualitativo, com o intuito de aprofundar e de questionar o tema levantado de maneira descritiva. Para isso, usou-se de respaldo os teóricos Gilles Lipovetsky, Dennis Rook, Sigmund Freud, Sharon Beatty e Elizabeth Ferrel, o documentário The True Cost (2016) e os relatórios "A Nova Economia Têxtil: Redesenhando o Futuro da Moda" (2017) e "Fios da Moda" (2020). Por fim, conclui-se que o ideal seria pensar em uma circularidade na cadeia produtiva têxtil e é questionando o que se consome, um bom começo para a mudança, pois é agindo de forma racional que é possível escapar dos truques e armadilhas que as empresas usam para manipular o consumidor a comprar em excesso e impulsivamente1 recurso online : PDF.application/pdfConsumo (Economia) - Aspectos ambientaisComportamento humanoConsumo (Economia) - Aspectos sociaisSociedade de consumoMídia - ConsumoModaComércio eletrônicoConsumo impulsivo e suas consequências : um estudo sobre a marca chinesa de fast fashion Sheininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR_G_Isabelle_Simongini.pdfapplication/pdf1538862https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79940/1/R_G_Isabelle_Simongini.pdfe7e9358d988485a604c87ca1fb3dbb95MD51open access1884/799402022-11-04 11:08:22.909open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79940Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-04T14:08:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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