Consumo impulsivo e suas consequências : um estudo sobre a marca chinesa de fast fashion Shein

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simongini, Isabelle Lorrana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/79940
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Aryovaldo de Castro Azevedo Junior
id UFPR_64b7d0bbefb75fa6c0c1d8471be27172
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79940
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e PropagandaAzevedo Junior, Aryovaldo de CastroSimongini, Isabelle Lorrana2022-11-04T14:08:22Z2022-11-04T14:08:22Z2022https://hdl.handle.net/1884/79940Orientador: Prof. Dr. Aryovaldo de Castro Azevedo JuniorMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e PropagandaInclui referênciasResumo : O presente trabalho tem como objetivo compreender o processo de tomada de decisão do comportamento precipitado dos consumidores e as consequências ambientais, sociais e psicológicas do consumo ilimitado motivado pelo fast fashion, utilizando como foco a marca chinesa SHEIN. Para isso, em um primeiro momento, foram analisados dois termos: fast fashion e consumo impulsivo, e, na sequência, as consequências desencadeadas por esse modelo de produção. A estratégia metodológica foi composta por pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com o estudo de caso, buscando a compreensão dos fatores que levam as pessoas a consumirem impulsivamente roupas oferecidas pela marca SHEIN. A forma de abordagem do problema tem caráter qualitativo, com o intuito de aprofundar e de questionar o tema levantado de maneira descritiva. Para isso, usou-se de respaldo os teóricos Gilles Lipovetsky, Dennis Rook, Sigmund Freud, Sharon Beatty e Elizabeth Ferrel, o documentário The True Cost (2016) e os relatórios "A Nova Economia Têxtil: Redesenhando o Futuro da Moda" (2017) e "Fios da Moda" (2020). Por fim, conclui-se que o ideal seria pensar em uma circularidade na cadeia produtiva têxtil e é questionando o que se consome, um bom começo para a mudança, pois é agindo de forma racional que é possível escapar dos truques e armadilhas que as empresas usam para manipular o consumidor a comprar em excesso e impulsivamente1 recurso online : PDF.application/pdfConsumo (Economia) - Aspectos ambientaisComportamento humanoConsumo (Economia) - Aspectos sociaisSociedade de consumoMídia - ConsumoModaComércio eletrônicoConsumo impulsivo e suas consequências : um estudo sobre a marca chinesa de fast fashion Sheininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR_G_Isabelle_Simongini.pdfapplication/pdf1538862https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79940/1/R_G_Isabelle_Simongini.pdfe7e9358d988485a604c87ca1fb3dbb95MD51open access1884/799402022-11-04 11:08:22.909open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79940Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-04T14:08:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consumo impulsivo e suas consequências : um estudo sobre a marca chinesa de fast fashion Shein
title Consumo impulsivo e suas consequências : um estudo sobre a marca chinesa de fast fashion Shein
spellingShingle Consumo impulsivo e suas consequências : um estudo sobre a marca chinesa de fast fashion Shein
Simongini, Isabelle Lorrana
Consumo (Economia) - Aspectos ambientais
Comportamento humano
Consumo (Economia) - Aspectos sociais
Sociedade de consumo
Mídia - Consumo
Moda
Comércio eletrônico
title_short Consumo impulsivo e suas consequências : um estudo sobre a marca chinesa de fast fashion Shein
title_full Consumo impulsivo e suas consequências : um estudo sobre a marca chinesa de fast fashion Shein
title_fullStr Consumo impulsivo e suas consequências : um estudo sobre a marca chinesa de fast fashion Shein
title_full_unstemmed Consumo impulsivo e suas consequências : um estudo sobre a marca chinesa de fast fashion Shein
title_sort Consumo impulsivo e suas consequências : um estudo sobre a marca chinesa de fast fashion Shein
author Simongini, Isabelle Lorrana
author_facet Simongini, Isabelle Lorrana
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo Junior, Aryovaldo de Castro
dc.contributor.author.fl_str_mv Simongini, Isabelle Lorrana
contributor_str_mv Azevedo Junior, Aryovaldo de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo (Economia) - Aspectos ambientais
Comportamento humano
Consumo (Economia) - Aspectos sociais
Sociedade de consumo
Mídia - Consumo
Moda
Comércio eletrônico
topic Consumo (Economia) - Aspectos ambientais
Comportamento humano
Consumo (Economia) - Aspectos sociais
Sociedade de consumo
Mídia - Consumo
Moda
Comércio eletrônico
description Orientador: Prof. Dr. Aryovaldo de Castro Azevedo Junior
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-04T14:08:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-04T14:08:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/79940
url https://hdl.handle.net/1884/79940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79940/1/R_G_Isabelle_Simongini.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e7e9358d988485a604c87ca1fb3dbb95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898753916010496