Acurácia do piloto automático elétrico em linhas convencionais e sobre projeto de linhas
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/54797 |
Resumo: | Orientador : Prof. Dr. Pedro Henrique Weirich Neto |
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Siqueira, Rubens HilleGurski, Bruno CésarUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão do AgronegócioWeirich Neto, Pedro Henrique2018-10-17T20:50:42Z2018-10-17T20:50:42Z2017https://hdl.handle.net/1884/54797Orientador : Prof. Dr. Pedro Henrique Weirich NetoCo-Orientador : Prof. MSc. Bruno César GurskiMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão do AgronegócioInclui referênciasResumo : O piloto automático de máquinas agrícolas é um mecanismo elétrico ou hidráulico, orientado por constelação de satélites, que faz a gestão das trajetórias nas operações, guiando o trator automaticamente sobre a linha criada diretamente no monitor do piloto pelo operador (Método convencional) ou em softwares (Projeto de linhas). O objetivo deste trabalho foi comparar a acurácia de um piloto automático elétrico sobre linhas convencionais e sobre um projeto de linhas, para auxiliar o agricultor na tomada de decisão. Para tanto, realizou-se experimento na região dos Campos Gerais, PR, considerando três blocos e dois tratamentos, conforme metodologia de criação das linhas. O delineamento experimental tomou como amostras o espaçamento entre as linhas que foram riscadas em campo através de um peso tracionado pelo trator com piloto automático. Os dados foram tabulados e submetidos a análises de medidas de tendência central, dispersão e variância. Os resultados demonstraram que diante das medidas de dispersão, a metodologia projetada de criação de linhas foi mais exata, mas menos precisa que a forma convencional. Porém, estatisticamente não houve diferença significativa entre as duas metodologias no que se refere à acurácia, significando que o agricultor que possui piloto automático elétrico e sinal GPS autônomo não deve mudar a metodologia de trabalho convencional para projeto de linhas se o objetivo for aumentar a acurácia nos seus trajetos. De forma geral foram observadas as vantagens dos equipamentos de direcionamento agrícola como a exatidão nas trajetórias, o controle de tráfego, registro dos dados, gerenciamento e ferramentas para tomada de decisão em tempo real. Palavras-Chave: Agricultura de precisão, GPS, GNSS, piloto automático, projeto de linhas.33 p. : il. (algumas color.).application/pdfMáquinas agrícolasAgricultura e tecnologiaAgricultura de precisãoAcurácia do piloto automático elétrico em linhas convencionais e sobre projeto de linhasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - RUBENS HILLE SIQUEIRA.pdfapplication/pdf1988528https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54797/1/R%20-%20E%20-%20RUBENS%20HILLE%20SIQUEIRA.pdf372cef0270d5270ffb268599d31e9481MD51open access1884/547972018-10-17 17:50:42.622open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54797Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-10-17T20:50:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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