Professoras negras e o combate ao racismo na escola : um estudo sobre a auto-percepção de professoras negras da rede pública de educação do Estado do Paraná, de escolas localizadas no bairro do Boqueirão, do município de Curitiba, acerca de suas práticas de combate ao preconceito e a discriminação racial no interior da Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Tania Aparecida
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/16410
Resumo: Orientadora: Tânia Maria Baibich Faria
id UFPR_65e3a26e38dcbe3fd7ab68efbc602878
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/16410
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cunha Júnior, Henrique AntunesUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBaibich, Tânia Maria, 1953-Lopes, Tania Aparecida2023-12-01T14:02:29Z2023-12-01T14:02:29Z2008https://hdl.handle.net/1884/16410Orientadora: Tânia Maria Baibich FariaCoorientador: Henrique Cunha JrDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2008Inclui bibliografia e anexosResumo : O tema de análise deste estudo versa sobre a auto-percepção de professoras negras da rede pública de educação do Estado do Paraná, nos níveis de Ensino Fundamental e Médio, de escolas localizadas no bairro do Boqueirão, município de Curitiba, acerca de suas práticas de combate ao preconceito e a discriminação racial no interior da Escola. O trabalho foi desenvolvido a partir de análises das repostas dadas por essas professoras negras, com a aplicação de questionários e entrevistas, onde se buscou investigar a existência de uma possível relação entre o preconceito e a discriminação racial vividos por parte dessas professoras negras no decurso de suas vidas, tanto fora quanto no espaço escolar, com uma prática de combate ao racismo por elas construído na práxis pedagógica, de forma intencional ou não. Assim, também se buscou um diálogo com teorias que proporcionassem a possibilidade de ampliar e conferir um outro olhar às relações raciais no interior do espaço escolar, quebrando com "verdades" preestabelecidas, com base no "mito" da democracia racial, em nossa realidade social. Para as análises dos dados coletados, a partir dos questionários e das entrevistas, as professoras negras foram divididas em dois grupos distintos: (i) as que referem ter sido vítimas de algum tipo de discriminação na escola, e (ii) as que dizem nunca terem sofrido discriminação devido ao seu pertencimento racial. A partir das análises, foi possível constatar a existência de diferenças na práxis pedagógica de profilaxia e combate ao preconceito entre as professoras negras, que se referem sendo vítimas de algum tipo de discriminação na escola e/ou na vida em geral e, aquelas professoras que dizem nunca terem sofrido discriminação no interior da escola.Abstract : The analysis' theme of this study is about the self-perception of black teachers in the public education of the Paraná State, in the levels of Elementary and High School, at schools located in the neighborhood of Boqueirão in Curitiba City, about their practices of combat against prejudice and racial discrimination into the school. The work was developed from analysis of the replies given by these black teachers, with the implementation of questionnaires and interviews. With those data, this study tried to investigate the existence of a possible link between prejudice and racial discrimination experienced by those black teachers in the course of their lives, both outside and at school, with a practice to combat racism built by them in practice teaching, with intentional or not. Thus, also sought a dialogue with theories that was able to expand and give another view to race relations within the school, breaking with "truths" pre based on the "myth" of racial democracy, in our social reality. For the analysis of data collected from the questionnaires and interviews, the black teachers were divided into two distinct groups: (i) those black teachers that report they having been victims of some kind of discrimination at school, and (ii) those black teachers that say they have never suffered discrimination because of their racial belonging. From the analysis, it was possible to establish the existence of differences in the pedagogical practice of teaching prevention and combating prejudice among black teachers, which they refer being victims of some form of discrimination at school and/or in their lives, and those teachers who say they have never suffered discrimination within the school.106 f. : grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalRacismoProfessores negrosPreconceitosRedação acadêmicaEducaçãoProfessoras negras e o combate ao racismo na escola : um estudo sobre a auto-percepção de professoras negras da rede pública de educação do Estado do Paraná, de escolas localizadas no bairro do Boqueirão, do município de Curitiba, acerca de suas práticas de combate ao preconceito e a discriminação racial no interior da Escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALimpressão.Dissertação Tania Lopes.pdfapplication/pdf1450875https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16410/1/impress%c3%a3o.Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Tania%20Lopes.pdffda4e9b62387307e22f152ebec02b586MD51open accessTEXTimpressão.Dissertação Tania Lopes.pdf.txtExtracted Texttext/plain256439https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16410/2/impress%c3%a3o.Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Tania%20Lopes.pdf.txt1d35a29374829cbff3e42452ea1fd7ffMD52open accessTHUMBNAILimpressão.Dissertação Tania Lopes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1261https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16410/3/impress%c3%a3o.Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Tania%20Lopes.pdf.jpgb9050452b4a67c720c258d4ae5648c1bMD53open access1884/164102023-12-01 11:02:30.029open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/16410Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-12-01T14:02:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professoras negras e o combate ao racismo na escola : um estudo sobre a auto-percepção de professoras negras da rede pública de educação do Estado do Paraná, de escolas localizadas no bairro do Boqueirão, do município de Curitiba, acerca de suas práticas de combate ao preconceito e a discriminação racial no interior da Escola
title Professoras negras e o combate ao racismo na escola : um estudo sobre a auto-percepção de professoras negras da rede pública de educação do Estado do Paraná, de escolas localizadas no bairro do Boqueirão, do município de Curitiba, acerca de suas práticas de combate ao preconceito e a discriminação racial no interior da Escola
spellingShingle Professoras negras e o combate ao racismo na escola : um estudo sobre a auto-percepção de professoras negras da rede pública de educação do Estado do Paraná, de escolas localizadas no bairro do Boqueirão, do município de Curitiba, acerca de suas práticas de combate ao preconceito e a discriminação racial no interior da Escola
Lopes, Tania Aparecida
Racismo
Professores negros
Preconceitos
Redação acadêmica
Educação
title_short Professoras negras e o combate ao racismo na escola : um estudo sobre a auto-percepção de professoras negras da rede pública de educação do Estado do Paraná, de escolas localizadas no bairro do Boqueirão, do município de Curitiba, acerca de suas práticas de combate ao preconceito e a discriminação racial no interior da Escola
title_full Professoras negras e o combate ao racismo na escola : um estudo sobre a auto-percepção de professoras negras da rede pública de educação do Estado do Paraná, de escolas localizadas no bairro do Boqueirão, do município de Curitiba, acerca de suas práticas de combate ao preconceito e a discriminação racial no interior da Escola
title_fullStr Professoras negras e o combate ao racismo na escola : um estudo sobre a auto-percepção de professoras negras da rede pública de educação do Estado do Paraná, de escolas localizadas no bairro do Boqueirão, do município de Curitiba, acerca de suas práticas de combate ao preconceito e a discriminação racial no interior da Escola
title_full_unstemmed Professoras negras e o combate ao racismo na escola : um estudo sobre a auto-percepção de professoras negras da rede pública de educação do Estado do Paraná, de escolas localizadas no bairro do Boqueirão, do município de Curitiba, acerca de suas práticas de combate ao preconceito e a discriminação racial no interior da Escola
title_sort Professoras negras e o combate ao racismo na escola : um estudo sobre a auto-percepção de professoras negras da rede pública de educação do Estado do Paraná, de escolas localizadas no bairro do Boqueirão, do município de Curitiba, acerca de suas práticas de combate ao preconceito e a discriminação racial no interior da Escola
author Lopes, Tania Aparecida
author_facet Lopes, Tania Aparecida
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Cunha Júnior, Henrique Antunes
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baibich, Tânia Maria, 1953-
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Tania Aparecida
contributor_str_mv Baibich, Tânia Maria, 1953-
dc.subject.por.fl_str_mv Racismo
Professores negros
Preconceitos
Redação acadêmica
Educação
topic Racismo
Professores negros
Preconceitos
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Tânia Maria Baibich Faria
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-01T14:02:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-01T14:02:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/16410
url https://hdl.handle.net/1884/16410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 106 f. : grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16410/1/impress%c3%a3o.Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Tania%20Lopes.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16410/2/impress%c3%a3o.Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Tania%20Lopes.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16410/3/impress%c3%a3o.Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Tania%20Lopes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fda4e9b62387307e22f152ebec02b586
1d35a29374829cbff3e42452ea1fd7ff
b9050452b4a67c720c258d4ae5648c1b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860269933068288