Uso da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para o ensino na pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Antonio Adilson Soares de, 1968-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/57459
Resumo: Orientador : Profa. Dra. Sandramara Scandelari Kusano de Paula Soares
id UFPR_677cf151cd9eb9741b6ed98e15671405
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/57459
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Lima, Antonio Adilson Soares de, 1968-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino MédicoSoares, Sandramara Scandelari Kusano de Paula, 1972-2022-08-29T12:25:12Z2022-08-29T12:25:12Z2018https://hdl.handle.net/1884/57459Orientador : Profa. Dra. Sandramara Scandelari Kusano de Paula SoaresMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico.Inclui referênciasResumo : As redes sociais têm sido empregadas como ferramentas pedagógicas em diferentes áreas do conhecimento, mas o Facebook tem sido pouco usado com essa finalidade pela Odontologia. O objetivo deste estudo foi analisar o uso do Facebook como uma ferramenta pedagógica para o ensino da didática da pós-graduação em Odontologia e as reações dos estudantes durante as postagens. Vinte e dois estudantes adultos matriculados numa disciplina da pós-graduação participaram da pesquisa. Os estudantes assistiram às aulas teóricas, desenvolveram atividades práticas a distância via Facebook de maneira individual e em grupo e avaliaram a disciplina por meio de um questionário com perguntas objetivas. As postagens realizadas no Facebook foram analisadas em relação aos seguintes critérios: cumprimento e o tempo para a realização das atividades pelos estudantes. As postagens também foram analisadas em relação à reação dos estudantes. Os resultados revelaram que a maioria dos estudantes eram indivíduos do sexo feminino, na faixa etária entre 26 e 35 anos de idade e com até três anos de formação em Odontologia. Treze (60%) estudantes responderam que as atividades desenvolvidas a distância via Facebook eram um bom recurso pedagógico e apenas 5 (22%) manifestaram dificuldade em executar as tarefas (via fórum de discussões). O computador pessoal (100%), o smartphone (27%) e o tablet (9%) foram os recursos tecnológicos mais usados pelos estudantes para acessar a internet. A maioria dos estudantes cumpriu as atividades programadas a distância via Facebook. No entanto, a maioria das tarefas só era apresentada próximo ao prazo final estabelecido pelo professor. A maioria das postagens no Facebook foi realizada pelo professor e as principais reações dos estudantes eram de "curtidas" e somente faziam comentários quando obrigados. Apesar das suas limitações, o Facebook parece ser um bom recurso pedagógico para ser inserido no ensino da pós-graduação. Além disso, os estudantes ainda se mostram pouco participativos nas atividades didáticas mesmo estando no ambiente virtual do Facebook.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação medicaFacebook (Rede social on-line)Educação de pós-graduação em medicinaUso da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para o ensino na pós-graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ANTONIO ADILSON SOARES DE LIMA.pdfapplication/pdf2427048https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57459/1/R%20-%20E%20-%20ANTONIO%20ADILSON%20SOARES%20DE%20LIMA.pdf164b1c5daf2e7b0bd8e8b355fea0036eMD51open access1884/574592022-08-29 09:25:12.172open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/57459Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-29T12:25:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para o ensino na pós-graduação
title Uso da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para o ensino na pós-graduação
spellingShingle Uso da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para o ensino na pós-graduação
Lima, Antonio Adilson Soares de, 1968-
Educação medica
Facebook (Rede social on-line)
Educação de pós-graduação em medicina
title_short Uso da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para o ensino na pós-graduação
title_full Uso da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para o ensino na pós-graduação
title_fullStr Uso da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para o ensino na pós-graduação
title_full_unstemmed Uso da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para o ensino na pós-graduação
title_sort Uso da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para o ensino na pós-graduação
author Lima, Antonio Adilson Soares de, 1968-
author_facet Lima, Antonio Adilson Soares de, 1968-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Antonio Adilson Soares de, 1968-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Sandramara Scandelari Kusano de Paula, 1972-
contributor_str_mv Soares, Sandramara Scandelari Kusano de Paula, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação medica
Facebook (Rede social on-line)
Educação de pós-graduação em medicina
topic Educação medica
Facebook (Rede social on-line)
Educação de pós-graduação em medicina
description Orientador : Profa. Dra. Sandramara Scandelari Kusano de Paula Soares
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-29T12:25:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-29T12:25:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/57459
url https://hdl.handle.net/1884/57459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57459/1/R%20-%20E%20-%20ANTONIO%20ADILSON%20SOARES%20DE%20LIMA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 164b1c5daf2e7b0bd8e8b355fea0036e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860594447417344