Uso da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para o ensino na pós-graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/57459 |
Resumo: | Orientador : Profa. Dra. Sandramara Scandelari Kusano de Paula Soares |
id |
UFPR_677cf151cd9eb9741b6ed98e15671405 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/57459 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Lima, Antonio Adilson Soares de, 1968-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino MédicoSoares, Sandramara Scandelari Kusano de Paula, 1972-2022-08-29T12:25:12Z2022-08-29T12:25:12Z2018https://hdl.handle.net/1884/57459Orientador : Profa. Dra. Sandramara Scandelari Kusano de Paula SoaresMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico.Inclui referênciasResumo : As redes sociais têm sido empregadas como ferramentas pedagógicas em diferentes áreas do conhecimento, mas o Facebook tem sido pouco usado com essa finalidade pela Odontologia. O objetivo deste estudo foi analisar o uso do Facebook como uma ferramenta pedagógica para o ensino da didática da pós-graduação em Odontologia e as reações dos estudantes durante as postagens. Vinte e dois estudantes adultos matriculados numa disciplina da pós-graduação participaram da pesquisa. Os estudantes assistiram às aulas teóricas, desenvolveram atividades práticas a distância via Facebook de maneira individual e em grupo e avaliaram a disciplina por meio de um questionário com perguntas objetivas. As postagens realizadas no Facebook foram analisadas em relação aos seguintes critérios: cumprimento e o tempo para a realização das atividades pelos estudantes. As postagens também foram analisadas em relação à reação dos estudantes. Os resultados revelaram que a maioria dos estudantes eram indivíduos do sexo feminino, na faixa etária entre 26 e 35 anos de idade e com até três anos de formação em Odontologia. Treze (60%) estudantes responderam que as atividades desenvolvidas a distância via Facebook eram um bom recurso pedagógico e apenas 5 (22%) manifestaram dificuldade em executar as tarefas (via fórum de discussões). O computador pessoal (100%), o smartphone (27%) e o tablet (9%) foram os recursos tecnológicos mais usados pelos estudantes para acessar a internet. A maioria dos estudantes cumpriu as atividades programadas a distância via Facebook. No entanto, a maioria das tarefas só era apresentada próximo ao prazo final estabelecido pelo professor. A maioria das postagens no Facebook foi realizada pelo professor e as principais reações dos estudantes eram de "curtidas" e somente faziam comentários quando obrigados. Apesar das suas limitações, o Facebook parece ser um bom recurso pedagógico para ser inserido no ensino da pós-graduação. Além disso, os estudantes ainda se mostram pouco participativos nas atividades didáticas mesmo estando no ambiente virtual do Facebook.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação medicaFacebook (Rede social on-line)Educação de pós-graduação em medicinaUso da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para o ensino na pós-graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ANTONIO ADILSON SOARES DE LIMA.pdfapplication/pdf2427048https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57459/1/R%20-%20E%20-%20ANTONIO%20ADILSON%20SOARES%20DE%20LIMA.pdf164b1c5daf2e7b0bd8e8b355fea0036eMD51open access1884/574592022-08-29 09:25:12.172open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/57459Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-29T12:25:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uso da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para o ensino na pós-graduação |
title |
Uso da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para o ensino na pós-graduação |
spellingShingle |
Uso da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para o ensino na pós-graduação Lima, Antonio Adilson Soares de, 1968- Educação medica Facebook (Rede social on-line) Educação de pós-graduação em medicina |
title_short |
Uso da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para o ensino na pós-graduação |
title_full |
Uso da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para o ensino na pós-graduação |
title_fullStr |
Uso da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para o ensino na pós-graduação |
title_full_unstemmed |
Uso da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para o ensino na pós-graduação |
title_sort |
Uso da rede social Facebook como ferramenta pedagógica para o ensino na pós-graduação |
author |
Lima, Antonio Adilson Soares de, 1968- |
author_facet |
Lima, Antonio Adilson Soares de, 1968- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Pós-Graduação em Ensino Médico |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Antonio Adilson Soares de, 1968- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Soares, Sandramara Scandelari Kusano de Paula, 1972- |
contributor_str_mv |
Soares, Sandramara Scandelari Kusano de Paula, 1972- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação medica Facebook (Rede social on-line) Educação de pós-graduação em medicina |
topic |
Educação medica Facebook (Rede social on-line) Educação de pós-graduação em medicina |
description |
Orientador : Profa. Dra. Sandramara Scandelari Kusano de Paula Soares |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-29T12:25:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-29T12:25:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/57459 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/57459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57459/1/R%20-%20E%20-%20ANTONIO%20ADILSON%20SOARES%20DE%20LIMA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
164b1c5daf2e7b0bd8e8b355fea0036e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898798473150464 |