A relação entre capacidades de marketing e fontes de inovação no desempenho de serviços públicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/38146 |
Resumo: | Orientadora : Profª. Drª. Ana Maria Machado Toaldo |
id |
UFPR_67ba170ed269c8aecb2fe16088abef92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/38146 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Teixeira Filho, ClovisToaldo, Ana Maria Machado, 1967-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração2015-07-03T21:13:36Z2015-07-03T21:13:36Z2015http://hdl.handle.net/1884/38146Orientadora : Profª. Drª. Ana Maria Machado ToaldoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 20/03/2015Inclui referênciasÁrea de concentração: Estratégia e organizaçõesResumo: Capacidades de marketing e fontes de inovação têm sido consideradas elementos centrais para a conquista de desempenho superior nas organizações. A área pública não foge à discussão de desempenho, motivada principalmente pelas reformas na gestão, que inserem o marketing e a inovação na prática do setor; ainda que a incursão teórica necessite aprofundamento. A partir desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre capacidades de marketing e fontes de inovação no desempenho de serviços públicos. Para isso, propõe e testa um modelo que considera as características de cada construto, assim como do campo de estudo, avançando em relação às proposições anteriores. A pesquisa foi operacionalizada por meio de um levantamento de campo com 259 organizações públicas de serviço postal no estado do Paraná e os dados foram analisados por meio de um modelo de equações estruturais, comparando-se tanto tratamentos baseados em covariância como em mínimos quadrados parciais. Verifica-se que, embora tenham sido evidenciadas diferenças quanto à validade discriminante entre os métodos utilizados, as capacidades de marketing atuam como mediadoras parciais entre as fontes de inovação e o desempenho organizacional e o desempenho de inovação. Além disso, são caracterizados os construtos no contexto público, assim como evidenciados efeitos diretos entre as variáveis independentes e o desempenho multidimensional. Dentre esses, destacam-se a influência de fontes de inovação como recursos de capacidades de marketing, a relevância de pesquisas realizadas pela organização e o contato com instituições educacionais, assim como a importância do preço e do desenvolvimento de produtos no composto de marketing. Palavras-chave: capacidades de marketing, fontes de inovação, desempenho organizacional, desempenho de inovação.Abstract: Marketing capabilities and sources of innovation have been considered key-elements to the achievement of superior performance in organizations. The public area does not escape from the discussion of performance, mainly driven by reforms in management, inserting the marketing and innovation in practice; though also requires a deeper theoretical effort. Based on this context, this research aims to analyze the relationship between marketing capabilities and sources of innovation in public service performance. Thus, this research proposes and tests a model that considers the characteristics of each construct, as well as the field of study, advancing over previous proposals. The research was operationalized through a survey of 259 public organizations of postal service in Brazil (state of Paraná) and the data were analyzed by structural equation modeling, comparing both covariance-based and partial least squares treatments. The results state that, although differences were highlighted on the discriminant validity by the methods used, the marketing capabilities act as mediators between the sources of innovation and organizational performance and innovation performance. Furthermore, the constructs were characterized on public context and direct effects were observed as the influence of sources of innovation as marketing capabilities' resources, the relevance of research carried out by the organization and contact with educational institutions, as well as the importance of price and product development in marketing mix. Key-words: marketing capabilities, sources of innovation, organizational performance, innovation performance.238f. : il., tabs., grafs.application/pdfDisponível em formato digital658.8AdministraçãoMarketingDesenvolvimento organizacionalServiço públicoA relação entre capacidades de marketing e fontes de inovação no desempenho de serviços públicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CLOVIS TEIXEIRA FILHO.pdfapplication/pdf5524813https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38146/1/R%20-%20D%20-%20CLOVIS%20TEIXEIRA%20FILHO.pdf7e3be80bcd27d11ec9f7620ef2a437b7MD51open accessTEXTR - D - CLOVIS TEIXEIRA FILHO.pdf.txtExtracted Texttext/plain461796https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38146/2/R%20-%20D%20-%20CLOVIS%20TEIXEIRA%20FILHO.pdf.txt754ea006c7993429093f836b45216978MD52open accessTHUMBNAILR - D - CLOVIS TEIXEIRA FILHO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38146/3/R%20-%20D%20-%20CLOVIS%20TEIXEIRA%20FILHO.pdf.jpg5899f01b592b253ca5a3acf40f7e1699MD53open access1884/381462015-10-16 10:42:10.041open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38146Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082015-10-16T13:42:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A relação entre capacidades de marketing e fontes de inovação no desempenho de serviços públicos |
title |
A relação entre capacidades de marketing e fontes de inovação no desempenho de serviços públicos |
spellingShingle |
A relação entre capacidades de marketing e fontes de inovação no desempenho de serviços públicos Teixeira Filho, Clovis Administração Marketing Desenvolvimento organizacional Serviço público 658.8 |
title_short |
A relação entre capacidades de marketing e fontes de inovação no desempenho de serviços públicos |
title_full |
A relação entre capacidades de marketing e fontes de inovação no desempenho de serviços públicos |
title_fullStr |
A relação entre capacidades de marketing e fontes de inovação no desempenho de serviços públicos |
title_full_unstemmed |
A relação entre capacidades de marketing e fontes de inovação no desempenho de serviços públicos |
title_sort |
A relação entre capacidades de marketing e fontes de inovação no desempenho de serviços públicos |
author |
Teixeira Filho, Clovis |
author_facet |
Teixeira Filho, Clovis |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Toaldo, Ana Maria Machado, 1967- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira Filho, Clovis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Marketing Desenvolvimento organizacional Serviço público |
topic |
Administração Marketing Desenvolvimento organizacional Serviço público 658.8 |
dc.subject.ddc.pt_BR.fl_str_mv |
658.8 |
description |
Orientadora : Profª. Drª. Ana Maria Machado Toaldo |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-07-03T21:13:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-07-03T21:13:36Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/38146 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/38146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
238f. : il., tabs., grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38146/1/R%20-%20D%20-%20CLOVIS%20TEIXEIRA%20FILHO.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38146/2/R%20-%20D%20-%20CLOVIS%20TEIXEIRA%20FILHO.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38146/3/R%20-%20D%20-%20CLOVIS%20TEIXEIRA%20FILHO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7e3be80bcd27d11ec9f7620ef2a437b7 754ea006c7993429093f836b45216978 5899f01b592b253ca5a3acf40f7e1699 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898819482419200 |