Para o "novo" ensino médio, uma "nova" sociologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/71104 |
Resumo: | Orientadora: Professora Dra Simone Meucci |
id |
UFPR_86754c9479f3602bd660490881478ba5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71104 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Almeida, Gilmar de, 1970-Meucci, Simone, 1970-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional2021-06-25T22:18:44Z2021-06-25T22:18:44Z2020https://hdl.handle.net/1884/71104Orientadora: Professora Dra Simone MeucciDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 18/12/2020Inclui referências: p. 152-154Resumo: Este trabalho é uma proposta de intervenção didático-pedagógica. Tem por escopo analisar a trajetória do ensino da Sociologia, a partir das lutas sociais pela institucionalização e manutenção do seu conteúdo na grade curricular do Ensino Médio, compreender e evidenciar oportunidades e possibilidades para a abordagem dos conteúdos da Sociologia no contexto das abruptas e rápidas transformações políticas e sociais acontecendo na contemporaneidade, e ainda, elaborar e apresentar uma proposta de intervenção didático-pedagógica sobre a temática. Na primeira parte apresenta-se a presença oscilante da Sociologia nas grades curriculares do Ensino Médio, enquanto disciplina obrigatória formal por força de documentos oficiais e discute-se a Sociologia no contexto da reforma do Ensino Médio de 2017/2018 e se propõe a Sociologia para a ação, a Sociologia centrada no aluno, o ensino da Sociologia para o fazer na prática e na vivência e continuação da experiência de vida do aluno. A segunda parte trata-se do ensino da Sociologia a partir dos desdobramentos do "novo" Ensino Médio e propõe uma Sociologia, também, "nova" e desafiadora, a Sociologia na perspectiva da pedagogia de projeto. Palavras-chave: Ensino, Reforma, Sociologia, Projeto.Abstract: This work is a didactic-pedagogical intervention proposal. Its scope is to analyze the trajectory of Sociology teaching, based on social struggles for the institutionalization and maintenance of its content in the High School curriculum, to understand and highlight opportunities and possibilities for addressing the contents of Sociology in the context of abrupt and rapid transformations political and social events taking place in the contemporary world, as well as to elaborate and present a didactic-pedagogical intervention proposal on the theme. In the first part, the oscillating presence of Sociology is presented in the curricula of high school, as a formal mandatory subject by virtue of official documents, and Sociology is discussed in the context of the 2017/2018 High School reform and Sociology is proposed for action, Sociology centered on the student, the teaching of Sociology to do it in practice and in the experience and continuation of the student's life experience. The second part deals with the teaching of Sociology from the unfolding of the "new" High School and proposes a Sociology, also, "new" and challenging, Sociology in the perspective of project pedagogy. Palavras-chave: Teaching, Reform, Sociology, Project.1 arquivo (154 p.) : il. (algumas color.).application/pdfSociologia - Estudo e ensino (Ensino médio)Aprendizagem centrada no alunoMétodo de projeto de ensinoSociologiaPara o "novo" ensino médio, uma "nova" sociologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GILMAR DE ALMEIDA.pdfapplication/pdf1139370https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71104/1/R%20-%20D%20-%20GILMAR%20DE%20ALMEIDA.pdf25ed45f39e8718b5c15084cd0797f4afMD51open access1884/711042021-06-25 19:18:44.739open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71104Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-06-25T22:18:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Para o "novo" ensino médio, uma "nova" sociologia |
title |
Para o "novo" ensino médio, uma "nova" sociologia |
spellingShingle |
Para o "novo" ensino médio, uma "nova" sociologia Almeida, Gilmar de, 1970- Sociologia - Estudo e ensino (Ensino médio) Aprendizagem centrada no aluno Método de projeto de ensino Sociologia |
title_short |
Para o "novo" ensino médio, uma "nova" sociologia |
title_full |
Para o "novo" ensino médio, uma "nova" sociologia |
title_fullStr |
Para o "novo" ensino médio, uma "nova" sociologia |
title_full_unstemmed |
Para o "novo" ensino médio, uma "nova" sociologia |
title_sort |
Para o "novo" ensino médio, uma "nova" sociologia |
author |
Almeida, Gilmar de, 1970- |
author_facet |
Almeida, Gilmar de, 1970- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Meucci, Simone, 1970- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Gilmar de, 1970- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia - Estudo e ensino (Ensino médio) Aprendizagem centrada no aluno Método de projeto de ensino Sociologia |
topic |
Sociologia - Estudo e ensino (Ensino médio) Aprendizagem centrada no aluno Método de projeto de ensino Sociologia |
description |
Orientadora: Professora Dra Simone Meucci |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-25T22:18:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-25T22:18:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/71104 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/71104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (154 p.) : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71104/1/R%20-%20D%20-%20GILMAR%20DE%20ALMEIDA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
25ed45f39e8718b5c15084cd0797f4af |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860538283589632 |