Para o "novo" ensino médio, uma "nova" sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Gilmar de, 1970-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71104
Resumo: Orientadora: Professora Dra Simone Meucci
id UFPR_86754c9479f3602bd660490881478ba5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71104
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Almeida, Gilmar de, 1970-Meucci, Simone, 1970-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional2021-06-25T22:18:44Z2021-06-25T22:18:44Z2020https://hdl.handle.net/1884/71104Orientadora: Professora Dra Simone MeucciDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 18/12/2020Inclui referências: p. 152-154Resumo: Este trabalho é uma proposta de intervenção didático-pedagógica. Tem por escopo analisar a trajetória do ensino da Sociologia, a partir das lutas sociais pela institucionalização e manutenção do seu conteúdo na grade curricular do Ensino Médio, compreender e evidenciar oportunidades e possibilidades para a abordagem dos conteúdos da Sociologia no contexto das abruptas e rápidas transformações políticas e sociais acontecendo na contemporaneidade, e ainda, elaborar e apresentar uma proposta de intervenção didático-pedagógica sobre a temática. Na primeira parte apresenta-se a presença oscilante da Sociologia nas grades curriculares do Ensino Médio, enquanto disciplina obrigatória formal por força de documentos oficiais e discute-se a Sociologia no contexto da reforma do Ensino Médio de 2017/2018 e se propõe a Sociologia para a ação, a Sociologia centrada no aluno, o ensino da Sociologia para o fazer na prática e na vivência e continuação da experiência de vida do aluno. A segunda parte trata-se do ensino da Sociologia a partir dos desdobramentos do "novo" Ensino Médio e propõe uma Sociologia, também, "nova" e desafiadora, a Sociologia na perspectiva da pedagogia de projeto. Palavras-chave: Ensino, Reforma, Sociologia, Projeto.Abstract: This work is a didactic-pedagogical intervention proposal. Its scope is to analyze the trajectory of Sociology teaching, based on social struggles for the institutionalization and maintenance of its content in the High School curriculum, to understand and highlight opportunities and possibilities for addressing the contents of Sociology in the context of abrupt and rapid transformations political and social events taking place in the contemporary world, as well as to elaborate and present a didactic-pedagogical intervention proposal on the theme. In the first part, the oscillating presence of Sociology is presented in the curricula of high school, as a formal mandatory subject by virtue of official documents, and Sociology is discussed in the context of the 2017/2018 High School reform and Sociology is proposed for action, Sociology centered on the student, the teaching of Sociology to do it in practice and in the experience and continuation of the student's life experience. The second part deals with the teaching of Sociology from the unfolding of the "new" High School and proposes a Sociology, also, "new" and challenging, Sociology in the perspective of project pedagogy. Palavras-chave: Teaching, Reform, Sociology, Project.1 arquivo (154 p.) : il. (algumas color.).application/pdfSociologia - Estudo e ensino (Ensino médio)Aprendizagem centrada no alunoMétodo de projeto de ensinoSociologiaPara o "novo" ensino médio, uma "nova" sociologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GILMAR DE ALMEIDA.pdfapplication/pdf1139370https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71104/1/R%20-%20D%20-%20GILMAR%20DE%20ALMEIDA.pdf25ed45f39e8718b5c15084cd0797f4afMD51open access1884/711042021-06-25 19:18:44.739open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71104Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-06-25T22:18:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Para o "novo" ensino médio, uma "nova" sociologia
title Para o "novo" ensino médio, uma "nova" sociologia
spellingShingle Para o "novo" ensino médio, uma "nova" sociologia
Almeida, Gilmar de, 1970-
Sociologia - Estudo e ensino (Ensino médio)
Aprendizagem centrada no aluno
Método de projeto de ensino
Sociologia
title_short Para o "novo" ensino médio, uma "nova" sociologia
title_full Para o "novo" ensino médio, uma "nova" sociologia
title_fullStr Para o "novo" ensino médio, uma "nova" sociologia
title_full_unstemmed Para o "novo" ensino médio, uma "nova" sociologia
title_sort Para o "novo" ensino médio, uma "nova" sociologia
author Almeida, Gilmar de, 1970-
author_facet Almeida, Gilmar de, 1970-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Meucci, Simone, 1970-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Gilmar de, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia - Estudo e ensino (Ensino médio)
Aprendizagem centrada no aluno
Método de projeto de ensino
Sociologia
topic Sociologia - Estudo e ensino (Ensino médio)
Aprendizagem centrada no aluno
Método de projeto de ensino
Sociologia
description Orientadora: Professora Dra Simone Meucci
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-25T22:18:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-25T22:18:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71104
url https://hdl.handle.net/1884/71104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (154 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71104/1/R%20-%20D%20-%20GILMAR%20DE%20ALMEIDA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 25ed45f39e8718b5c15084cd0797f4af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860538283589632