A experiência formativa do "café filosociológico" : alcances e limites de uma intervenção pedagógica para o ensino de sociologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/68712 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Alexandro Dantas Trindade |
id |
UFPR_7449304debdf73fb1288054ac95d8d82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68712 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Carvalho, Fernanda de Almeida, 1990-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em SociologiaTrindade, Alexandro Dantas, 1973-2021-01-21T23:03:02Z2021-01-21T23:03:02Z2020https://hdl.handle.net/1884/68712Orientador: Prof. Dr. Alexandro Dantas TrindadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 11/03/2020Inclui referências: p. 62-64Resumo: O presente trabalho tem por objetivo implementar e analisar o projeto de intervenção pedagógica intitulado "Café Filosociológico" no Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln, no município de Colombo. Pretende-se observar qual a contribuição dessa prática para a formação de um pensamento crítico acerca do ensino de Sociologia no Ensino Médio. O Projeto compreende uma abordagem interdisciplinar, uma vez que a Sociologia perfaz imbricações com múltiplas áreas do conhecimento no âmbito das Ciências Humanas e as interlocuções desenvolvidas nessas interfaces possibilitam a complexidade e o enriquecimento de conhecimento. Nesse sentido, essa proposta de intervenção pedagógica contribui para uma forma de aprendizagem que incorpora uma riqueza considerável de perspectivas e paradigmas explicativos diversos, bem como uma variedade de explicações acerca das relações sociais tão necessárias para o alcance da autonomia intelectual e a prática da cidadania. Palavras-chave: Café Filosociológico, Ensino Médio, Reformas EducacionaisAbstract: The present work has the aim to implement and analyze the design of a pedagogical intervention entitled "Café Filosociológico" at the College of the State for Presidente Abraham Lincoln, in the county of Colombo. We want to see what is the contribution of this practice to the training of thinking critically about the teaching of sociology in high school. The Project also includes an inter-disciplinary approach, once again, that sociology makes it overlaps with several areas of knowledge in the field of the Humanities and the social Sciences, the interactions developed in these the knowledge in the field of the Humanities and the social. Sciences, the interactions developed in these interfaces allow for the complexity and diversification of the knowledge base. In this sense, the proposal of the pedagogic intervention that contributes to a form of learning that incorporates a wealth of perspectives and paradigms to explain the various, as well as a wide variety of explanations about the social relationships which are so necessary for the achievement of intellectual autonomy and the exercise of citizenship. Keywords: Café filosociológico; High School, Education Reform72 p. : il. (algumas color.).application/pdfSociologia (Ensino médio)SociologiaPratica de ensinoMetodo de projeto no ensinoA experiência formativa do "café filosociológico" : alcances e limites de uma intervenção pedagógica para o ensino de sociologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FERNANDA DE ALMEIDA CARVALHO.pdfapplication/pdf4633693https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68712/1/R%20-%20D%20-%20FERNANDA%20DE%20ALMEIDA%20CARVALHO.pdf339739c54bbe1655fb1a94c7232316adMD51open access1884/687122021-01-21 20:03:02.919open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68712Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-21T23:03:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A experiência formativa do "café filosociológico" : alcances e limites de uma intervenção pedagógica para o ensino de sociologia |
title |
A experiência formativa do "café filosociológico" : alcances e limites de uma intervenção pedagógica para o ensino de sociologia |
spellingShingle |
A experiência formativa do "café filosociológico" : alcances e limites de uma intervenção pedagógica para o ensino de sociologia Carvalho, Fernanda de Almeida, 1990- Sociologia (Ensino médio) Sociologia Pratica de ensino Metodo de projeto no ensino |
title_short |
A experiência formativa do "café filosociológico" : alcances e limites de uma intervenção pedagógica para o ensino de sociologia |
title_full |
A experiência formativa do "café filosociológico" : alcances e limites de uma intervenção pedagógica para o ensino de sociologia |
title_fullStr |
A experiência formativa do "café filosociológico" : alcances e limites de uma intervenção pedagógica para o ensino de sociologia |
title_full_unstemmed |
A experiência formativa do "café filosociológico" : alcances e limites de uma intervenção pedagógica para o ensino de sociologia |
title_sort |
A experiência formativa do "café filosociológico" : alcances e limites de uma intervenção pedagógica para o ensino de sociologia |
author |
Carvalho, Fernanda de Almeida, 1990- |
author_facet |
Carvalho, Fernanda de Almeida, 1990- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Fernanda de Almeida, 1990- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Trindade, Alexandro Dantas, 1973- |
contributor_str_mv |
Trindade, Alexandro Dantas, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia (Ensino médio) Sociologia Pratica de ensino Metodo de projeto no ensino |
topic |
Sociologia (Ensino médio) Sociologia Pratica de ensino Metodo de projeto no ensino |
description |
Orientador: Prof. Dr. Alexandro Dantas Trindade |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-21T23:03:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-01-21T23:03:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/68712 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/68712 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
72 p. : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68712/1/R%20-%20D%20-%20FERNANDA%20DE%20ALMEIDA%20CARVALHO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
339739c54bbe1655fb1a94c7232316ad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860588358336512 |