A experiência formativa do "café filosociológico" : alcances e limites de uma intervenção pedagógica para o ensino de sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Fernanda de Almeida, 1990-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68712
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Alexandro Dantas Trindade
id UFPR_7449304debdf73fb1288054ac95d8d82
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68712
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Carvalho, Fernanda de Almeida, 1990-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em SociologiaTrindade, Alexandro Dantas, 1973-2021-01-21T23:03:02Z2021-01-21T23:03:02Z2020https://hdl.handle.net/1884/68712Orientador: Prof. Dr. Alexandro Dantas TrindadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 11/03/2020Inclui referências: p. 62-64Resumo: O presente trabalho tem por objetivo implementar e analisar o projeto de intervenção pedagógica intitulado "Café Filosociológico" no Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln, no município de Colombo. Pretende-se observar qual a contribuição dessa prática para a formação de um pensamento crítico acerca do ensino de Sociologia no Ensino Médio. O Projeto compreende uma abordagem interdisciplinar, uma vez que a Sociologia perfaz imbricações com múltiplas áreas do conhecimento no âmbito das Ciências Humanas e as interlocuções desenvolvidas nessas interfaces possibilitam a complexidade e o enriquecimento de conhecimento. Nesse sentido, essa proposta de intervenção pedagógica contribui para uma forma de aprendizagem que incorpora uma riqueza considerável de perspectivas e paradigmas explicativos diversos, bem como uma variedade de explicações acerca das relações sociais tão necessárias para o alcance da autonomia intelectual e a prática da cidadania. Palavras-chave: Café Filosociológico, Ensino Médio, Reformas EducacionaisAbstract: The present work has the aim to implement and analyze the design of a pedagogical intervention entitled "Café Filosociológico" at the College of the State for Presidente Abraham Lincoln, in the county of Colombo. We want to see what is the contribution of this practice to the training of thinking critically about the teaching of sociology in high school. The Project also includes an inter-disciplinary approach, once again, that sociology makes it overlaps with several areas of knowledge in the field of the Humanities and the social Sciences, the interactions developed in these the knowledge in the field of the Humanities and the social. Sciences, the interactions developed in these interfaces allow for the complexity and diversification of the knowledge base. In this sense, the proposal of the pedagogic intervention that contributes to a form of learning that incorporates a wealth of perspectives and paradigms to explain the various, as well as a wide variety of explanations about the social relationships which are so necessary for the achievement of intellectual autonomy and the exercise of citizenship. Keywords: Café filosociológico; High School, Education Reform72 p. : il. (algumas color.).application/pdfSociologia (Ensino médio)SociologiaPratica de ensinoMetodo de projeto no ensinoA experiência formativa do "café filosociológico" : alcances e limites de uma intervenção pedagógica para o ensino de sociologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FERNANDA DE ALMEIDA CARVALHO.pdfapplication/pdf4633693https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68712/1/R%20-%20D%20-%20FERNANDA%20DE%20ALMEIDA%20CARVALHO.pdf339739c54bbe1655fb1a94c7232316adMD51open access1884/687122021-01-21 20:03:02.919open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68712Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-21T23:03:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A experiência formativa do "café filosociológico" : alcances e limites de uma intervenção pedagógica para o ensino de sociologia
title A experiência formativa do "café filosociológico" : alcances e limites de uma intervenção pedagógica para o ensino de sociologia
spellingShingle A experiência formativa do "café filosociológico" : alcances e limites de uma intervenção pedagógica para o ensino de sociologia
Carvalho, Fernanda de Almeida, 1990-
Sociologia (Ensino médio)
Sociologia
Pratica de ensino
Metodo de projeto no ensino
title_short A experiência formativa do "café filosociológico" : alcances e limites de uma intervenção pedagógica para o ensino de sociologia
title_full A experiência formativa do "café filosociológico" : alcances e limites de uma intervenção pedagógica para o ensino de sociologia
title_fullStr A experiência formativa do "café filosociológico" : alcances e limites de uma intervenção pedagógica para o ensino de sociologia
title_full_unstemmed A experiência formativa do "café filosociológico" : alcances e limites de uma intervenção pedagógica para o ensino de sociologia
title_sort A experiência formativa do "café filosociológico" : alcances e limites de uma intervenção pedagógica para o ensino de sociologia
author Carvalho, Fernanda de Almeida, 1990-
author_facet Carvalho, Fernanda de Almeida, 1990-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Fernanda de Almeida, 1990-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Trindade, Alexandro Dantas, 1973-
contributor_str_mv Trindade, Alexandro Dantas, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia (Ensino médio)
Sociologia
Pratica de ensino
Metodo de projeto no ensino
topic Sociologia (Ensino médio)
Sociologia
Pratica de ensino
Metodo de projeto no ensino
description Orientador: Prof. Dr. Alexandro Dantas Trindade
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-21T23:03:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-21T23:03:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/68712
url https://hdl.handle.net/1884/68712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 72 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68712/1/R%20-%20D%20-%20FERNANDA%20DE%20ALMEIDA%20CARVALHO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 339739c54bbe1655fb1a94c7232316ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860588358336512