Concepções de educadoras de creche sobre o desenvolvimento da criança na etária de zero a três anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Nelly Narcizo de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/14837
Resumo: Orientadora: Maria Augusta Bolsanello
id UFPR_9e86ad9cf3901f69d837aeb29773e262
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/14837
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Nelly Narcizo deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBolsanello, Maria Augusta, 1948-2022-08-26T18:38:31Z2022-08-26T18:38:31Z2008https://hdl.handle.net/1884/14837Orientadora: Maria Augusta BolsanelloDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2008Inclui bibliografia e anexosResumo: A pesquisa investiga as concepções de educadoras de creche sobre o desenvolvimento da criança pequena, na faixa etária de zero a três anos. Verifica como elas concebem, planejam e acompanham o desenvolvimento infantil, bem como avaliam o seu desempenho profissional. Foram entrevistadas educadoras de um centro municipal de educação infantil, situado em uma região de comprometimento social, na cidade de Curitiba, Paraná. Após análise qualitativa dos dados observa, entre outros fatores, que as profissionais: a) possuem uma concepção de desenvolvimento unidirecional, com ênfase no ambiente e na prática profissional; b) acompanham e avaliam o desenvolvimento infantil fazendo uso da comparação entre as próprias crianças e da observação diária, estabelecendo parâmetros bem diversos entre elas quanto ao que se deve esperar de comportamentos das crianças de acordo com a faixa etária; c) tomam iniciativas próprias para lidar com as dificuldades infantis, incluindo os bebês com necessidades especiais; d) sua rotina de trabalho se baseia na resolução imediata de problemas, não havendo espaço e tempo para a reflexão e planejamento; e) revelam ter uma rotina extenuante, sentindo-se cansadas e sobrecarregadas. Propõe, entre outras medidas, a necessidade da melhoria das condições de trabalho das educadoras; a readequação dos espaços; a implantação da formação continuada sobre o desenvolvimento infantil. Propõe também a mobilização da universidade para que participe ativamente na melhoria do ensino de graduação e pós-graduação destinados à formação de professores de educação, incluindo estudos sobre bebês com e sem necessidades especiais, levando em conta o enfoque proposto na presente pesquisa.Résumé: Cette recherche étudie les concepts d'éducatrices d'enseignement maternel à propos du développement chez l'enfant de zéro à trois ans. On cherche à vérifier comment ces éducatrices conçoivent, planifient et accompagnent le développement chez l'enfant, et aussi comment elles évaluent leur compétence professionnelle. On a interviewé des éducatrices d'un centre municipal d'éducation pour petits enfants, situé dans une communauté de condition socio-économique défavorable, à Curitiba, Brésil. Après analyse qualitative des données on observe que les éducatrices: a) possèdent une conception unilatérale de développement, mettant l'accent sur l'ambiance et leur pratique professionnelle; b) accompagnent et évaluent le développpement des enfants à partir de la comparaison entre eux et sur l'observation quotidienne, ce qui engendre des paramètres très diversifiés de ce qui doit être attendu du comportement des enfants selon leur âge; c) prennent des décisions selon leurs propres initiatives par rapport aux difficultés et aux nécessités spéciales; d) leur routine de travail se base sur la résolution immédiate de problèmes, où il n'y a pas de temps pour la réflexion ni pour la planification des actions nécessaires; e) révèlent avoir une routine fatigante, ce qui provoque un sentiment d'être surchargées. On propose quelques mesures, comme par exemple, le besoin de meilleures conditions de travail pour les éducatrices; réadaptation des spaces; implantation de formation continue sur le développement chez l'enfant. On propose aussi la mobilisation de l'université pour que celle-ci participe effectivement d'une meilleure élaboration de l'enseignement supérieur et de post-graduation destinés à la formation de professeurs d'éducation, y compris des études sur les bébés avec et sans nécessités spéciales, considérant le fondement proposé dans la présente recherche.99 f.application/pdfDisponível em formato digitalEducação de crianças - Curitiba (PR)EducaçãoEducação de criançasCreche - Educadoras - FormaçãoEducadoras - Condições de trabalho - Curitiba (PR)Redação acadêmicaEducaçãoConcepções de educadoras de creche sobre o desenvolvimento da criança na etária de zero a três anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação_Nelly_2008.pdfapplication/pdf568826https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/14837/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Nelly_2008.pdf914217ee652a442d2af36ebd8d1a7cdcMD51open accessTEXTDissertação_Nelly_2008.pdf.txtExtracted Texttext/plain199648https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/14837/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Nelly_2008.pdf.txt94e276e151e549e8267d9d73b8b04807MD52open accessTHUMBNAILDissertação_Nelly_2008.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1249https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/14837/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Nelly_2008.pdf.jpg075605be23684dac5e9d248a43f7007cMD53open access1884/148372022-08-26 15:38:31.108open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/14837Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-26T18:38:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções de educadoras de creche sobre o desenvolvimento da criança na etária de zero a três anos
title Concepções de educadoras de creche sobre o desenvolvimento da criança na etária de zero a três anos
spellingShingle Concepções de educadoras de creche sobre o desenvolvimento da criança na etária de zero a três anos
Souza, Nelly Narcizo de
Educação de crianças - Curitiba (PR)
Educação
Educação de crianças
Creche - Educadoras - Formação
Educadoras - Condições de trabalho - Curitiba (PR)
Redação acadêmica
Educação
title_short Concepções de educadoras de creche sobre o desenvolvimento da criança na etária de zero a três anos
title_full Concepções de educadoras de creche sobre o desenvolvimento da criança na etária de zero a três anos
title_fullStr Concepções de educadoras de creche sobre o desenvolvimento da criança na etária de zero a três anos
title_full_unstemmed Concepções de educadoras de creche sobre o desenvolvimento da criança na etária de zero a três anos
title_sort Concepções de educadoras de creche sobre o desenvolvimento da criança na etária de zero a três anos
author Souza, Nelly Narcizo de
author_facet Souza, Nelly Narcizo de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Nelly Narcizo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bolsanello, Maria Augusta, 1948-
contributor_str_mv Bolsanello, Maria Augusta, 1948-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças - Curitiba (PR)
Educação
Educação de crianças
Creche - Educadoras - Formação
Educadoras - Condições de trabalho - Curitiba (PR)
Redação acadêmica
Educação
topic Educação de crianças - Curitiba (PR)
Educação
Educação de crianças
Creche - Educadoras - Formação
Educadoras - Condições de trabalho - Curitiba (PR)
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Maria Augusta Bolsanello
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-26T18:38:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-26T18:38:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/14837
url https://hdl.handle.net/1884/14837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 99 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/14837/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Nelly_2008.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/14837/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Nelly_2008.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/14837/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Nelly_2008.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 914217ee652a442d2af36ebd8d1a7cdc
94e276e151e549e8267d9d73b8b04807
075605be23684dac5e9d248a43f7007c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898738562760704