Desenvolvimento e testagem de ferramentas didáticas game-like para o ensino de genética e evolução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alle, Benn Richard
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/49355
Resumo: Orientadora : Profª Drª Lupe Furtado Alle
id UFPR_6bc0068db2b2d884a1e929e608eebb37
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/49355
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Alle, Benn RichardUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em GenéticaAlle, Lupe Furtado2017-10-27T19:55:33Z2017-10-27T19:55:33Z2017http://hdl.handle.net/1884/49355Orientadora : Profª Drª Lupe Furtado AlleTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Genética. Defesa: Curitiba, 29/06/2017Inclui referências : f.110-111Resumo: O entendimento dos conceitos básicos de genética e evolução, comuns ao ensino médio e a alguns cursos de graduação, necessitam de um razoável grau de abstração. O estudo independente destes conteúdos faz com que os temas sejam abordados de forma desconectada. A utilização de uma ferramenta de simulação permite a interligação dinâmica dos temas e o formato GAME-LIKE aumenta o interesse dos participantes. Deste modo, o objetivo do presente estudo foi desenvolver uma simulação para o ensino de genética e evolução, implementada na forma de um jogo em duas versões, uma analógica feita em papel denominada GEA (Genes e Ambientes) e uma digital com o desenvolvimento de um software denominado eGEA (Genes e Ambientes Eletrônico). A avaliação dos jogos foi feita por meio de oficinas com 312 aprendizes de escolas de ensino médio públicas e privadas e universidades públicas e privadas. A avaliação foi executada por duas abordagens, uma escrita e uma pictórica. A forma escrita foi avaliada de duas formas, quanto ao conteúdo da resposta (correta ou incorreta) e quanto às palavras que foram utilizadas na elaboração das respostas. A forma pictórica (Avatar) foi avaliada a partir de imagens desenvolvidas pelos aprendizes e a sua correspondência com uma lista de informações esperadas pelas interpretações das informações do jogo. Para a divulgação do material foi desenvolvido um sítio eletrônico e publicação em revista de circulação entre professores. Concluímos que as duas versões do jogo apresentam diferença apenas na avaliação pictórica. As respostas escrita ou pictórica estão correlacionadas e as palavras utilizadas nas respostas corretas e incorretas são semelhantes. Além disso, aprendizes de instituições privadas de ensino médio e públicas de ensino superior apresentaram melhor avaliação tanto na forma escrita como na pictórica. Palavras-chave: Tecnologia educacional; Ambientes de aprendizagem interativos; Jogos educativos; Genética; Gamificação; Aprendizagem baseada em jogos;Abstract: The basic concepts of genetics and evolution, common to high school and some undergraduate courses, require a reasonable degree of abstraction. The independent study of these contents causes subjects to be addressed in a disconnected way. The use of a simulation tool allows the dynamic interconnection of these concepts and the GAME-LIKE format increases the interest of the participants. Therefore, the objective of this work was to develop a simulation to teach genetics and evolution, implemented in the form of a game in two versions, an analogical one, called GEA (Genes and Environments) and a digital one with the development of a software called eGEA (Genes and Environments Electronic). The evaluation of the games was performed through workshops with private and state high schools and universities. Two approaches were used, one written and one pictorial. The written form was evaluated in two ways: the answers per se (correct or incorrect) and the words used in the answers. The pictorial form (Avatar) was evaluated from images developed by apprentices and their correspondence with a list of information expected from the interpretations of the game information. For sharing the work, an internet site and a publication on a magazine with circulation among teachers were developed. In conclusion, significant difference between the two versions of the game was found only in pictorial evaluation. Written and pictorial responses are correlated and the words used for correct and incorrect responses are similar. In addition, private high schools and state universities presented better evaluation in both written and pictorial responses. Key-words: Educational technology; Interactive learning; Tools and methods of creation; Educational games; Genetics; Gamification; Learning in games; Computer games;113 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalGenéticaJogos educativosTecnologia educacionalAprendizagemDesenvolvimento e testagem de ferramentas didáticas game-like para o ensino de genética e evoluçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - BENN RICHARD ALLE.pdfapplication/pdf14537465https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49355/1/R%20-%20T%20-%20BENN%20RICHARD%20ALLE.pdf0d995d1e7e16b15a571a2bb04a06fb74MD51open access1884/493552017-10-27 17:55:34.057open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/49355Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082017-10-27T19:55:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento e testagem de ferramentas didáticas game-like para o ensino de genética e evolução
title Desenvolvimento e testagem de ferramentas didáticas game-like para o ensino de genética e evolução
spellingShingle Desenvolvimento e testagem de ferramentas didáticas game-like para o ensino de genética e evolução
Alle, Benn Richard
Genética
Jogos educativos
Tecnologia educacional
Aprendizagem
title_short Desenvolvimento e testagem de ferramentas didáticas game-like para o ensino de genética e evolução
title_full Desenvolvimento e testagem de ferramentas didáticas game-like para o ensino de genética e evolução
title_fullStr Desenvolvimento e testagem de ferramentas didáticas game-like para o ensino de genética e evolução
title_full_unstemmed Desenvolvimento e testagem de ferramentas didáticas game-like para o ensino de genética e evolução
title_sort Desenvolvimento e testagem de ferramentas didáticas game-like para o ensino de genética e evolução
author Alle, Benn Richard
author_facet Alle, Benn Richard
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Genética
dc.contributor.author.fl_str_mv Alle, Benn Richard
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alle, Lupe Furtado
contributor_str_mv Alle, Lupe Furtado
dc.subject.por.fl_str_mv Genética
Jogos educativos
Tecnologia educacional
Aprendizagem
topic Genética
Jogos educativos
Tecnologia educacional
Aprendizagem
description Orientadora : Profª Drª Lupe Furtado Alle
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-27T19:55:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-27T19:55:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/49355
url http://hdl.handle.net/1884/49355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 113 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49355/1/R%20-%20T%20-%20BENN%20RICHARD%20ALLE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d995d1e7e16b15a571a2bb04a06fb74
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860294311411712