Jogo didático como ferramenta auxiliar no ensino da genética para alunos do ensino médio
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/70554 |
Resumo: | Orientadora Profa. Dra. Iris Hass |
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Machado, Vivian CzarneskiHass, Iris, 1973-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional2021-05-07T22:16:02Z2021-05-07T22:16:02Z2020https://hdl.handle.net/1884/70554Orientadora Profa. Dra. Iris HassDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 28/10/2020Inclui referências: p. 81-88Área de concentração: Ensino de BiologiaResumo: Vivemos um momento histórico cultural, onde os acessos à informação e às formas lúdicas de envolvimento estão cada vez mais presentes em nossa sociedade a tal ponto que na educação se faz necessário lançar mão de novas ferramentas de ensino. Dentro desta perspectiva, ao propor os jogos didáticos, os estudantes demostram maior interesse nos assuntos abordados, e muitas vezes, surgem dúvidas em relação ao conteúdo após trabalharem com os jogos. O aprender Genética, em algumas situações, pode ser bastante trabalhoso, principalmente em relação à terminologia e em alguns momentos o conteúdo não apresenta uma contextualização com o cotidiano dos estudantes, exigindo do professor a busca por novas metodologias para atingir os objetivos da disciplina. Assim, procuramos neste trabalho identificar junto aos professores os assuntos de Genética que apresentam maior dificuldade pelos estudantes e verificar o que já foi publicado em forma de jogo didático com estes assuntos. Para tanto realizamos um levantamento de publicações sobre jogos didáticos em site tais como GOOGLE Acadêmico, REA Paraná, Portal da CAPES e o site da Revista Genética na Escola, utilizando sites e artigos escritos na Língua Portuguesa. Aplicamos o questionário online para professores de Biologia buscando um diagnóstico das dificuldades dos estudantes em Genética. Identificamos e apresentamos 56 publicações sobre jogos didáticos obtidos com a utilização das palavras chave: jogo didático; jogo pedagógico; ensino em genética. E confrontamos com as respostas dos professores quanto os temas de maior dificuldade em Genética como: Equilíbrio de Hardy - Weinberg, Genética de Populações e Tradução. A partir destes dados, evidenciamos que nas publicações que relacionam jogos didáticos não existe uma uniformidade quanto ao uso de palavras chave, conteúdo dos resumos e apresentação completa de todos os itens do jogo didático para a reprodução. Como produto de nossa investigação, elaboramos um jogo quiz em formato de aplicativo para celular Android. Para a produção do jogo Genética Quiz utilizamos uma plataforma gratuita de aplicativos, no tutorial para os professores descrevemos o passo a passo, possibilitando o professor a criar novos jogos abordando outras questões de acordo com sua realidade e necessidade. Apresentamos um tutorial para os estudantes com informações de como acessar o aplicativo e como jogar. Assim o aplicativo Genética Quiz e seus tutoriais gerados como produtos tornaram-se uma ferramenta didática de promoção ao Ensino de Biologia Palavras-chave: Aplicativo para celular. Quiz. Ensino-aprendizagem.Abstract: We live in a historical cultural moment, where access to information and playful forms of involvement are increasingly present in our society to the point that in education it is necessary to use new teaching tools. Within this perspective, when proposing didactic games, students show greater interest in the subjects covered, and many times, doubts arise regarding the content after working with the games. Learning Genetics, in some situations, can be quite laborious, especially in relation to terminology and in some moments the content does not present a context with the students' daily lives, requiring the teacher to search for new methodologies to achieve the objectives of the discipline. Thus, we seek in this work to identify with the teachers the subjects of Genetics that present greater difficulty for the students and to verify what has already been published in the form of a didactic game with these subjects. To this end, we conducted a survey of publications on educational games on websites such as Academic Google, REA Paraná, CAPES Portal and the Genetic Magazine at School website, using websites and articles written in Portuguese. We applied the online questionnaire for Biology teachers seeking a diagnosis of students' difficulties in Genetics. We identified and presented 56 publications on educational games obtained with the use of the keywords: educational game; pedagogical game; teaching in genetics. And we confront with the teachers' answers regarding the most difficult subjects in Genetics, such as: Balance Hardy- Weinberg, Population Genetics and Translation. From these data, we show that in publications that relate educational games, there is no uniformity regarding the use of keywords, content of abstracts and complete presentation of all items in the educational game for reproduction. As a product of our investigation, we developed a quiz game in the format of an Android mobile application. For the production of the Genetics Quiz game, we use a free application platform, in the tutorial for teachers we describe the step by step, enabling the teacher to create new games addressing other issues according to his reality and need. We present a tutorial for students with information on how to access the application and how to play. Thus, the Genetics Quiz application and its tutorials generated as products became a didactic tool to promote the Teaching of Biology. Key words: Mobile app. Quiz. Teaching- learning108 p. : il. (algumas color.).application/pdfGeneticaEstratégias de aprendizagemJogos educativosAplicativos móveisJogo didático como ferramenta auxiliar no ensino da genética para alunos do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - VIVIAN CZARNESKI MACHADO.pdfapplication/pdf5632768https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70554/1/R%20-%20D%20-%20VIVIAN%20CZARNESKI%20MACHADO.pdf095cd6eda8f1d0d9f8e7a19f07e4b779MD51open access1884/705542021-05-07 19:16:02.435open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70554Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-07T22:16:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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