Trabalho docente e subjetividade : a condição dos professores temporários (PSS) no Paraná
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Data de Publicação: | 2014 |
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Nauroski, Everson AraujoBridi, Maria Aparecida da Cruz, 1964-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia2019-11-26T15:47:28Z2019-11-26T15:47:28Z2014https://hdl.handle.net/1884/38054Orientadora: Profª. Drª. Maria Aparecida BridiTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba, 17/10/2014Inclui bibliografiaÁrea de concentração: SociologiaResumo: O neoliberalismo como uma doutrina política e econômica se fez presente no Estado brasileiro, a partir da década de 1990. Nesse cenário, tomaram corpo os modelos de gestão voltados ao enxugamento da mão-de-obra, à flexibilização e desregulamentação de leis trabalhistas. Na esfera educacional, essas mudanças produziram reformas que atingiram os trabalhadores da educação, afetando suas carreiras, rendimentos e reconhecimento social. No Paraná, diante das demandas crescentes na educação, a resposta dos governos, principalmente a partir de 1990, tem sido a utilização de formas de contratação precária, como é o caso dos professores temporários, que ingressam no Estado, pelo Processo Seletivo Simplificado, os PSS. Essa realidade instigou a realização dessa pesquisa, pois ao analisar os efeitos das condições e relações de trabalho a que estão submetidos estes profissionais, observou-se traços de uma subjetividade diferenciada nestes professores. A análise do material empírico da pesquisa, a partir de uma abordagem qualitativa, possibilitou captar o que chamamos de processos de subjetivação negativa, situações que aparecem na forma de sofrimento, mal-estar e padecimento desses professores. Em meio a situação de desigualdade contratual e de tratamento em relação a estes docentes, se processa uma dialética sutil de afirmação e negação, de ambivalências nas relações do docente com seu trabalho. É, portanto, argumento central desta tese, que a relação entre precariedade e subjetividade implica na produção de uma subjetividade docente negativa. Palavras-chave: trabalho docente, subjetividade, professores temporários PSSAbstract: Neoliberalism as a political and economic doctrine was present in the Brazilian since the 90s. At this scenario the management models aimed at downsizing the hand labor, the flexibility and deregulation of labor laws took place. In the educational sphere, these changes produced reforms that have hit education workers, affecting their careers, income and social recognition. In Paraná, with the increasing demands on education, the historical response of governments, especially since 1990, has been the use of precarious forms of employment, such as temporary teachers, who enter the State, by Simplified Selection Process, the PSS. This reality prompted the realization of this research, because when analyzing the effects of conditions and labor professional relations that these professionals were submitted there was distinct traces of subjectivity in these teachers. The analysis of the empirical material from a qualitative approach enabled capture what we call negative subjectivation processes, situations that appear in the form of pain, discomfort and illness in these teachers. Facing the situation of inequality and contractual treatment for these teachers, we have a subtle dialectic of affirmation and negation of the ambivalences in teaching relationships with their work. It is therefore central argument of this thesis, the relationship between insecurity and subjectivity implies in a production of a negative teacher subjectivity. Keywords: teaching work, subjectivity, temporary teachers PSS293f : il.grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalSociologiaProfessores - Aspectos sociaisSubjetividadeTrabalho docenteTrabalho temporário - professoresTrabalho docente e subjetividade : a condição dos professores temporários (PSS) no Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - T - EVERSON ARAUJO NAUROSKI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38054/1/R%20-%20T%20-%20EVERSON%20ARAUJO%20NAUROSKI.pdf.jpgcba10c6af75c3a72cfaa672b379388ebMD51open accessTEXTR - T - EVERSON ARAUJO NAUROSKI.pdf.txtExtracted Texttext/plain666041https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38054/2/R%20-%20T%20-%20EVERSON%20ARAUJO%20NAUROSKI.pdf.txtbeb6cbfd7dbf047803e117d1f26458c1MD52open accessORIGINALR - T - EVERSON ARAUJO NAUROSKI.pdfapplication/pdf3965762https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38054/3/R%20-%20T%20-%20EVERSON%20ARAUJO%20NAUROSKI.pdfaf5647bcf3b86477b3d7361c98e201d5MD53open access1884/380542019-11-26 12:47:28.337open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38054Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-26T15:47:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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