Representações da leitura no discurso e na prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Berenice, 1985-
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Witasiak, Karina de Lima, 1991-
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/78514
Resumo: Orientador: Prof. Altair Pivovar
id UFPR_6c4d37852366a8f980e2ef20e535794c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78514
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silveira, Berenice, 1985-Witasiak, Karina de Lima, 1991-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em PedagogiaPivovar, Altair, 1960-2022-09-02T20:36:41Z2022-09-02T20:36:41Z2013https://hdl.handle.net/1884/78514Orientador: Prof. Altair PivovarMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em PedagogiaInclui referências: p. 20-21Resumo : Tanto ouvimos e pronunciamos a palavra "leitura", que ela se tornou tão familiar quanto um irmão ou irmã com quem convivemos durante muitos anos. Recebemos sua significação tão espontaneamente que não nos preocupamos em precisar o seu sentido. Em suma, todos "sabemos" o que significar ler. No entanto, porque deixamos de pensar no sentido de um termo, podemos acabar desenvolvendo uma noção equivocada acerca dele. É o que estamos postulando como pressuposto desta pesquisa: o termo leitura tornou-se tão difundido que acabou se tornando difuso. Todos trabalham com uma noção intuitiva e vaga de leitura, e são poucos os que conseguem formalizar essa ideia por meio da linguagem verbal. Este estudo se propõe a fazer uma reflexão sobre o conceito de leitura trabalhado na escola, e de que modo isso estaria interferindo no processo de ensino-aprendizagem. Para atingir tal fim, aplicamos um questionário com professores de escolas da rede pública, inquirindo-os sobre o conceito de leitura com que desenvolvem suas atividades docentes.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoAprendizagem - Livros e leituraLeitura - Estudo e ensinoRepresentações da leitura no discurso e na prática docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALBERENICE SILVEIRA.pdfapplication/pdf563878https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78514/1/BERENICE%20SILVEIRA.pdf5c20c23357f233f609f61f7255f426e4MD51open access1884/785142022-09-02 17:36:41.276open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78514Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-02T20:36:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações da leitura no discurso e na prática docente
title Representações da leitura no discurso e na prática docente
spellingShingle Representações da leitura no discurso e na prática docente
Silveira, Berenice, 1985-
Educação - Estudo e ensino
Aprendizagem - Livros e leitura
Leitura - Estudo e ensino
title_short Representações da leitura no discurso e na prática docente
title_full Representações da leitura no discurso e na prática docente
title_fullStr Representações da leitura no discurso e na prática docente
title_full_unstemmed Representações da leitura no discurso e na prática docente
title_sort Representações da leitura no discurso e na prática docente
author Silveira, Berenice, 1985-
author_facet Silveira, Berenice, 1985-
Witasiak, Karina de Lima, 1991-
author_role author
author2 Witasiak, Karina de Lima, 1991-
author2_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Berenice, 1985-
Witasiak, Karina de Lima, 1991-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pivovar, Altair, 1960-
contributor_str_mv Pivovar, Altair, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Aprendizagem - Livros e leitura
Leitura - Estudo e ensino
topic Educação - Estudo e ensino
Aprendizagem - Livros e leitura
Leitura - Estudo e ensino
description Orientador: Prof. Altair Pivovar
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-02T20:36:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-02T20:36:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/78514
url https://hdl.handle.net/1884/78514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78514/1/BERENICE%20SILVEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c20c23357f233f609f61f7255f426e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860445963812864