Linguagem dramática na educação infantil : vozes docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/39156 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves |
id |
UFPR_6c72e5e97dffb52060790ef15e0fba7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/39156 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Lois, Marcia Regina Bartnik GodinhoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGonçalves, Jean Carlos2015-11-05T17:41:08Z2015-11-05T17:41:08Z2015http://hdl.handle.net/1884/39156Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos GonçalvesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/05/2015Inclui referências : f. 108-112Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender o discurso das professoras que trabalham com a linguagem dramática na educação infantil, investigando sua formação profissional e pessoal. Os fundamentos teóricos utilizados são estudos no campo da infância, com Corsaro (2011) e Sarmento (2005); estudos no campo do teatroeducação, com Slade (1978) e Japiassu (2001, 2007, 2014) e estudos no campo da linguagem, com Bakhtin (2009, 2010, 2011). A produção de dados foi realizada por meio de entrevistas com profissionais da educação infantil em três Centros Municipais de Educação Infantil, além de busca em documentos da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, tanto publicações impressas como banco de dados do Portal Cidade do Conhecimento. A análise de dados foi feita com base na Análise Dialógica do Discurso, a partir do trabalho de Bakhtin e o Círculo sobre a interação humana fundamentada na linguagem. O cerne da pesquisa foram os enunciados das professoras sobre sua prática docente com a linguagem dramática. As entrevistas também versaram sobre as memórias das professoras, investigando seu capital cultural incorporado e como se deram as escolhas profissionais. A conclusão encontrada foi a de que as professoras estão engajadas em superar o passado de sua própria infância e de práticas que muitas vezes orientam o trabalho no ensino fundamental, transformando um trabalho de repetição cansativa em espaço para a expressão, a criação e as agências infantis. Além disso, a pesquisa aponta que, apesar de a oferta de cursos da SME ter se multiplicado significativamente a partir de 2009, as professoras ainda necessitam de orientação para realizar esta transição metodológica. Palavras chave: linguagem dramática; educação infantil; vozes docentes; Bakhtin e o Círculo.Abstract: The aim of this study is to understand the arguments of teachers that work with dramatization in children education by investigating their professional and personal background. The theoretical basis for this study are in the fields of childhood with Corsaro (2011) and Sarmento (2005); theater education with Slade (1978) and Japiassu (2001, 2007, 2014); and language with Bakhtin (2009, 2010, 2011). The data were obtained by interviewing children education professionals in three Municipal Child Education Centers, in addition to documents searching in the Municipal Education Department of Curitiba, either printed publications or database from the Portal Cidade do Conhecimento. We had our data analysis based on Bakhtin Circle's dialogic discourse analysis and their work on human interaction based on language. The heart of the study were the teachers' declarations about their teaching activities with dramatic language. The interviews were also about the teachers' memories, investigating the incorporated culture and how were the professional choices. The conclusion shows the teachers' will to overcome what was experienced in their own childhood and usual practices in the elementary education, transforming an exhaustive repetition work in a space for children expression, creativity and actions. Besides, the study shows that even though the MED's courses offer have significantly multiplied since 2009, teachers still need orientation to accomplish this methodological transition. Key-words: dramatic language; children education; docent voices; Bakhtin's Circle138 f.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoLinguagem dramática na educação infantil : vozes docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - MARCIA REGINA BARTNIK GODINHO LOIS.pdf.txtExtracted Texttext/plain289471https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39156/1/R%20-%20D%20-%20MARCIA%20REGINA%20BARTNIK%20GODINHO%20LOIS.pdf.txtfb050ad549aac730f176b926f2c54c85MD51open accessORIGINALR - D - MARCIA REGINA BARTNIK GODINHO LOIS.pdfapplication/pdf1698052https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39156/2/R%20-%20D%20-%20MARCIA%20REGINA%20BARTNIK%20GODINHO%20LOIS.pdfbb802344733dd527a5240db7c92078e0MD52open accessTHUMBNAILR - D - MARCIA REGINA BARTNIK GODINHO LOIS.pdf.jpgR - D - MARCIA REGINA BARTNIK GODINHO LOIS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39156/3/R%20-%20D%20-%20MARCIA%20REGINA%20BARTNIK%20GODINHO%20LOIS.pdf.jpg7c87ae6ffbe4c986d103318e740ce8d4MD53open access1884/391562016-04-08 03:57:41.423open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/39156Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-08T06:57:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Linguagem dramática na educação infantil : vozes docentes |
title |
Linguagem dramática na educação infantil : vozes docentes |
spellingShingle |
Linguagem dramática na educação infantil : vozes docentes Lois, Marcia Regina Bartnik Godinho Educação |
title_short |
Linguagem dramática na educação infantil : vozes docentes |
title_full |
Linguagem dramática na educação infantil : vozes docentes |
title_fullStr |
Linguagem dramática na educação infantil : vozes docentes |
title_full_unstemmed |
Linguagem dramática na educação infantil : vozes docentes |
title_sort |
Linguagem dramática na educação infantil : vozes docentes |
author |
Lois, Marcia Regina Bartnik Godinho |
author_facet |
Lois, Marcia Regina Bartnik Godinho |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lois, Marcia Regina Bartnik Godinho |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Jean Carlos |
contributor_str_mv |
Gonçalves, Jean Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
description |
Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-05T17:41:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-11-05T17:41:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/39156 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/39156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
138 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39156/1/R%20-%20D%20-%20MARCIA%20REGINA%20BARTNIK%20GODINHO%20LOIS.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39156/2/R%20-%20D%20-%20MARCIA%20REGINA%20BARTNIK%20GODINHO%20LOIS.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/39156/3/R%20-%20D%20-%20MARCIA%20REGINA%20BARTNIK%20GODINHO%20LOIS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fb050ad549aac730f176b926f2c54c85 bb802344733dd527a5240db7c92078e0 7c87ae6ffbe4c986d103318e740ce8d4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860526816362496 |