Vozes que educam: a linguagem do professor na educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/214212 |
Resumo: | Considerando o atual cenário educacional marcado por lutas e conquistas de uma educação para todos os cidadãos brasileiros, acreditamos que seja necessária uma abordagem sensível, por parte daqueles que serão responsáveis pelo primeiro contato da criança com a educação formal, que normalmente se inicia na educação infantil. Para este estudo nossa proposta é de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com uma investigação bibliográfica a partir de artigos que evidenciam estudos que caracterizem a importância da linguagem do educador e a influência dela no percurso formativo de indivíduos. Teve como objetivos: a) Compreender por meio da linguagem do professor a influência e impacto que esta, sendo negativa ou positiva, tem na vida da criança; b) Caracterizar a linguagem negativa e positiva no discurso do professor e, c) Verificar formas de utilizar a linguagem para construir uma relação de respeito, valorização e confiança entre docente e discente. A partir dos estudos encontrados, por meio da Análise de Conteúdo, pudemos reforçar a ideia de nossa hipótese de que a linguagem do professor é fundamental para construir na escola um clima favorável ao desenvolvimento pleno da criança. |
id |
UNSP_a393f067397641569447b110b8e81f61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/214212 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Vozes que educam: a linguagem do professor na educação InfantilVoces que educan: el lenguaje del profesor en la educación InfantilVoices that educate: the teacher's language in early childhood educationEducaçãoLinguagem e educaçãoAutonomia nas criançasEducationConsiderando o atual cenário educacional marcado por lutas e conquistas de uma educação para todos os cidadãos brasileiros, acreditamos que seja necessária uma abordagem sensível, por parte daqueles que serão responsáveis pelo primeiro contato da criança com a educação formal, que normalmente se inicia na educação infantil. Para este estudo nossa proposta é de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com uma investigação bibliográfica a partir de artigos que evidenciam estudos que caracterizem a importância da linguagem do educador e a influência dela no percurso formativo de indivíduos. Teve como objetivos: a) Compreender por meio da linguagem do professor a influência e impacto que esta, sendo negativa ou positiva, tem na vida da criança; b) Caracterizar a linguagem negativa e positiva no discurso do professor e, c) Verificar formas de utilizar a linguagem para construir uma relação de respeito, valorização e confiança entre docente e discente. A partir dos estudos encontrados, por meio da Análise de Conteúdo, pudemos reforçar a ideia de nossa hipótese de que a linguagem do professor é fundamental para construir na escola um clima favorável ao desenvolvimento pleno da criança.Considering the current educational scenario marked by the struggles and achievements of an education for all Brazilian citizens, we believe that there is a need for a sensitive approach, by those who will be responsible for the first contact of the child with formal education; which usually begins during early childhood education. For this study, our proposal is a qualitative approach research, with a bibliographic research based on articles that highlight studies that characterize the importance of the educator’s language and its influence on the path of training individuals. Its objectives were: a) To understand through language how is the teacher’s influence and impact on a life of a child, whether it is negative or positive; b) Characterize the negative and positive language in the teacher’s speech and, c) Check ways to use language focusing on building a relationship of respect, appreciation and trust between teacher and student. What we found was that through Content Analysis; we were able to reinforce the idea of our hypothesis that the teacher’s language is essential to build a favorable climate at school regarding to the full development of the child.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP]Carrasco, Ligia Bueno Zangali [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miranda, Giovanna Guarache de [UNESP]2021-08-26T18:10:42Z2021-08-26T18:10:42Z2021-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/214212porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-24T06:34:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214212Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:51:55.088360Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vozes que educam: a linguagem do professor na educação Infantil Voces que educan: el lenguaje del profesor en la educación Infantil Voices that educate: the teacher's language in early childhood education |
title |
Vozes que educam: a linguagem do professor na educação Infantil |
spellingShingle |
Vozes que educam: a linguagem do professor na educação Infantil Miranda, Giovanna Guarache de [UNESP] Educação Linguagem e educação Autonomia nas crianças Education |
title_short |
Vozes que educam: a linguagem do professor na educação Infantil |
title_full |
Vozes que educam: a linguagem do professor na educação Infantil |
title_fullStr |
Vozes que educam: a linguagem do professor na educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Vozes que educam: a linguagem do professor na educação Infantil |
title_sort |
Vozes que educam: a linguagem do professor na educação Infantil |
author |
Miranda, Giovanna Guarache de [UNESP] |
author_facet |
Miranda, Giovanna Guarache de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP] Carrasco, Ligia Bueno Zangali [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Giovanna Guarache de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Linguagem e educação Autonomia nas crianças Education |
topic |
Educação Linguagem e educação Autonomia nas crianças Education |
description |
Considerando o atual cenário educacional marcado por lutas e conquistas de uma educação para todos os cidadãos brasileiros, acreditamos que seja necessária uma abordagem sensível, por parte daqueles que serão responsáveis pelo primeiro contato da criança com a educação formal, que normalmente se inicia na educação infantil. Para este estudo nossa proposta é de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com uma investigação bibliográfica a partir de artigos que evidenciam estudos que caracterizem a importância da linguagem do educador e a influência dela no percurso formativo de indivíduos. Teve como objetivos: a) Compreender por meio da linguagem do professor a influência e impacto que esta, sendo negativa ou positiva, tem na vida da criança; b) Caracterizar a linguagem negativa e positiva no discurso do professor e, c) Verificar formas de utilizar a linguagem para construir uma relação de respeito, valorização e confiança entre docente e discente. A partir dos estudos encontrados, por meio da Análise de Conteúdo, pudemos reforçar a ideia de nossa hipótese de que a linguagem do professor é fundamental para construir na escola um clima favorável ao desenvolvimento pleno da criança. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-26T18:10:42Z 2021-08-26T18:10:42Z 2021-08-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/214212 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/214212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129559554424832 |