Vozes que educam: a linguagem do professor na educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Giovanna Guarache de [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/214212
Resumo: Considerando o atual cenário educacional marcado por lutas e conquistas de uma educação para todos os cidadãos brasileiros, acreditamos que seja necessária uma abordagem sensível, por parte daqueles que serão responsáveis pelo primeiro contato da criança com a educação formal, que normalmente se inicia na educação infantil. Para este estudo nossa proposta é de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com uma investigação bibliográfica a partir de artigos que evidenciam estudos que caracterizem a importância da linguagem do educador e a influência dela no percurso formativo de indivíduos. Teve como objetivos: a) Compreender por meio da linguagem do professor a influência e impacto que esta, sendo negativa ou positiva, tem na vida da criança; b) Caracterizar a linguagem negativa e positiva no discurso do professor e, c) Verificar formas de utilizar a linguagem para construir uma relação de respeito, valorização e confiança entre docente e discente. A partir dos estudos encontrados, por meio da Análise de Conteúdo, pudemos reforçar a ideia de nossa hipótese de que a linguagem do professor é fundamental para construir na escola um clima favorável ao desenvolvimento pleno da criança.
id UNSP_a393f067397641569447b110b8e81f61
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/214212
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Vozes que educam: a linguagem do professor na educação InfantilVoces que educan: el lenguaje del profesor en la educación InfantilVoices that educate: the teacher's language in early childhood educationEducaçãoLinguagem e educaçãoAutonomia nas criançasEducationConsiderando o atual cenário educacional marcado por lutas e conquistas de uma educação para todos os cidadãos brasileiros, acreditamos que seja necessária uma abordagem sensível, por parte daqueles que serão responsáveis pelo primeiro contato da criança com a educação formal, que normalmente se inicia na educação infantil. Para este estudo nossa proposta é de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com uma investigação bibliográfica a partir de artigos que evidenciam estudos que caracterizem a importância da linguagem do educador e a influência dela no percurso formativo de indivíduos. Teve como objetivos: a) Compreender por meio da linguagem do professor a influência e impacto que esta, sendo negativa ou positiva, tem na vida da criança; b) Caracterizar a linguagem negativa e positiva no discurso do professor e, c) Verificar formas de utilizar a linguagem para construir uma relação de respeito, valorização e confiança entre docente e discente. A partir dos estudos encontrados, por meio da Análise de Conteúdo, pudemos reforçar a ideia de nossa hipótese de que a linguagem do professor é fundamental para construir na escola um clima favorável ao desenvolvimento pleno da criança.Considering the current educational scenario marked by the struggles and achievements of an education for all Brazilian citizens, we believe that there is a need for a sensitive approach, by those who will be responsible for the first contact of the child with formal education; which usually begins during early childhood education. For this study, our proposal is a qualitative approach research, with a bibliographic research based on articles that highlight studies that characterize the importance of the educator’s language and its influence on the path of training individuals. Its objectives were: a) To understand through language how is the teacher’s influence and impact on a life of a child, whether it is negative or positive; b) Characterize the negative and positive language in the teacher’s speech and, c) Check ways to use language focusing on building a relationship of respect, appreciation and trust between teacher and student. What we found was that through Content Analysis; we were able to reinforce the idea of ​​our hypothesis that the teacher’s language is essential to build a favorable climate at school regarding to the full development of the child.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP]Carrasco, Ligia Bueno Zangali [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miranda, Giovanna Guarache de [UNESP]2021-08-26T18:10:42Z2021-08-26T18:10:42Z2021-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/214212porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-24T06:34:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214212Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:51:55.088360Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vozes que educam: a linguagem do professor na educação Infantil
Voces que educan: el lenguaje del profesor en la educación Infantil
Voices that educate: the teacher's language in early childhood education
title Vozes que educam: a linguagem do professor na educação Infantil
spellingShingle Vozes que educam: a linguagem do professor na educação Infantil
Miranda, Giovanna Guarache de [UNESP]
Educação
Linguagem e educação
Autonomia nas crianças
Education
title_short Vozes que educam: a linguagem do professor na educação Infantil
title_full Vozes que educam: a linguagem do professor na educação Infantil
title_fullStr Vozes que educam: a linguagem do professor na educação Infantil
title_full_unstemmed Vozes que educam: a linguagem do professor na educação Infantil
title_sort Vozes que educam: a linguagem do professor na educação Infantil
author Miranda, Giovanna Guarache de [UNESP]
author_facet Miranda, Giovanna Guarache de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP]
Carrasco, Ligia Bueno Zangali [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Giovanna Guarache de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Linguagem e educação
Autonomia nas crianças
Education
topic Educação
Linguagem e educação
Autonomia nas crianças
Education
description Considerando o atual cenário educacional marcado por lutas e conquistas de uma educação para todos os cidadãos brasileiros, acreditamos que seja necessária uma abordagem sensível, por parte daqueles que serão responsáveis pelo primeiro contato da criança com a educação formal, que normalmente se inicia na educação infantil. Para este estudo nossa proposta é de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com uma investigação bibliográfica a partir de artigos que evidenciam estudos que caracterizem a importância da linguagem do educador e a influência dela no percurso formativo de indivíduos. Teve como objetivos: a) Compreender por meio da linguagem do professor a influência e impacto que esta, sendo negativa ou positiva, tem na vida da criança; b) Caracterizar a linguagem negativa e positiva no discurso do professor e, c) Verificar formas de utilizar a linguagem para construir uma relação de respeito, valorização e confiança entre docente e discente. A partir dos estudos encontrados, por meio da Análise de Conteúdo, pudemos reforçar a ideia de nossa hipótese de que a linguagem do professor é fundamental para construir na escola um clima favorável ao desenvolvimento pleno da criança.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-26T18:10:42Z
2021-08-26T18:10:42Z
2021-08-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/214212
url http://hdl.handle.net/11449/214212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129559554424832