O processo de conversão da idéia de Projeto Político Pedagógico em política educacional pública no estado do Paraná (1983-2002)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/19184 |
Resumo: | Orientadora: Monica Ribeiro da Silva |
id |
UFPR_6c795780e73e6ba9e5de5476c21beed1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/19184 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Parra, SilviaSilva, Monica Ribeiro da, 1960-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-12-07T12:50:49Z2020-12-07T12:50:49Z2008https://hdl.handle.net/1884/19184Orientadora: Monica Ribeiro da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/07/2008Inclui bibliografia e anexosResumo : Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise do processo de constituição do Projeto Político Pedagógico em política pública educacional nas escolas da rede estadual de ensino do Paraná, compreendendo o período entre 1983 e 2002. Por meio da análise documental dos registros oficiais e do estudo das ações governamentais realizadas procurou-se evidenciar a apropriação, por parte do Estado, dos pressupostos referentes à gestão democrática e Projeto Político Pedagógico, existentes na produção teórica educacional a partir da década de 1980, e que se tornaram o arcabouço da conversão do Projeto Político Pedagógico em instrumento de política educacional pública. Foram examinados doze documentos oficiais sobre política educacional editados pela SEED, a partir dos seguintes elementos: participação, autonomia, planejamento, currículo e avaliação. Apesar do discurso oficial propor a substituição das relações de autoritarismo e imediatismo na política educacional constatou-se que o discurso democrático foi diluído por uma prática que não criou condições suficientes para a implantação efetiva do Projeto Político Pedagógico nas escolas. As décadas de 1980 e 1990, adentrando nos anos 2000, com relação ao estado do Paraná tanto em uma concepção de Estado mais conservadora, comprometida com o ideário do estado mínimo, quanto em uma concepção de estado progressista, voltada ao atendimento das camadas populares, apresentaram políticas públicas educacionais que estabelecem limites à democratização da gestão escolar. Essa opção fica clara pela adoção de um formato de Projeto Político Pedagógico que se aproxima mais do documento formal, institucionalizado de fora para dentro da escola, com aparência democrática, mas limitado quanto à possibilidade de emancipação política da escola.vi, 173 f.application/pdfDisponível em formato digitalEnsino médio - ProjetosProjeto pedagógicoPolíticas educacionaisEscolas - AdministraçãoDissertações - EducaçãoEducaçãoO processo de conversão da idéia de Projeto Político Pedagógico em política educacional pública no estado do Paraná (1983-2002)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTACAO ARQUIVO UNICO JUN 09.pdfapplication/pdf846994https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19184/1/DISSERTACAO%20ARQUIVO%20UNICO%20JUN%2009.pdff819e80b7fe521f2f326f34e2b03754dMD51open accessTEXTDISSERTACAO ARQUIVO UNICO JUN 09.pdf.txtExtracted Texttext/plain361586https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19184/2/DISSERTACAO%20ARQUIVO%20UNICO%20JUN%2009.pdf.txt3c22d4ca335f58bdf8e39121ad232025MD52open accessTHUMBNAILDISSERTACAO ARQUIVO UNICO JUN 09.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19184/3/DISSERTACAO%20ARQUIVO%20UNICO%20JUN%2009.pdf.jpg3a84c76885f4f9e37896c5ab7f954d47MD53open access1884/191842020-12-07 09:50:49.53open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/19184Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-12-07T12:50:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de conversão da idéia de Projeto Político Pedagógico em política educacional pública no estado do Paraná (1983-2002) |
title |
O processo de conversão da idéia de Projeto Político Pedagógico em política educacional pública no estado do Paraná (1983-2002) |
spellingShingle |
O processo de conversão da idéia de Projeto Político Pedagógico em política educacional pública no estado do Paraná (1983-2002) Parra, Silvia Ensino médio - Projetos Projeto pedagógico Políticas educacionais Escolas - Administração Dissertações - Educação Educação |
title_short |
O processo de conversão da idéia de Projeto Político Pedagógico em política educacional pública no estado do Paraná (1983-2002) |
title_full |
O processo de conversão da idéia de Projeto Político Pedagógico em política educacional pública no estado do Paraná (1983-2002) |
title_fullStr |
O processo de conversão da idéia de Projeto Político Pedagógico em política educacional pública no estado do Paraná (1983-2002) |
title_full_unstemmed |
O processo de conversão da idéia de Projeto Político Pedagógico em política educacional pública no estado do Paraná (1983-2002) |
title_sort |
O processo de conversão da idéia de Projeto Político Pedagógico em política educacional pública no estado do Paraná (1983-2002) |
author |
Parra, Silvia |
author_facet |
Parra, Silvia |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Silva, Monica Ribeiro da, 1960- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parra, Silvia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio - Projetos Projeto pedagógico Políticas educacionais Escolas - Administração Dissertações - Educação Educação |
topic |
Ensino médio - Projetos Projeto pedagógico Políticas educacionais Escolas - Administração Dissertações - Educação Educação |
description |
Orientadora: Monica Ribeiro da Silva |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-07T12:50:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-07T12:50:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/19184 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/19184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
vi, 173 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19184/1/DISSERTACAO%20ARQUIVO%20UNICO%20JUN%2009.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19184/2/DISSERTACAO%20ARQUIVO%20UNICO%20JUN%2009.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19184/3/DISSERTACAO%20ARQUIVO%20UNICO%20JUN%2009.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f819e80b7fe521f2f326f34e2b03754d 3c22d4ca335f58bdf8e39121ad232025 3a84c76885f4f9e37896c5ab7f954d47 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823526885435375616 |