O processo de conversão da idéia de Projeto Político Pedagógico em política educacional pública no estado do Paraná (1983-2002)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parra, Silvia
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/19184
Resumo: Orientadora: Monica Ribeiro da Silva
id UFPR_6c795780e73e6ba9e5de5476c21beed1
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/19184
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Parra, SilviaSilva, Monica Ribeiro da, 1960-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-12-07T12:50:49Z2020-12-07T12:50:49Z2008https://hdl.handle.net/1884/19184Orientadora: Monica Ribeiro da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/07/2008Inclui bibliografia e anexosResumo : Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise do processo de constituição do Projeto Político Pedagógico em política pública educacional nas escolas da rede estadual de ensino do Paraná, compreendendo o período entre 1983 e 2002. Por meio da análise documental dos registros oficiais e do estudo das ações governamentais realizadas procurou-se evidenciar a apropriação, por parte do Estado, dos pressupostos referentes à gestão democrática e Projeto Político Pedagógico, existentes na produção teórica educacional a partir da década de 1980, e que se tornaram o arcabouço da conversão do Projeto Político Pedagógico em instrumento de política educacional pública. Foram examinados doze documentos oficiais sobre política educacional editados pela SEED, a partir dos seguintes elementos: participação, autonomia, planejamento, currículo e avaliação. Apesar do discurso oficial propor a substituição das relações de autoritarismo e imediatismo na política educacional constatou-se que o discurso democrático foi diluído por uma prática que não criou condições suficientes para a implantação efetiva do Projeto Político Pedagógico nas escolas. As décadas de 1980 e 1990, adentrando nos anos 2000, com relação ao estado do Paraná tanto em uma concepção de Estado mais conservadora, comprometida com o ideário do estado mínimo, quanto em uma concepção de estado progressista, voltada ao atendimento das camadas populares, apresentaram políticas públicas educacionais que estabelecem limites à democratização da gestão escolar. Essa opção fica clara pela adoção de um formato de Projeto Político Pedagógico que se aproxima mais do documento formal, institucionalizado de fora para dentro da escola, com aparência democrática, mas limitado quanto à possibilidade de emancipação política da escola.vi, 173 f.application/pdfDisponível em formato digitalEnsino médio - ProjetosProjeto pedagógicoPolíticas educacionaisEscolas - AdministraçãoDissertações - EducaçãoEducaçãoO processo de conversão da idéia de Projeto Político Pedagógico em política educacional pública no estado do Paraná (1983-2002)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTACAO ARQUIVO UNICO JUN 09.pdfapplication/pdf846994https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19184/1/DISSERTACAO%20ARQUIVO%20UNICO%20JUN%2009.pdff819e80b7fe521f2f326f34e2b03754dMD51open accessTEXTDISSERTACAO ARQUIVO UNICO JUN 09.pdf.txtExtracted Texttext/plain361586https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19184/2/DISSERTACAO%20ARQUIVO%20UNICO%20JUN%2009.pdf.txt3c22d4ca335f58bdf8e39121ad232025MD52open accessTHUMBNAILDISSERTACAO ARQUIVO UNICO JUN 09.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19184/3/DISSERTACAO%20ARQUIVO%20UNICO%20JUN%2009.pdf.jpg3a84c76885f4f9e37896c5ab7f954d47MD53open access1884/191842020-12-07 09:50:49.53open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/19184Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-12-07T12:50:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de conversão da idéia de Projeto Político Pedagógico em política educacional pública no estado do Paraná (1983-2002)
title O processo de conversão da idéia de Projeto Político Pedagógico em política educacional pública no estado do Paraná (1983-2002)
spellingShingle O processo de conversão da idéia de Projeto Político Pedagógico em política educacional pública no estado do Paraná (1983-2002)
Parra, Silvia
Ensino médio - Projetos
Projeto pedagógico
Políticas educacionais
Escolas - Administração
Dissertações - Educação
Educação
title_short O processo de conversão da idéia de Projeto Político Pedagógico em política educacional pública no estado do Paraná (1983-2002)
title_full O processo de conversão da idéia de Projeto Político Pedagógico em política educacional pública no estado do Paraná (1983-2002)
title_fullStr O processo de conversão da idéia de Projeto Político Pedagógico em política educacional pública no estado do Paraná (1983-2002)
title_full_unstemmed O processo de conversão da idéia de Projeto Político Pedagógico em política educacional pública no estado do Paraná (1983-2002)
title_sort O processo de conversão da idéia de Projeto Político Pedagógico em política educacional pública no estado do Paraná (1983-2002)
author Parra, Silvia
author_facet Parra, Silvia
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Silva, Monica Ribeiro da, 1960-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Parra, Silvia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio - Projetos
Projeto pedagógico
Políticas educacionais
Escolas - Administração
Dissertações - Educação
Educação
topic Ensino médio - Projetos
Projeto pedagógico
Políticas educacionais
Escolas - Administração
Dissertações - Educação
Educação
description Orientadora: Monica Ribeiro da Silva
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-07T12:50:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-07T12:50:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/19184
url https://hdl.handle.net/1884/19184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv vi, 173 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19184/1/DISSERTACAO%20ARQUIVO%20UNICO%20JUN%2009.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19184/2/DISSERTACAO%20ARQUIVO%20UNICO%20JUN%2009.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19184/3/DISSERTACAO%20ARQUIVO%20UNICO%20JUN%2009.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f819e80b7fe521f2f326f34e2b03754d
3c22d4ca335f58bdf8e39121ad232025
3a84c76885f4f9e37896c5ab7f954d47
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823526885435375616