Relação entre o tipo de ajuste regulatório e a dificuldade da tarefa sobre avaliações de mensagens de anúncios de consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barboza, Mariana Monfort
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/30108
Resumo: Resumo: Esta pesquisa trata do impacto do tipo de ajuste regulatório (ajuste vs não-ajuste) e da dificuldade da tarefa (baixa dificuldade vs alta dificuldade) sobre avaliações de mensagens de anúncios de consumo, sendo este o objetivo principal desta dissertação. Conforme proposta da literatura, quando os indivíduos estão altamente envolvidos e suficientemente motivados a processar maiores informações, eles dão mais atenção e avaliam mais positivamente mensagens que não se ajustam ao seu foco regulatório. O contrário acontece em condições de baixo envolvimento, nestas a literatura afirma que os indivíduos são menos motivados a processar informações e preferem informações que se ajustem ao seu foco regulatório. Desse modo, a hipótese deste estudo é que o ajuste regulatório e a dificuldade da tarefa tem impacto sobre as avaliações de mensagens de anúncios, em situações subsequentes de consumo, de maneira que os consumidores são mais persuadidos pelos apelos de não-ajuste (vs ajuste) regulatório de prevenção/promoção sob condições de alta (vs baixa ) dificuldade da tarefa. Para alcançar o objetivo de pesquisa e responder à hipótese proposta foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa, causal e de natureza experimental. Desse modo, foram conduzidos um pré-teste e dois experimentos hipotéticos. Os experimentos tiveram between subjects design, 2 (dificuldade da tarefa: baixa dificuldade vs alta dificuldade) por 2 (tipo de ajuste regulatório: ajuste vs não ajuste). O experimento 1 (n= 140) testou a H1, a mesma foi parcialmente suportada. Sob condições de baixa dificuldade da tarefa os consumidores avaliam marginalmente melhor anúncios de consumo e são mais persuadidos por mensagens que se ajustam ao foco regulatório de prevenção. Com relação à intenção de compra, houve uma inversão dos efeitos esperados. O que se observou foi que as intenções de compra do produto foram maiores para o grupo de alta dificuldade da tarefa, porém em condições de ajuste regulatório de prevenção. O experimento 2 (n= 135) confirmou parcialmente a hipótese. Sob condições de baixa dificuldade da tarefa os consumidores são marginalmente mais persuadidos por mensagens e têm maior intenção de compra do produto anunciado, nas condições de ajuste do foco regulatório de promoção. Para a atitude média de avaliação do anúncio os resultados do experimento 2 não fornecem suporte para a comprovação da hipótese, pois ambos os grupos avaliaram o anúncio positivamente. Portanto, os resultados desta dissertação vão de encontro à literatura, sugerindo que, mesmo altamente envolvidos na avaliação do anúncio e com o acréscimo da dificuldade da tarefa, o efeito do não ajuste regulatório se dissipa. E mais, mesmo em condições de alto envolvimento, as pessoas preferem informações que se ajustam ao seu foco regulatório. Apesar das hipóteses terem sido parcialmente corroboradas, em ambos os experimentos realizados, acredita-se que o objetivo geral e os objetivos específicos desta pesquisa foram alcançados. Por fim, são elencadas contribuições e implicações gerenciais, identificadas limitações deste estudo, bem como são feitas sugestões para pesquisas futuras.
id UFPR_6da10171c21b55ea40a5993faad27f1a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/30108
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Barboza, Mariana MonfortSilva, Danielle Mantovani Lucena daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao2013-11-05T18:42:04Z2013-11-05T18:42:04Z2013-11-05http://hdl.handle.net/1884/30108Resumo: Esta pesquisa trata do impacto do tipo de ajuste regulatório (ajuste vs não-ajuste) e da dificuldade da tarefa (baixa dificuldade vs alta dificuldade) sobre avaliações de mensagens de anúncios de consumo, sendo este o objetivo principal desta dissertação. Conforme proposta da literatura, quando os indivíduos estão altamente envolvidos e suficientemente motivados a processar maiores informações, eles dão mais atenção e avaliam mais positivamente mensagens que não se ajustam ao seu foco regulatório. O contrário acontece em condições de baixo envolvimento, nestas a literatura afirma que os indivíduos são menos motivados a processar informações e preferem informações que se ajustem ao seu foco regulatório. Desse modo, a hipótese deste estudo é que o ajuste regulatório e a dificuldade da tarefa tem impacto sobre as avaliações de mensagens de anúncios, em situações subsequentes de consumo, de maneira que os consumidores são mais persuadidos pelos apelos de não-ajuste (vs ajuste) regulatório de prevenção/promoção sob condições de alta (vs baixa ) dificuldade da tarefa. Para alcançar o objetivo de pesquisa e responder à hipótese proposta foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa, causal e de natureza experimental. Desse modo, foram conduzidos um pré-teste e dois experimentos hipotéticos. Os experimentos tiveram between subjects design, 2 (dificuldade da tarefa: baixa dificuldade vs alta dificuldade) por 2 (tipo de ajuste regulatório: ajuste vs não ajuste). O experimento 1 (n= 140) testou a H1, a mesma foi parcialmente suportada. Sob condições de baixa dificuldade da tarefa os consumidores avaliam marginalmente melhor anúncios de consumo e são mais persuadidos por mensagens que se ajustam ao foco regulatório de prevenção. Com relação à intenção de compra, houve uma inversão dos efeitos esperados. O que se observou foi que as intenções de compra do produto foram maiores para o grupo de alta dificuldade da tarefa, porém em condições de ajuste regulatório de prevenção. O experimento 2 (n= 135) confirmou parcialmente a hipótese. Sob condições de baixa dificuldade da tarefa os consumidores são marginalmente mais persuadidos por mensagens e têm maior intenção de compra do produto anunciado, nas condições de ajuste do foco regulatório de promoção. Para a atitude média de avaliação do anúncio os resultados do experimento 2 não fornecem suporte para a comprovação da hipótese, pois ambos os grupos avaliaram o anúncio positivamente. Portanto, os resultados desta dissertação vão de encontro à literatura, sugerindo que, mesmo altamente envolvidos na avaliação do anúncio e com o acréscimo da dificuldade da tarefa, o efeito do não ajuste regulatório se dissipa. E mais, mesmo em condições de alto envolvimento, as pessoas preferem informações que se ajustam ao seu foco regulatório. Apesar das hipóteses terem sido parcialmente corroboradas, em ambos os experimentos realizados, acredita-se que o objetivo geral e os objetivos específicos desta pesquisa foram alcançados. Por fim, são elencadas contribuições e implicações gerenciais, identificadas limitações deste estudo, bem como são feitas sugestões para pesquisas futuras.application/pdfAnunciosPropagandaComportamento do consumidorGerenciamento da informaçãoRelação entre o tipo de ajuste regulatório e a dificuldade da tarefa sobre avaliações de mensagens de anúncios de consumoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARIANA MONFORT BARBOZA.pdfapplication/pdf1011146https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30108/1/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20MONFORT%20BARBOZA.pdfb3ee3d95a3ce7eb026bb934f9d756863MD51open accessTEXTR - D - MARIANA MONFORT BARBOZA.pdf.txtR - D - MARIANA MONFORT BARBOZA.pdf.txtExtracted Texttext/plain196491https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30108/2/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20MONFORT%20BARBOZA.pdf.txt831aa7be3fb5726abdf4aad53ae2e0f1MD52open accessTHUMBNAILR - D - MARIANA MONFORT BARBOZA.pdf.jpgR - D - MARIANA MONFORT BARBOZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30108/3/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20MONFORT%20BARBOZA.pdf.jpgea5a1257e8e23b1f20d0c8079dc85feeMD53open access1884/301082016-04-08 03:37:23.007open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/30108Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-08T06:37:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação entre o tipo de ajuste regulatório e a dificuldade da tarefa sobre avaliações de mensagens de anúncios de consumo
title Relação entre o tipo de ajuste regulatório e a dificuldade da tarefa sobre avaliações de mensagens de anúncios de consumo
spellingShingle Relação entre o tipo de ajuste regulatório e a dificuldade da tarefa sobre avaliações de mensagens de anúncios de consumo
Barboza, Mariana Monfort
Anuncios
Propaganda
Comportamento do consumidor
Gerenciamento da informação
title_short Relação entre o tipo de ajuste regulatório e a dificuldade da tarefa sobre avaliações de mensagens de anúncios de consumo
title_full Relação entre o tipo de ajuste regulatório e a dificuldade da tarefa sobre avaliações de mensagens de anúncios de consumo
title_fullStr Relação entre o tipo de ajuste regulatório e a dificuldade da tarefa sobre avaliações de mensagens de anúncios de consumo
title_full_unstemmed Relação entre o tipo de ajuste regulatório e a dificuldade da tarefa sobre avaliações de mensagens de anúncios de consumo
title_sort Relação entre o tipo de ajuste regulatório e a dificuldade da tarefa sobre avaliações de mensagens de anúncios de consumo
author Barboza, Mariana Monfort
author_facet Barboza, Mariana Monfort
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Silva, Danielle Mantovani Lucena da
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao
dc.contributor.author.fl_str_mv Barboza, Mariana Monfort
dc.subject.por.fl_str_mv Anuncios
Propaganda
Comportamento do consumidor
Gerenciamento da informação
topic Anuncios
Propaganda
Comportamento do consumidor
Gerenciamento da informação
description Resumo: Esta pesquisa trata do impacto do tipo de ajuste regulatório (ajuste vs não-ajuste) e da dificuldade da tarefa (baixa dificuldade vs alta dificuldade) sobre avaliações de mensagens de anúncios de consumo, sendo este o objetivo principal desta dissertação. Conforme proposta da literatura, quando os indivíduos estão altamente envolvidos e suficientemente motivados a processar maiores informações, eles dão mais atenção e avaliam mais positivamente mensagens que não se ajustam ao seu foco regulatório. O contrário acontece em condições de baixo envolvimento, nestas a literatura afirma que os indivíduos são menos motivados a processar informações e preferem informações que se ajustem ao seu foco regulatório. Desse modo, a hipótese deste estudo é que o ajuste regulatório e a dificuldade da tarefa tem impacto sobre as avaliações de mensagens de anúncios, em situações subsequentes de consumo, de maneira que os consumidores são mais persuadidos pelos apelos de não-ajuste (vs ajuste) regulatório de prevenção/promoção sob condições de alta (vs baixa ) dificuldade da tarefa. Para alcançar o objetivo de pesquisa e responder à hipótese proposta foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa, causal e de natureza experimental. Desse modo, foram conduzidos um pré-teste e dois experimentos hipotéticos. Os experimentos tiveram between subjects design, 2 (dificuldade da tarefa: baixa dificuldade vs alta dificuldade) por 2 (tipo de ajuste regulatório: ajuste vs não ajuste). O experimento 1 (n= 140) testou a H1, a mesma foi parcialmente suportada. Sob condições de baixa dificuldade da tarefa os consumidores avaliam marginalmente melhor anúncios de consumo e são mais persuadidos por mensagens que se ajustam ao foco regulatório de prevenção. Com relação à intenção de compra, houve uma inversão dos efeitos esperados. O que se observou foi que as intenções de compra do produto foram maiores para o grupo de alta dificuldade da tarefa, porém em condições de ajuste regulatório de prevenção. O experimento 2 (n= 135) confirmou parcialmente a hipótese. Sob condições de baixa dificuldade da tarefa os consumidores são marginalmente mais persuadidos por mensagens e têm maior intenção de compra do produto anunciado, nas condições de ajuste do foco regulatório de promoção. Para a atitude média de avaliação do anúncio os resultados do experimento 2 não fornecem suporte para a comprovação da hipótese, pois ambos os grupos avaliaram o anúncio positivamente. Portanto, os resultados desta dissertação vão de encontro à literatura, sugerindo que, mesmo altamente envolvidos na avaliação do anúncio e com o acréscimo da dificuldade da tarefa, o efeito do não ajuste regulatório se dissipa. E mais, mesmo em condições de alto envolvimento, as pessoas preferem informações que se ajustam ao seu foco regulatório. Apesar das hipóteses terem sido parcialmente corroboradas, em ambos os experimentos realizados, acredita-se que o objetivo geral e os objetivos específicos desta pesquisa foram alcançados. Por fim, são elencadas contribuições e implicações gerenciais, identificadas limitações deste estudo, bem como são feitas sugestões para pesquisas futuras.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-11-05T18:42:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-11-05T18:42:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/30108
url http://hdl.handle.net/1884/30108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30108/1/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20MONFORT%20BARBOZA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30108/2/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20MONFORT%20BARBOZA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30108/3/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20MONFORT%20BARBOZA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b3ee3d95a3ce7eb026bb934f9d756863
831aa7be3fb5726abdf4aad53ae2e0f1
ea5a1257e8e23b1f20d0c8079dc85fee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898731267817472