Relação entre o tipo de ajuste regulatório e a dificuldade da tarefa sobre avaliações de mensagens de anúncios de consumo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/30108 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa trata do impacto do tipo de ajuste regulatório (ajuste vs não-ajuste) e da dificuldade da tarefa (baixa dificuldade vs alta dificuldade) sobre avaliações de mensagens de anúncios de consumo, sendo este o objetivo principal desta dissertação. Conforme proposta da literatura, quando os indivíduos estão altamente envolvidos e suficientemente motivados a processar maiores informações, eles dão mais atenção e avaliam mais positivamente mensagens que não se ajustam ao seu foco regulatório. O contrário acontece em condições de baixo envolvimento, nestas a literatura afirma que os indivíduos são menos motivados a processar informações e preferem informações que se ajustem ao seu foco regulatório. Desse modo, a hipótese deste estudo é que o ajuste regulatório e a dificuldade da tarefa tem impacto sobre as avaliações de mensagens de anúncios, em situações subsequentes de consumo, de maneira que os consumidores são mais persuadidos pelos apelos de não-ajuste (vs ajuste) regulatório de prevenção/promoção sob condições de alta (vs baixa ) dificuldade da tarefa. Para alcançar o objetivo de pesquisa e responder à hipótese proposta foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa, causal e de natureza experimental. Desse modo, foram conduzidos um pré-teste e dois experimentos hipotéticos. Os experimentos tiveram between subjects design, 2 (dificuldade da tarefa: baixa dificuldade vs alta dificuldade) por 2 (tipo de ajuste regulatório: ajuste vs não ajuste). O experimento 1 (n= 140) testou a H1, a mesma foi parcialmente suportada. Sob condições de baixa dificuldade da tarefa os consumidores avaliam marginalmente melhor anúncios de consumo e são mais persuadidos por mensagens que se ajustam ao foco regulatório de prevenção. Com relação à intenção de compra, houve uma inversão dos efeitos esperados. O que se observou foi que as intenções de compra do produto foram maiores para o grupo de alta dificuldade da tarefa, porém em condições de ajuste regulatório de prevenção. O experimento 2 (n= 135) confirmou parcialmente a hipótese. Sob condições de baixa dificuldade da tarefa os consumidores são marginalmente mais persuadidos por mensagens e têm maior intenção de compra do produto anunciado, nas condições de ajuste do foco regulatório de promoção. Para a atitude média de avaliação do anúncio os resultados do experimento 2 não fornecem suporte para a comprovação da hipótese, pois ambos os grupos avaliaram o anúncio positivamente. Portanto, os resultados desta dissertação vão de encontro à literatura, sugerindo que, mesmo altamente envolvidos na avaliação do anúncio e com o acréscimo da dificuldade da tarefa, o efeito do não ajuste regulatório se dissipa. E mais, mesmo em condições de alto envolvimento, as pessoas preferem informações que se ajustam ao seu foco regulatório. Apesar das hipóteses terem sido parcialmente corroboradas, em ambos os experimentos realizados, acredita-se que o objetivo geral e os objetivos específicos desta pesquisa foram alcançados. Por fim, são elencadas contribuições e implicações gerenciais, identificadas limitações deste estudo, bem como são feitas sugestões para pesquisas futuras. |
id |
UFPR_6da10171c21b55ea40a5993faad27f1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/30108 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Barboza, Mariana MonfortSilva, Danielle Mantovani Lucena daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao2013-11-05T18:42:04Z2013-11-05T18:42:04Z2013-11-05http://hdl.handle.net/1884/30108Resumo: Esta pesquisa trata do impacto do tipo de ajuste regulatório (ajuste vs não-ajuste) e da dificuldade da tarefa (baixa dificuldade vs alta dificuldade) sobre avaliações de mensagens de anúncios de consumo, sendo este o objetivo principal desta dissertação. Conforme proposta da literatura, quando os indivíduos estão altamente envolvidos e suficientemente motivados a processar maiores informações, eles dão mais atenção e avaliam mais positivamente mensagens que não se ajustam ao seu foco regulatório. O contrário acontece em condições de baixo envolvimento, nestas a literatura afirma que os indivíduos são menos motivados a processar informações e preferem informações que se ajustem ao seu foco regulatório. Desse modo, a hipótese deste estudo é que o ajuste regulatório e a dificuldade da tarefa tem impacto sobre as avaliações de mensagens de anúncios, em situações subsequentes de consumo, de maneira que os consumidores são mais persuadidos pelos apelos de não-ajuste (vs ajuste) regulatório de prevenção/promoção sob condições de alta (vs baixa ) dificuldade da tarefa. Para alcançar o objetivo de pesquisa e responder à hipótese proposta foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa, causal e de natureza experimental. Desse modo, foram conduzidos um pré-teste e dois experimentos hipotéticos. Os experimentos tiveram between subjects design, 2 (dificuldade da tarefa: baixa dificuldade vs alta dificuldade) por 2 (tipo de ajuste regulatório: ajuste vs não ajuste). O experimento 1 (n= 140) testou a H1, a mesma foi parcialmente suportada. Sob condições de baixa dificuldade da tarefa os consumidores avaliam marginalmente melhor anúncios de consumo e são mais persuadidos por mensagens que se ajustam ao foco regulatório de prevenção. Com relação à intenção de compra, houve uma inversão dos efeitos esperados. O que se observou foi que as intenções de compra do produto foram maiores para o grupo de alta dificuldade da tarefa, porém em condições de ajuste regulatório de prevenção. O experimento 2 (n= 135) confirmou parcialmente a hipótese. Sob condições de baixa dificuldade da tarefa os consumidores são marginalmente mais persuadidos por mensagens e têm maior intenção de compra do produto anunciado, nas condições de ajuste do foco regulatório de promoção. Para a atitude média de avaliação do anúncio os resultados do experimento 2 não fornecem suporte para a comprovação da hipótese, pois ambos os grupos avaliaram o anúncio positivamente. Portanto, os resultados desta dissertação vão de encontro à literatura, sugerindo que, mesmo altamente envolvidos na avaliação do anúncio e com o acréscimo da dificuldade da tarefa, o efeito do não ajuste regulatório se dissipa. E mais, mesmo em condições de alto envolvimento, as pessoas preferem informações que se ajustam ao seu foco regulatório. Apesar das hipóteses terem sido parcialmente corroboradas, em ambos os experimentos realizados, acredita-se que o objetivo geral e os objetivos específicos desta pesquisa foram alcançados. Por fim, são elencadas contribuições e implicações gerenciais, identificadas limitações deste estudo, bem como são feitas sugestões para pesquisas futuras.application/pdfAnunciosPropagandaComportamento do consumidorGerenciamento da informaçãoRelação entre o tipo de ajuste regulatório e a dificuldade da tarefa sobre avaliações de mensagens de anúncios de consumoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARIANA MONFORT BARBOZA.pdfapplication/pdf1011146https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30108/1/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20MONFORT%20BARBOZA.pdfb3ee3d95a3ce7eb026bb934f9d756863MD51open accessTEXTR - D - MARIANA MONFORT BARBOZA.pdf.txtR - D - MARIANA MONFORT BARBOZA.pdf.txtExtracted Texttext/plain196491https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30108/2/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20MONFORT%20BARBOZA.pdf.txt831aa7be3fb5726abdf4aad53ae2e0f1MD52open accessTHUMBNAILR - D - MARIANA MONFORT BARBOZA.pdf.jpgR - D - MARIANA MONFORT BARBOZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30108/3/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20MONFORT%20BARBOZA.pdf.jpgea5a1257e8e23b1f20d0c8079dc85feeMD53open access1884/301082016-04-08 03:37:23.007open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/30108Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-08T06:37:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Relação entre o tipo de ajuste regulatório e a dificuldade da tarefa sobre avaliações de mensagens de anúncios de consumo |
title |
Relação entre o tipo de ajuste regulatório e a dificuldade da tarefa sobre avaliações de mensagens de anúncios de consumo |
spellingShingle |
Relação entre o tipo de ajuste regulatório e a dificuldade da tarefa sobre avaliações de mensagens de anúncios de consumo Barboza, Mariana Monfort Anuncios Propaganda Comportamento do consumidor Gerenciamento da informação |
title_short |
Relação entre o tipo de ajuste regulatório e a dificuldade da tarefa sobre avaliações de mensagens de anúncios de consumo |
title_full |
Relação entre o tipo de ajuste regulatório e a dificuldade da tarefa sobre avaliações de mensagens de anúncios de consumo |
title_fullStr |
Relação entre o tipo de ajuste regulatório e a dificuldade da tarefa sobre avaliações de mensagens de anúncios de consumo |
title_full_unstemmed |
Relação entre o tipo de ajuste regulatório e a dificuldade da tarefa sobre avaliações de mensagens de anúncios de consumo |
title_sort |
Relação entre o tipo de ajuste regulatório e a dificuldade da tarefa sobre avaliações de mensagens de anúncios de consumo |
author |
Barboza, Mariana Monfort |
author_facet |
Barboza, Mariana Monfort |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Silva, Danielle Mantovani Lucena da Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barboza, Mariana Monfort |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anuncios Propaganda Comportamento do consumidor Gerenciamento da informação |
topic |
Anuncios Propaganda Comportamento do consumidor Gerenciamento da informação |
description |
Resumo: Esta pesquisa trata do impacto do tipo de ajuste regulatório (ajuste vs não-ajuste) e da dificuldade da tarefa (baixa dificuldade vs alta dificuldade) sobre avaliações de mensagens de anúncios de consumo, sendo este o objetivo principal desta dissertação. Conforme proposta da literatura, quando os indivíduos estão altamente envolvidos e suficientemente motivados a processar maiores informações, eles dão mais atenção e avaliam mais positivamente mensagens que não se ajustam ao seu foco regulatório. O contrário acontece em condições de baixo envolvimento, nestas a literatura afirma que os indivíduos são menos motivados a processar informações e preferem informações que se ajustem ao seu foco regulatório. Desse modo, a hipótese deste estudo é que o ajuste regulatório e a dificuldade da tarefa tem impacto sobre as avaliações de mensagens de anúncios, em situações subsequentes de consumo, de maneira que os consumidores são mais persuadidos pelos apelos de não-ajuste (vs ajuste) regulatório de prevenção/promoção sob condições de alta (vs baixa ) dificuldade da tarefa. Para alcançar o objetivo de pesquisa e responder à hipótese proposta foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa, causal e de natureza experimental. Desse modo, foram conduzidos um pré-teste e dois experimentos hipotéticos. Os experimentos tiveram between subjects design, 2 (dificuldade da tarefa: baixa dificuldade vs alta dificuldade) por 2 (tipo de ajuste regulatório: ajuste vs não ajuste). O experimento 1 (n= 140) testou a H1, a mesma foi parcialmente suportada. Sob condições de baixa dificuldade da tarefa os consumidores avaliam marginalmente melhor anúncios de consumo e são mais persuadidos por mensagens que se ajustam ao foco regulatório de prevenção. Com relação à intenção de compra, houve uma inversão dos efeitos esperados. O que se observou foi que as intenções de compra do produto foram maiores para o grupo de alta dificuldade da tarefa, porém em condições de ajuste regulatório de prevenção. O experimento 2 (n= 135) confirmou parcialmente a hipótese. Sob condições de baixa dificuldade da tarefa os consumidores são marginalmente mais persuadidos por mensagens e têm maior intenção de compra do produto anunciado, nas condições de ajuste do foco regulatório de promoção. Para a atitude média de avaliação do anúncio os resultados do experimento 2 não fornecem suporte para a comprovação da hipótese, pois ambos os grupos avaliaram o anúncio positivamente. Portanto, os resultados desta dissertação vão de encontro à literatura, sugerindo que, mesmo altamente envolvidos na avaliação do anúncio e com o acréscimo da dificuldade da tarefa, o efeito do não ajuste regulatório se dissipa. E mais, mesmo em condições de alto envolvimento, as pessoas preferem informações que se ajustam ao seu foco regulatório. Apesar das hipóteses terem sido parcialmente corroboradas, em ambos os experimentos realizados, acredita-se que o objetivo geral e os objetivos específicos desta pesquisa foram alcançados. Por fim, são elencadas contribuições e implicações gerenciais, identificadas limitações deste estudo, bem como são feitas sugestões para pesquisas futuras. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-11-05T18:42:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-11-05T18:42:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-11-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/30108 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/30108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30108/1/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20MONFORT%20BARBOZA.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30108/2/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20MONFORT%20BARBOZA.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30108/3/R%20-%20D%20-%20MARIANA%20MONFORT%20BARBOZA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b3ee3d95a3ce7eb026bb934f9d756863 831aa7be3fb5726abdf4aad53ae2e0f1 ea5a1257e8e23b1f20d0c8079dc85fee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898731267817472 |