A sala de aula de língua inglesa na perspectiva das inteligências múltiplas : aplicações e implicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bührer, Édina Aparecida Cabral
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/24555
Resumo: Orientador : Márcia Helena Böechat Fernandes
id UFPR_6da7573ea3d23cc48ecb56d8c8011660
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24555
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Bührer, Édina Aparecida CabralUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasFernandes, Marcia Böechat2020-06-08T17:58:04Z2020-06-08T17:58:04Z2005https://hdl.handle.net/1884/24555Orientador : Márcia Helena Böechat FernandesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Defesa: Curitiba, 28/04/2005Inclui bibliografiaÁrea de concentração: Estudos lingüísticosResumo : O objetivo principal desta pesquisa é apresentar a teoria das Inteligências Múltiplas como uma alternativa de ensino e explorar os efeitos positivos que podem surgir na aprendizagem de inglês como segunda língua em aprendizes adultos. Esta teoria tem mudado a visão de educadores dos Estados Unidos nas suas concepções de inteligência. De acordo com os especialistas na área, as inteligências dos estudantes não deveriam ser medidas com base nos testes de Ql (quociente de inteligência), mas baseadas num conjunto de potenciais que trabalham juntos. Dependendo da situação, um potencial pode agir mais intensamente que os outros. Todos os estudantes parecem ter, pelo menos, sete tipos diferentes de inteligências que ajudam a resolver problemas, inventar processos e criar produtos importantes para a sociedade. As inteligências verbal-lingüística, corporal-cinestésica, espacial, musical, lógico-matemática, intrapessoal e interpessoal são ferramentas que podem ajudar os estudantes a desenvolver uma melhor compreensão e apreciação de seus potenciais e preferências de aprendizagem. Um conjunto de atividades, relacionando cada inteligência e as quatro habilidades da língua inglesa, foi planejado e aplicado para explorar estes potenciais na sala de aula de segunda língua. Depois da investigação do processo através da pesquisa-ação, análise dos dados do perfil das inteligências múltiplas dos aprendizes, das suas opiniões e questionários observou-se que o procedimento tem um efeito positivo na motivação dos estudantes para a aprendizagem de Inglês como uma língua estrangeira.Abstract : The main purpose of this research is to present the Multiple Intelligences theory as an alternative of teaching and to explore its positive effects on adults as second language learners. This theory has changed educators' views in the United States in their conceptions of intelligence. According to specialists in the field, the student's intelligence should not be measured based on IQ (intelligence quotient) tests but on the basis of their full potentials that work together. Depending on the situation, one potential can act more intensively than others. All students seem to have at least seven different types of intelligences that help to solve problems, invent processes and create significant products for society. Verballinguistic, bodily kinesthetic, spatial, musical, logical-mathematical, interpersonal and intrapersonal intelligences are tools that can help students to develop a better understanding and appreciation of their potentials and learning preferences. A set of activities related to each intelligence and English language skills was planned and applied in order to explore these potentials in the second language classroom. After investigation through action research and analysis of the learners' multiple intelligences profiles, as well as their opinions and questionnaires, it was observed that the procedure has a positive effect on students' motivation for learning English as a foreign language.xi, 136 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalLíngua inglesa - Estudo e ensinoMotivaçãoDissertações - LetrasA sala de aula de língua inglesa na perspectiva das inteligências múltiplas : aplicações e implicaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - BUHRER, EDINA APARECIDA CABRAL.pdfapplication/pdf3796795https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24555/1/D%20-%20BUHRER%2c%20EDINA%20APARECIDA%20CABRAL.pdf27966775fd31f03b7d30c420bb51901cMD51open accessTEXTD - BUHRER, EDINA APARECIDA CABRAL.pdf.txtExtracted Texttext/plain269588https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24555/2/D%20-%20BUHRER%2c%20EDINA%20APARECIDA%20CABRAL.pdf.txt01a1ed5cef4bb731a359755b44811fb3MD52open accessTHUMBNAILD - BUHRER, EDINA APARECIDA CABRAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1207https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24555/3/D%20-%20BUHRER%2c%20EDINA%20APARECIDA%20CABRAL.pdf.jpg30c45c316bb8298d408b912413f3d987MD53open access1884/245552020-06-08 14:58:04.438open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24555Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-08T17:58:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A sala de aula de língua inglesa na perspectiva das inteligências múltiplas : aplicações e implicações
title A sala de aula de língua inglesa na perspectiva das inteligências múltiplas : aplicações e implicações
spellingShingle A sala de aula de língua inglesa na perspectiva das inteligências múltiplas : aplicações e implicações
Bührer, Édina Aparecida Cabral
Língua inglesa - Estudo e ensino
Motivação
Dissertações - Letras
title_short A sala de aula de língua inglesa na perspectiva das inteligências múltiplas : aplicações e implicações
title_full A sala de aula de língua inglesa na perspectiva das inteligências múltiplas : aplicações e implicações
title_fullStr A sala de aula de língua inglesa na perspectiva das inteligências múltiplas : aplicações e implicações
title_full_unstemmed A sala de aula de língua inglesa na perspectiva das inteligências múltiplas : aplicações e implicações
title_sort A sala de aula de língua inglesa na perspectiva das inteligências múltiplas : aplicações e implicações
author Bührer, Édina Aparecida Cabral
author_facet Bührer, Édina Aparecida Cabral
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Bührer, Édina Aparecida Cabral
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernandes, Marcia Böechat
contributor_str_mv Fernandes, Marcia Böechat
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Estudo e ensino
Motivação
Dissertações - Letras
topic Língua inglesa - Estudo e ensino
Motivação
Dissertações - Letras
description Orientador : Márcia Helena Böechat Fernandes
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-08T17:58:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-08T17:58:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/24555
url https://hdl.handle.net/1884/24555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xi, 136 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24555/1/D%20-%20BUHRER%2c%20EDINA%20APARECIDA%20CABRAL.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24555/2/D%20-%20BUHRER%2c%20EDINA%20APARECIDA%20CABRAL.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24555/3/D%20-%20BUHRER%2c%20EDINA%20APARECIDA%20CABRAL.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 27966775fd31f03b7d30c420bb51901c
01a1ed5cef4bb731a359755b44811fb3
30c45c316bb8298d408b912413f3d987
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898882385444864