O livro didático público de educação física para o ensino médio do Estado do Paraná : uma proposta marxista?
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/36026 |
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Costa, Carine FerreiraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHerold Junior, Carlos2020-10-06T18:06:30Z2020-10-06T18:06:30Z2014https://hdl.handle.net/1884/36026Orientador: Prof. Dr. Carlos Herold JuniorDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/03/2014Inclui referênciasÁrea de concentração: EducaçãoResumo: A organização do trabalho didático da Educação Física escolar e seus instrumentos didáticos nas últimas décadas instigaram os professores que atuam na escola. É fato também que a aproximação dos pesquisadores da área com o referencial marxista fortaleceu a Educação Física enquanto componente curricular obrigatória. Um dos resultados desse debate teve como uma de suas conseqüências a publicação de um o LDP de Educação Física do estado do Paraná no ano de 2006, como parte integrante de uma coleção de livros didáticos para o ensino médio foi viabilizado pela abertura da política do PNLD/EM e pelo desenvolvimento de uma política de formação continuada da SEED/PR. No entanto, a inclusão da Educação Física no projeto, foi viabilizada a partir do debate acadêmico da área que suscita a problematização das práticas corporais no modo de produção capitalista. Esse debate é fundamentado a partir da aproximação da Educação Física Escolar com a Pedagogia Histórico - Crítica que teve como resultado o desenvolvimento em meados da década de 1990 da metodologia de ensino denominado como Crítico – Superadora que propunha uma organização do trabalho didático da Educação Física Escolar fundamentada na organização da classe trabalhadora a partir de preceitos marxistas apontados pelos seus autores. A estrutura do LDP-EF foi pautada nas reflexões da metodologia Crítico-Superadora oficializada como metodologia norteadora da área a partir das DCE do Paraná, o que resultou em um conteúdo para o LDP-EF que apresentou uma forte crítica a maneira pela qual as práticas corporais são tratadas em nossa sociedade. Esse fator fez com que o LDP-EF se tornasse alvo de várias críticas políticas de meios de comunicação paranaense que repudiavam a estruturação do livro em uma possível ideologia marxista que ressaltava a negatividade das práticas corporais. Nesse contexto, o objetivo desse estudo é compreender as relações do conteúdo desenvolvido no LDP-EF com o referencial marxista, considerando a categoria trabalho didático como eixo norteador para as reflexões sobre o conteúdo desenvolvido e sua fundamentação no referencial marxiano. Para isso, essa pesquisa foi organizada tendo como primeiro capítulo A Organizaçao do Livro Didático Público de Educação Física para o Ensino Médio do Estado do Paraná voltado para a reconstituição do processo histórico de desenvolvimento, publicação, distribuição e polêmica que envolveram o LDP-EF. O segundo capítulo O Marco da Organização do Trabalho Didático da Educação Física Escolar: A metodologia crítico-superadora se ateve as reflexões sobre a organização do trabalho didático da educação física através dessa metodologia considerando para esse debate a reflexão sobre a centralidade do trabalho para o desenvolvimento humano e para o processo formativo. Já para o terceiro capítulo O Conteúdo Marxista dos Capítulos do LDP de Educação Física realizamos um levantamento sobre o conteúdo construído para o livro considerando a estrutura de sua 1ª edicação a fim de confrontar as considerações apresentadas com a hipótese levantada.,Dessa forma, foram realizadas entrevistas semi estruturadas a fim de compreender qual foi o processo de construção do livro didático, bem como fontes de publicações posteriores a essa que trataram de contextualizar a formação dos professores-autores do material. Nesse sentido, ao analisar o conteúdo do LDP-EF constatou-se a veracidade da hipótese levantada para a pesquisa de que na organização do trabalho didático da Educação Física Escolar atualmente há um distanciamento das obras clássicas marxianas fato que dificulta o desenvolvimento do trabalho didático dos professores que atuam na escola que defendem a reflexão da Educação Física à luz do materialismo histórico e dialético.Abstract: The organization of the teaching work of school physical education and their teaching in recent decades instruments instigated the teachers working in the school. It is also a fact that the approach of researchers in the area with Marxist framework strengthened the Physical Education curriculum as a compulsory component. One result of this debate was one of its consequences the Physical Education’s public textbook was publish in 2006 of the state of Paraná and was part for high school textbook’s collection. The books was possible to made by the opening of the PNLD / EM policies and the development of continuing education’s policies of SEED / PR . However, the Physical Education inclusion in the project was possible by the academic debate from the area that raises the questioning of body practices in capitalism. This discussion can happened from approximation of Physical Education with History-Critical Pedagogy which resulted in the development in the mid 1990s the teaching methodology called as Critical - Surpassing with an organization of the teaching work of the Physical Education proposing based on the organization of the working class from marxism precepts expressed by authors. The structure of the Physical Education’s public textbook was based on the reflections of the Critical- Surpassing methodology is official guiding methodology as the area from the DCE of Paraná which resulted in the Physical Education’s textbook with a strong critical about the way that body practices are treated in our society. This factor has made the Physical Education’s textbook became the target of criticism from several policies in medias of Paraná repudiating the book’s structuring because of a possibillty marxism ideology that emphasized just the negativity of body practices . In this context the goal of this search is understand the relationship between developed in Physical Education’s textbook relative to marxism considering the category didactic work as a guideline for our reflections. This research was organized along the first chapter of the Organization Textbook of Public Physical Education for Secondary Education in the State of Paraná focused on reconstructing the historical process of development, publication, distribution and controversy surrounding the LDP-EF. The second chapter of The Marco Didactic Organization of Work School Physical Education: A Critical-surpassing methodology adhered reflections on the organization of the teaching of physical education work through this methodology for considering this debate to reflect on the centrality of work to the development human and the training process. The third chapter of The Marxist Content Chapters LDP Physical Education conducted a survey on the content built for the book considering the structure of your 1st edition in order to confront the considerations presented with the hypothesis.This structured in order to understand what was the process of building the textbook with interviews were conducted as well as sources after that we tried to contextualize the training of teachers - authors of the publications. Therefore, by analyzing the contents of Physical Education’s textbook was observed the veracity of the hypothesis for the organization of the teaching work of Physical Education there is currently a gap of classic marxism. We works with the fact that hinders the development of the teaching work of teachers working in the basic school who defend the reflection of Physical Education through historical and dialectical materialism.131 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertaçõesLivro didático - Estudo e ensino (Ensino médio) - ParanáPratica de ensinoMetodologiaEducação física - Livro didático - ParanáEducaçãoO livro didático público de educação física para o ensino médio do Estado do Paraná : uma proposta marxista?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CARINE FERREIRA COSTA.pdfapplication/pdf877084https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36026/1/R%20-%20D%20-%20CARINE%20FERREIRA%20COSTA.pdf14d425adc501948a967fb53ba17f28e8MD51open accessTEXTR - D - CARINE FERREIRA COSTA.pdf.txtExtracted Texttext/plain344485https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36026/2/R%20-%20D%20-%20CARINE%20FERREIRA%20COSTA.pdf.txt11b1d0c4cee9c289f3ba419eb87be376MD52open accessTHUMBNAILR - D - CARINE FERREIRA COSTA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1409https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36026/3/R%20-%20D%20-%20CARINE%20FERREIRA%20COSTA.pdf.jpgb60b4c758fd0babb1254ddfd3934e98aMD53open access1884/360262020-10-06 15:06:31.065open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/36026Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-06T18:06:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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