Do livro didático de física do ensino superior ao do ensino médio : influências, aproximações e afastamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Cristiano, 1974-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/62482
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia
id UFPR_f87c8591631c186b53678f9a496e143c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/62482
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Carvalho, Cristiano, 1974-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951-2019-08-26T19:34:23Z2019-08-26T19:34:23Z2018https://hdl.handle.net/1884/62482Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias GarciaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 23/03/2018Inclui referências: p. 145-156Resumo: O presente trabalho teve por finalidade analisar a concepção de ensino e a função dos livros didáticos de Física utilizados no Ensino Superior e no Ensino Médio, assim como a influência exercida pelo livro didático do Ensino Superior na organização dos livros didáticos do Ensino Médio. Desenvolvida no âmbito dos estudos sobre os livros didáticos, nele foi destacada a transposição didática como mediadora nas transformações dos conteúdos em Física. Realizada a partir de pesquisa bibliográfica sobre os conteúdos de Termodinâmica apresentados nos livros didáticos de Física mais utilizados no ensino superior e aqueles escolhidos no PNLD 2015, a investigação apontou uma forte presença, nos livros do Ensino Médio, de conceitos e concepções características dos livros do Ensino Superior. Detectou-se que, de maneira geral, os livros didáticos do Ensino Superior apresentam características que são reproduzidas em diversos livros do Ensino Médio, como, por exemplo, a sequência do conteúdo, o privilegiamento de aspectos quantitativos, as quantidades de exercícios. Entretanto, apesar de a maior parte dos livros didáticos do Ensino Médio apresentar uma concepção disciplinar muito próxima à do Ensino Superior, eles incorporam alguns elementos que os distinguem, ao ressaltarem aspectos da História da Ciência e ao sugerirem atividades experimentais que estão relacionadas ao cotidiano dos alunos. Como esses livros do Ensino Superior são utilizados nos cursos de Licenciatura, foi possível inferir que as questões centrais ligadas à escolha do livro didático estão também atreladas à formação dos professores. Palavras-chave: Livro Didático, Ensino Superior, Transposição Didática, Termodinâmica, PNLD.Abstract: This study analyze the teaching conception and the function of the textbooks of Physics used in Higher Education and High School, and the influence exerted by the textbook of Higher Education in the organization of textbooks of High School. Developed in the scope of studies on textbooks, it will highlight the didactic transposition as mediator in the transformations of the contents in Physics. Based on bibliographical research on the Thermodynamics contents presented in the Physics textbooks most used in Higher Education and those chosen in the PNLD 2015, the study indicated a tendency in the High School textbooks of concepts and characteristic of the books of the Higher Education. It was possible to detect that, in general, Higher Education textbooks present characteristics that are reproduced in several High School books, such as the sequence of content, the predominance of quantitative aspects, the amounts of exercise. However, although most High School textbooks present a disciplinary conception very close to that of Higher Education, they incorporate some elements that distinguish them, by highlighting some aspects of the History of Science and suggest experimental activities that are related to the students' daily life. As these Higher Education textbooks are used in college degree courses, it was possible to infer that the central questions related to the choice of the textbooks are also related to the teacher training. Keywords: Textbook, Higher Education, Didactic Transposition, Thermodynamics, PNLD.178 p.application/pdfPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)Física - Estudo e ensinoFísica - Livros didaticosEnsino médioEnsino superiorEducaçãoDo livro didático de física do ensino superior ao do ensino médio : influências, aproximações e afastamentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - CRISTIANO CARVALHO.pdfapplication/pdf2418766https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62482/1/R%20-%20T%20-%20CRISTIANO%20CARVALHO.pdf8554f7108601eb556347d6321d854695MD51open access1884/624822019-08-26 16:34:23.541open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62482Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-08-26T19:34:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do livro didático de física do ensino superior ao do ensino médio : influências, aproximações e afastamentos
title Do livro didático de física do ensino superior ao do ensino médio : influências, aproximações e afastamentos
spellingShingle Do livro didático de física do ensino superior ao do ensino médio : influências, aproximações e afastamentos
Carvalho, Cristiano, 1974-
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Física - Estudo e ensino
Física - Livros didaticos
Ensino médio
Ensino superior
Educação
title_short Do livro didático de física do ensino superior ao do ensino médio : influências, aproximações e afastamentos
title_full Do livro didático de física do ensino superior ao do ensino médio : influências, aproximações e afastamentos
title_fullStr Do livro didático de física do ensino superior ao do ensino médio : influências, aproximações e afastamentos
title_full_unstemmed Do livro didático de física do ensino superior ao do ensino médio : influências, aproximações e afastamentos
title_sort Do livro didático de física do ensino superior ao do ensino médio : influências, aproximações e afastamentos
author Carvalho, Cristiano, 1974-
author_facet Carvalho, Cristiano, 1974-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Cristiano, 1974-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-
contributor_str_mv Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951-
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Física - Estudo e ensino
Física - Livros didaticos
Ensino médio
Ensino superior
Educação
topic Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Física - Estudo e ensino
Física - Livros didaticos
Ensino médio
Ensino superior
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-26T19:34:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-26T19:34:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/62482
url https://hdl.handle.net/1884/62482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 178 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62482/1/R%20-%20T%20-%20CRISTIANO%20CARVALHO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8554f7108601eb556347d6321d854695
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898835940868096