Marca própria : um capital de reputaçao para distribuidores varejistas de alimentos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sulzbach, Mayra Taiza
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/3743
Resumo: Orientador: Ramón Vicente Garcia Fernandez
id UFPR_6e32476197faf919926d52b20bd3de20
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/3743
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento EconômicoGarcia Fernandez, Ramon VicenteSulzbach, Mayra Taiza2022-12-16T20:33:43Z2022-12-16T20:33:43Z2005https://hdl.handle.net/1884/3743Orientador: Ramón Vicente Garcia FernandezTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduaçao em Desenvolvimento Econômico. Defesa: Curitiba, 2005Inclui bibliografia e anexosÁrea de concentraçao: Políticas de desenvolvimentoResumo: A tese inicia com uma revisão teórica baseada no modelo de integração vertical. A escolha por este modelo de estrutura produtiva se dá pelo reconhecimento de que neste modelo as justificativas de como surgem a quase-renda ex-post e de como os contratos são incompletos se assemelham, tanto pela Economia dos Custos de Transação e como pela Economia do Direito de Propriedade, dois dos principais enfoques teóricos trabalhados dentro da Nova Economia Institucional. A escolha deste modelo também se deve as primeiras observações sobre os produtos de marca própria. Os produtos de marca própria são oriundos de uma relação contratual sobre a qual a especificidade do ativo "marca" é elevada e as transações ocorrem entre produtor e distribuidor com freqüência elevada, assim sendo os riscos de oportunismo tornam-se altos. Portanto, a oferta de produtos de marcas próprias de gêneros alimentícios pelas redes de distribuição de varejo sugeriria uma estrutura organizacional integrada verticalmente visando auxiliar a busca de uma eficiência ex-post nos contratos. O trabalho segue identificando os problemas relacionados à informação e à incerteza sobre a qualidade de um produto, principais atributos para a constituição do capital de reputação, em especial sobre o capital de reputação de um produto de marca própria. Em todo o trabalho visualiza-se à constituição do capital de reputação através da marca de bens (produtos) e não através dos serviços, sobre os quais muitos estabelecimentos já constituíram um capital de reputação, a exemplo do WalMart que não utiliza as mesmas marcas para os serviços e para os bens. Pesquisar produtos de marca própria exige ainda ganhar conhecimento das investigações já realizadas sobre o objeto de análise. Neste sentido, dois capítulos foram dedicados ao tema. O primeiro inicia com o conhecimento geral do que é marca e como a marca própria se desenvolveu. O segundo é dedicado aos estudos empíricos de marca própria no campo econômico. Dentre as principais justificativas para o desenvolvimento dos produtos de marca própria, destaca-se ser este um produto oriundo da concentração de mercado das grandes redes de distribuição varejista de alimentos. A seqüência se dá pela caracterização do setor varejista de alimentos no Brasil e como a estratégia de marca própria é utilizada pelo segmento. Finalmente, a pesquisa empírica sobre a adoção da estratégia de marca própria, baseada em dados primários e secundários coletados nas redes Wal-Mart, CBD e Sonae são apresentados. Na pesquisa foram observados mais de 600 produtos de marca própria somente em 2005 e os resultados apontam que é possível a constituição do capital de reputação através desta estratégia, contudo está somente se torna possível quando da adoção de mais de uma marca própria, diferenciando produtos que concorrem via qualidade e via preço.iv, 211f. : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMarca de produtosMarca registradaNomes comerciaisComércio varejistaCustos de transaçãoDireito de propriedadeTesesMarca própria : um capital de reputaçao para distribuidores varejistas de alimentos no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMayra Sulzbach.pdfapplication/pdf1101505https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3743/1/Mayra%20Sulzbach.pdf2e944fc894055a5e8cf74850ae6c7882MD51open accessTEXTMayra Sulzbach.pdf.txtExtracted Texttext/plain460333https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3743/2/Mayra%20Sulzbach.pdf.txt776dbf07e8ff54dbc917b3348852f545MD52open accessTHUMBNAILMayra Sulzbach.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1337https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3743/3/Mayra%20Sulzbach.pdf.jpgce4d1446b9b4fb7d64b8ee2f1260dba4MD53open access1884/37432022-12-16 17:33:43.457open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/3743Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-16T20:33:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marca própria : um capital de reputaçao para distribuidores varejistas de alimentos no Brasil
title Marca própria : um capital de reputaçao para distribuidores varejistas de alimentos no Brasil
spellingShingle Marca própria : um capital de reputaçao para distribuidores varejistas de alimentos no Brasil
Sulzbach, Mayra Taiza
Marca de produtos
Marca registrada
Nomes comerciais
Comércio varejista
Custos de transação
Direito de propriedade
Teses
title_short Marca própria : um capital de reputaçao para distribuidores varejistas de alimentos no Brasil
title_full Marca própria : um capital de reputaçao para distribuidores varejistas de alimentos no Brasil
title_fullStr Marca própria : um capital de reputaçao para distribuidores varejistas de alimentos no Brasil
title_full_unstemmed Marca própria : um capital de reputaçao para distribuidores varejistas de alimentos no Brasil
title_sort Marca própria : um capital de reputaçao para distribuidores varejistas de alimentos no Brasil
author Sulzbach, Mayra Taiza
author_facet Sulzbach, Mayra Taiza
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia Fernandez, Ramon Vicente
dc.contributor.author.fl_str_mv Sulzbach, Mayra Taiza
contributor_str_mv Garcia Fernandez, Ramon Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Marca de produtos
Marca registrada
Nomes comerciais
Comércio varejista
Custos de transação
Direito de propriedade
Teses
topic Marca de produtos
Marca registrada
Nomes comerciais
Comércio varejista
Custos de transação
Direito de propriedade
Teses
description Orientador: Ramón Vicente Garcia Fernandez
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-16T20:33:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-16T20:33:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/3743
url https://hdl.handle.net/1884/3743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv iv, 211f. : tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3743/1/Mayra%20Sulzbach.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3743/2/Mayra%20Sulzbach.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3743/3/Mayra%20Sulzbach.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e944fc894055a5e8cf74850ae6c7882
776dbf07e8ff54dbc917b3348852f545
ce4d1446b9b4fb7d64b8ee2f1260dba4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860721415290880