O processo de intervenção : o estudo sobre uma prática organizacional em prol da equidade de gênero em uma cooperativa de crédito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Jéssica Gomes, 1992-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71866
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Yara Lúcia Mazziotti Bulgacov
id UFPR_7059f8a57f371c74001b8d624bdf4b87
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71866
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Lima, Jéssica Gomes, 1992-Bulgacov, Yara Lúcia MazziottiUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração2021-09-10T17:07:26Z2021-09-10T17:07:26Z2021https://hdl.handle.net/1884/71866Orientadora: Profa. Dra. Yara Lúcia Mazziotti BulgacovDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 12/03/2021Inclui referências: p. 96-103Resumo: A desigualdade de gênero é uma realidade problemática em inúmeras organizações de diferentes setores de atuação, no mundo e no Brasil, que se manifesta seja de forma quantitativa com ausência de paridade salarial, na ocupação em cargos de tomada de decisão, ou na relação profissional com a manifestação de situações de assédio (moral e sexual). A questão é que mesmo com a identificação da desigualdade gênero, ainda existe desconhecimento sobre práticas de transformação dessa realidade. Em âmbito global no ano de 2019, a representação média feminina no setor financeiro em cargos de diretoria executiva de instituições financeiras foi de apenas 17%. Nos acentos dos conselhos administrativos, somente 22% (EQUILEAP, 2019). Apesar deste cenário, instituições financeiras como no caso das cooperativas de crédito começam a desenvolver ações para o enfrentamento destas desigualdades. A exemplo, o programa Comitê Mulher no Sicredi, compreendido como prática organizacional, unidade de análise representacional da organização. Neste trabalho o conceito de prática organizacional é construído tendo como fundamento a teoria da atividade da psicologia histórico-cultural de Yves Clot. Assim, prática organizacional é tomada como unidade de análise compreendida como um sistema interconectado de atividades humanas voltadas para a equidade de gênero e mediada por condições individuais, socioculturais condicionantes e condicionadas pelo contexto. Atividade como categoria teórica ajuda a revelar dimensões tanto objetivas como subjetiva, tanto individual como coletiva da ação humana, a partir da manifestação da subjetividade humana como o processo de sentido subjetivo. Nessa visão, é possível inferir que a prática organizacional compreende atividades de trabalho exercitadas por coletivos de trabalho que detém capacidade de agir. Diante de tais fatos, o objetivo geral deste trabalho é compreender como a reflexão sobre as atividades desenvolvidas no programa prol equidade de gênero contribui para o desenvolvimento do poder de agir dos praticantes. No referencial teórico revelou-se o conceito de atividade de trabalho como uma atividade de produção, por vezes orientada ao capital, todavia, é também uma atividade humana exercida por homens e mulheres. Porém, a existência do trabalho reprodutivo destina a mulheres funções domésticas, de cuidado e educação, além do trabalho produtivo. Em relação aos procedimentos metodológicos, a presente pesquisa é uma pesquisa intervencionista, com abordagem qualitativa em que se utilizou como estratégia de pesquisa estudo de caso único. Os sujeitos de pesquisa foram 30 pessoas, associadas e colaboradores, que atuam nos Comitês, vinculados a 10 regionais de cooperativas agrupadas na Central Sicredi PR/SP/RJ. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas em profundidade orientada por um guia de entrevista, mas não limitado a este, também foram retiradas informações de documentos internos da organização, assim como de relatórios internacionais e nacionais. Os dados das entrevistas foram transcritos, categorizados, as narrativas foram analisadas servindo de base para elaboração de possíveis situações problema, a partir do método de dupla estimulação e observação colaborativa. Para aplicação desses métodos foi realizado um workshop colaborativo. Os resultados obtidos revelam que o processo de transformação dos sujeitos e atividades pela intervenção formativa contribui para co-análise da prática, por meio do diálogo entre diferentes praticantes. Observouse a possibilidade de estes atribuírem sentido subjetivo à atividade conforme a tomada de consciência pela interpretação da realidade. Assim se tornou plausível inferir a oportunidade de expansão da aprendizagem, formação de zonas de desenvolvimento proximal e manifestação do poder de agir. Por fim, expõem-se então as contribuições teóricas e práticas, bem como sugestões para pesquisas futuras. Palavras-chave: Prática organizacional. Equidade de gênero. Teoria da atividade. Yves Clot.Abstract: Gender inequality is a problematic reality in countless organizations from different sectors of activity, in the world and in Brazil, which manifests itself either in a quantitative way with the absence of wage parity, in the occupation of decision-making positions, or in the professional relationship with the manifestation of situations of harassment (moral and sexual). The issue is that even with the identification of gender inequality, there is still a lack of knowledge about practices to transform this reality. Globally in the year 2019, the average female representation in the financial sector in executive board positions in financial institutions was only 17%. In management board seats, only 22% (EQUILEAP, 2019). Despite this scenario, financial institutions such as credit unions are beginning to develop actions to address these inequalities. An example is the Women's Committee program at Sicredi, understood as an organizational practice, a representative unit of analysis of the organization. In this paper, the concept of organizational practice is constructed based on the activity theory of Yves Clot's culturalhistorical psychology. Thus, organizational practice is taken as a unit of analysis understood as an interconnected system of human activities aimed at gender equity and mediated by individual, sociocultural conditions conditioning and conditioned by context. Activity as a theoretical category helps to reveal both objective and subjective dimensions, both individual and collective of human action, from the manifestation of human subjectivity as the process of subjective meaning. In this view, it is possible to infer that organizational practice comprises work activities exercised by work collectives that have the capacity to act. In view of these facts, the general objective of this work is to understand how reflection on the activities developed in the pro-gender equity program contributes to the development of the practitioners' power to act. The theoretical framework revealed the concept of work activity as a production activity, sometimes oriented toward capital; however, it is also a human activity carried out by men and women. However, the existence of reproductive work assigns to women domestic, care, and educational functions, in addition to productive work. Regarding the methodological procedures, the present research is an interventionist research, with a qualitative approach in which the research strategy used was a basic qualitative case study. The research subjects were 30 people, members, and collaborators, who work in the Committees, linked to 10 Regional Cooperatives grouped in the Sicredi Regional Office PR/SP/RJ. Data were collected via indepth interviews guided by an interview guide, but not limited to this. Information was also extracted from internal organizational documents, as well as from international and national reports. The interview data were transcribed, categorized, and the narratives were analyzed, serving as a basis for the elaboration of possible problem situations, based on the double stimulation method and collaborative observation. A collaborative workshop was held to apply these methods. The results obtained reveal that the process of transformation of subjects and activities by the formative intervention contributes to the co-analysis of the practice, through the dialog between different practitioners. It was observed the possibility of them attributing subjective meaning to the activity according to their awareness of the interpretation of reality. Thus, it became plausible to infer the opportunity to expand learning, the formation of zones of proximal development, and the manifestation of the power to act. Finally, theoretical and practical contributions are then exposed, as well as suggestions for future research. Keywords: Organizational practice. Gender equity. Activity Theory. Yves Clot.1 arquivo (107 p.) : il.application/pdfGêneroMulheresAdministraçãoDiscriminação de sexo no empregoO processo de intervenção : o estudo sobre uma prática organizacional em prol da equidade de gênero em uma cooperativa de créditoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JESSICA GOMES LIMA.pdfapplication/pdf1467522https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71866/1/R%20-%20D%20-%20JESSICA%20GOMES%20LIMA.pdf417caa2122ba8d6a4730ad0aa8340ff3MD51open access1884/718662021-09-10 14:07:26.806open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71866Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-09-10T17:07:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de intervenção : o estudo sobre uma prática organizacional em prol da equidade de gênero em uma cooperativa de crédito
title O processo de intervenção : o estudo sobre uma prática organizacional em prol da equidade de gênero em uma cooperativa de crédito
spellingShingle O processo de intervenção : o estudo sobre uma prática organizacional em prol da equidade de gênero em uma cooperativa de crédito
Lima, Jéssica Gomes, 1992-
Gênero
Mulheres
Administração
Discriminação de sexo no emprego
title_short O processo de intervenção : o estudo sobre uma prática organizacional em prol da equidade de gênero em uma cooperativa de crédito
title_full O processo de intervenção : o estudo sobre uma prática organizacional em prol da equidade de gênero em uma cooperativa de crédito
title_fullStr O processo de intervenção : o estudo sobre uma prática organizacional em prol da equidade de gênero em uma cooperativa de crédito
title_full_unstemmed O processo de intervenção : o estudo sobre uma prática organizacional em prol da equidade de gênero em uma cooperativa de crédito
title_sort O processo de intervenção : o estudo sobre uma prática organizacional em prol da equidade de gênero em uma cooperativa de crédito
author Lima, Jéssica Gomes, 1992-
author_facet Lima, Jéssica Gomes, 1992-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bulgacov, Yara Lúcia Mazziotti
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Jéssica Gomes, 1992-
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Mulheres
Administração
Discriminação de sexo no emprego
topic Gênero
Mulheres
Administração
Discriminação de sexo no emprego
description Orientadora: Profa. Dra. Yara Lúcia Mazziotti Bulgacov
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-10T17:07:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-10T17:07:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71866
url https://hdl.handle.net/1884/71866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (107 p.) : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71866/1/R%20-%20D%20-%20JESSICA%20GOMES%20LIMA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 417caa2122ba8d6a4730ad0aa8340ff3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860753062363136