Currículo e caos : uma abordagem introdutória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/68309 |
Resumo: | Orientador: Prof. José Alberto Pedra |
id |
UFPR_7177f3b345bfe8c40628088b7b003324 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68309 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Cardoso, Luiz HenriqueUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPedra, Jose Alberto, 1947-2022-08-26T19:15:34Z2022-08-26T19:15:34Z1999https://hdl.handle.net/1884/68309Orientador: Prof. José Alberto PedraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 50-52Resumo: Esta dissertação descreve o caminho que percorri para abordar o currículo utilizando como metáfora a teoria do caos. Consoante esta intenção, não parto de uma metodologia predeterminada e sim, procuro seguir o fluxo das questões que se apresentam durante o percurso. Enfatizo de forma metafórica, a visão do currículo tradicional como um sistema fechado e a visão do currículo baseado na teoria do caos, como um sistema aberto. Utilizo para isto a descrição das diferentes características dos sistemas dinâmicos dissipativos não lineares como base para uma nova forma de abordagem do ensino em geral e do currículo em particular. Além disso, faço um esboço das características de um currículo baseado na teoria do caos e a sua aplicação como sistema aberto.Abstract: This dissertation describes the route I followed to approach the curriculum utilizing Chaos theory as a metaphor. As such, I do not start from a predetermined methodology, but instead, I try to follow the flow of the questions that appeared during the process. I emphasize in a metaphoric way, the traditional view of the curriculum as a closed system, and the view of the curriculum based in Chaos theory as an open system. For this purpose, I used the description of different characteristics of the dynamic dissipative non-linear system as a foundation for a new form of educational approach in general, and for the curriculum in particular. Furthermore I sketch the characteristics of the curriculum in terms of Chaos theory, and as an open system.52 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalCurrículosRedação acadêmicaEducaçãoCurrículo e caos : uma abordagem introdutóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - LUIZ HENRIQUE CARDOSO.pdfapplication/pdf1774412https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68309/1/D%20-%20LUIZ%20HENRIQUE%20CARDOSO.pdf80e633c33fd93c202849cadcfc14d8e0MD51open access1884/683092022-08-26 16:15:34.632open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68309Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-26T19:15:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Currículo e caos : uma abordagem introdutória |
title |
Currículo e caos : uma abordagem introdutória |
spellingShingle |
Currículo e caos : uma abordagem introdutória Cardoso, Luiz Henrique Currículos Redação acadêmica Educação |
title_short |
Currículo e caos : uma abordagem introdutória |
title_full |
Currículo e caos : uma abordagem introdutória |
title_fullStr |
Currículo e caos : uma abordagem introdutória |
title_full_unstemmed |
Currículo e caos : uma abordagem introdutória |
title_sort |
Currículo e caos : uma abordagem introdutória |
author |
Cardoso, Luiz Henrique |
author_facet |
Cardoso, Luiz Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Luiz Henrique |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pedra, Jose Alberto, 1947- |
contributor_str_mv |
Pedra, Jose Alberto, 1947- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículos Redação acadêmica Educação |
topic |
Currículos Redação acadêmica Educação |
description |
Orientador: Prof. José Alberto Pedra |
publishDate |
1999 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1999 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-26T19:15:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-26T19:15:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/68309 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/68309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
52 f. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68309/1/D%20-%20LUIZ%20HENRIQUE%20CARDOSO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
80e633c33fd93c202849cadcfc14d8e0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898831311405056 |