Metacognição e ensino de ciências : um retrato compreensivo sobre as produções realizadas no Brasil
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/74648 |
Resumo: | Orientadora: Profª. Drª. Maria das Graças Cleophas |
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Glock, Isabella, 1992-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaCleophas, Maria das Graças2022-05-03T16:36:46Z2022-05-03T16:36:46Z2021https://hdl.handle.net/1884/74648Orientadora: Profª. Drª. Maria das Graças CleophasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 14/12/2021Inclui referênciasResumo: O termo "metacognição" foi mencionado pela primeira vez por John Hurley Flavell em 1976. Desde então, diferentes pesquisadores/as se empenham em entender como é manifestado o pensamento metacognitivo na educação. Para tal, há o desenvolvimento de estratégias metacognitivas que visam estimular e evocar esses pensamentos. Nesse campo do conhecimento, existem estratégias de ensino que buscam alcançar as diferentes estratégias de aprendizagem. Isto posto, esse assunto é muito pertinente para atender as múltiplas agendas do Ensino de Ciências, já que a metacognição possibilita a autorreflexão sobre os conhecimentos científicos, bem como, o desenvolvimento da autonomia para o constante aprendizado. Tendo como base todas as considerações relatadas até aqui, esta pesquisa se empenhou em responder a seguinte pergunta: Qual o panorama das publicações científicas brasileiras atreladas à metacognição no Ensino de Ciências e como estas pesquisas buscam vincular as estratégias metacognitivas e a autorregulação, voltadas para o ensino e aprendizagem? Portanto, a presente pesquisa teve como objetivo mapear os artigos produzidos por pesquisadores/as brasileiros/as, a partir de uma Revisão Sistemática da Literatura. Os dados foram constituídos a partir da Plataforma Lattes, em um recorte temporal de 2010 a 2020. Para tanto, realizou-se um estudo de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica em que a análise e inferência dos dados seguiu os pressupostos da Análise de Conteúdo. Para tanto, a metodologia de análise foi dividida em três etapas, a saber: Etapa 1 referente ao estabelecimento da categoria dos descritores gerais; Etapa 2 relacionada à categoria dos descritores específicos; e Etapa 3 para categorias emergentes. Os resultados demonstraram que desde 2018 houve um salto nas publicações dos artigos e, desde então, as submissões se mantiveram constantes. Observou-se uma incidência de pesquisas que buscam ampliar o campo experimental da metacognição a partir intervenções pedagógicas em sala de aula, assim como a predominância de mulheres envolvidas na expansão das pesquisas. Além disso, identificou-se a elaboração de três novas estratégias metacognitivas implementadas no ensino e aprendizagem de Ciências, voltadas para a autorregulação e autonomia dos estudantes. Não obstante, muitas investigações se encontraram voltadas para a resolução de problemas que impulsionam um olhar reflexivo diante dos conhecimentos científicos, fazendo os alunos perceberem que a ciência está constantemente presente em nosso cotidiano. Concomitantemente, os/as pesquisadores/as empregaram diferentes avaliações para a tomada de consciência metacognitiva. Por fim, dentre as limitações encontradas na pesquisa, ressalta-se a falta de submissões focadas em sondar as estratégias de ensino e a ampliação teórica sobre a metacognição no Ensino de Ciências para a Educação Inclusiva.Abstract: The term "metacognition" was first mentioned by John Hurley Flavell in 1976. Since then, different researchers have endeavored to understand how metacognitive thinking is manifested in education. To this end, there is the development of metacognitive strategies that aim to stimulate and evoke these thoughts. In this field of knowledge, there are teaching strategies that seek to achieve different learning strategies. That said, this subject is very relevant to meet the multiple agendas of Science Teaching, since metacognition enables self-reflection on scientific knowledge, as well as the development of autonomy for constant learning. Based on all the considerations reported so far, this research endeavored to answer the following question: What is the panorama of Brazilian scientific publications linked to metacognition in Science Teaching and how these researches seek to link metacognitive strategies and self-regulation, aimed at the teaching and learning? Therefore, the present research aimed to map the articles produced by Brazilian researchers, based on a Systematic Literature Review. The data were constituted from the Lattes Platform, in a time frame from 2010 to 2020. For that, a qualitative study was carried out, of the bibliographic type, in which the analysis and inference of the data followed the assumptions of Content Analysis. Therefore, the analysis methodology was divided into three stages, namely: Stage 1 referring to the establishment of the category of general descriptors; Step 2 related to the category of specific descriptors; and Step 3 for emerging categories. The results showed that since 2018 there has been a jump in the publication of articles and, since then, submissions have remained constant. There was an incidence of research that seeks to expand the experimental field of metacognition from pedagogical interventions in the classroom, as well as the predominance of women involved in the expansion of research. In addition, the development of three new metacognitive strategies implemented in science teaching and learning was identified, aimed at students' self-regulation and autonomy. However, many investigations were focused on solving problems that drive a reflective look at scientific knowledge, making students realize that science is constantly present in our daily lives. Concomitantly, the researchers employed different assessments for metacognitive awareness. Finally, among the limitations found in the research, the lack of submissions focused on probing teaching strategies and theoretical expansion on metacognition in Science Teaching for Inclusive Education stands out.1 recurso online : PDF.application/pdfCiências - Estudo e ensinoMetacogniçãoEstratégias de aprendizagemMatemáticaMetacognição e ensino de ciências : um retrato compreensivo sobre as produções realizadas no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ISABELLA GLOCK VIEIRA.pdfapplication/pdf3790911https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74648/1/R%20-%20D%20-%20ISABELLA%20GLOCK%20VIEIRA.pdfba444ad5002fbdc37a314f28f6574b04MD51open access1884/746482022-05-03 13:36:46.186open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74648Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-05-03T16:36:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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