O confronto entre saberes distintos presentes nas práticas educativas dirigidas às camadas populares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Socorro, Maria Lúcia Alves do
Data de Publicação: 1984
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/62597
Resumo: Orientadora: Dra. Onilza Borges Martins
id UFPR_72106c5c570c0430840301d907046dde
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/62597
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMartins, Onilza Borges, 1940-2018Socorro, Maria Lúcia Alves do2022-11-30T18:54:40Z2022-11-30T18:54:40Z1984https://hdl.handle.net/1884/62597Orientadora: Dra. Onilza Borges MartinsDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 151-153Resumo: O presente trabalho está voltado ao estudo das práticas educativas dirigidas às camadas populares, particularmente aquelas que abrangem as relações entre agentes e grupos populares. Considerando que há uma distinção básica entre os respectivos saberes envolvidos, em função dos modos diversos de apreensão da realidade, busca-se analisar o confronto entre estes saberes distintos presente em tais práticas. O objetivo principal do estudo é propiciar a reflexão sobre os processos educativos desenvolvidos junto às camadas populares onde, mais que a mera transferência ou elaboração de conhecimentos, está em jogo a autonomia destas classes sociais. Para tanto, parte-se da montagem de um referencial teórico explicitador dos determinantes da distinção entre saberes, do caráter assumido pelo seu confronto em planos diversos de uma sociedade diferenciada socialmente e da possibilidade de superação deste confronto no plano pedagógico. Em seguida, analisa-se uma situação concreta de confronto entre os saberes de agentes e moradores participantes de práticas educativas em uma pequena comunidade agrícola próxima ao centro urbano de Curitiba - a Comunidade Rurbana de Campo de Santana. Com base na literatura pesquisada e nos depoimentos colhi dos durante a pesquisa efetuada, infere-se que, para possibilitar a superação do referido confronto, tornam-se imprescindíveis a sua compreensão a partir de seus determinantes e características principais e o posicionamento crítico dos agentes acerca da ação educativa e de sua atuação, sempre tendo em vista o alcance e o fortalecimento da autonomia popular.Abstract: The present study focuses on educational activities aimed at the low income class population, particularly those based on the relationship between educational agents and groups of that population. Considering that there is a fundamental difference between the two groups of subjects involved, as far as knowledge of the world is concerned - due to the fact that they have different means of apprehending the worls around them - an attempt is made in order to analyse the confront between the distinct types of knowledge detected in such activities. The main aim of this research is to present some thoughts on educational activities carried out in low income class areas, wich do not consist merely of transfer or development of knowledge but also of a menace to group autonomy at the underprivileged social level. For this purpose, and as a starting point, a theoretical framework was designed for the identification of the determiners of the difference between the two types of knowledge under observation; the identification of the characteristics Of the confront identified in different layers of the multi-layred society studied; and the identification of the possibility of overcoming this confront in the pedagogical area. The second part of this work presents an analysis of a real situation where confront is detected between the agents' knowledge of the world and that of the inhabitants of a small rural community in the outskirts of Curitiba (The rural-urban community of Campo de Santana) taking part in educational activities. From the information gathered from the available literature about the subject and also from the data collected during field work, one can infer that in order to overcome such confront it is extremely necessary to understand it fully in its determiners and main characteristics. It is also fundamental that the agents have a critical attitude toward educational policies and their consequences, keeping in mind that it is through them that group autonomy can be reached and strengthened.153 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalRedação acadêmicaPrática de ensinoEducaçãoO confronto entre saberes distintos presentes nas práticas educativas dirigidas às camadas popularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - MARIA LUCIA ALVES DO SOCORRO.pdfapplication/pdf8131650https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62597/1/D%20-%20MARIA%20LUCIA%20ALVES%20DO%20SOCORRO.pdfe85efd698b48445ee3bf2f7d6179d8c6MD51open access1884/625972022-11-30 15:54:40.13open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62597Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-30T18:54:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O confronto entre saberes distintos presentes nas práticas educativas dirigidas às camadas populares
title O confronto entre saberes distintos presentes nas práticas educativas dirigidas às camadas populares
spellingShingle O confronto entre saberes distintos presentes nas práticas educativas dirigidas às camadas populares
Socorro, Maria Lúcia Alves do
Redação acadêmica
Prática de ensino
Educação
title_short O confronto entre saberes distintos presentes nas práticas educativas dirigidas às camadas populares
title_full O confronto entre saberes distintos presentes nas práticas educativas dirigidas às camadas populares
title_fullStr O confronto entre saberes distintos presentes nas práticas educativas dirigidas às camadas populares
title_full_unstemmed O confronto entre saberes distintos presentes nas práticas educativas dirigidas às camadas populares
title_sort O confronto entre saberes distintos presentes nas práticas educativas dirigidas às camadas populares
author Socorro, Maria Lúcia Alves do
author_facet Socorro, Maria Lúcia Alves do
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Onilza Borges, 1940-2018
dc.contributor.author.fl_str_mv Socorro, Maria Lúcia Alves do
contributor_str_mv Martins, Onilza Borges, 1940-2018
dc.subject.por.fl_str_mv Redação acadêmica
Prática de ensino
Educação
topic Redação acadêmica
Prática de ensino
Educação
description Orientadora: Dra. Onilza Borges Martins
publishDate 1984
dc.date.issued.fl_str_mv 1984
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-30T18:54:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-30T18:54:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/62597
url https://hdl.handle.net/1884/62597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 153 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62597/1/D%20-%20MARIA%20LUCIA%20ALVES%20DO%20SOCORRO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e85efd698b48445ee3bf2f7d6179d8c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898790907674625